Alma? – O Protetorado da Sombrinha #01 – Gail Carriger


A primeira coisa que me chamou muita atenção neste título foi a capa. Ela é tão linda que assim que eu a vi na primeira vez pela internet fui correndo conferir sobre o que tratava esta história e, olhando o catálogo da nova editora, Valentina, que lançou este volume aqui no Brasil, fiquei louca com a sinopse (e com as outras capas de livros que eles vão lançar). Sei que as vezes eu começo algumas resenhas falando da capa, mas é que eu amo tanto os designs de algumas delas que não posso deixar de comentar, mesmo que eu saiba que não se deve julgar um livro assim, mas no meu caso muitas vezes é ela que me dá o empurrão inicial para eu procurar saber mais sobre a história e, mais vezes do que gostaria de admitir, somente a beleza da capa já me deixa louca para ler um livro.
Em “Alma?” conhecemos Alexia Tarabotti, uma jovem de vinte e seis anos que ainda é solteira (o que, para época, é uma idade bem avançada para continuar neste estado civil) e tem um temperamento muito forte, além de não ser submissa e guardar um grande segredo: ela é uma preternatural, ou seja, ela não possui uma alma. Nossa protagonista também tem um dom muito especial, de neutralizar os poderes sobrenaturais de outras pessoas, apenas com o seu toque.
Poucas pessoas sabem do seu segredo, somente aquelas que realmente precisam saber, já que este foi herdado de seu pai e, como sua mãe se casou de novo, ela vive com duas irmãs chatas que ficam a lembrando sobre seu estado civil.
Os seres sobrenaturais são reconhecidos na sociedade, e até mesmo contam com um representante que assessora a rainha em relação a assuntos envolvendo esses seres. Os únicos sobrenaturais que ainda não são conhecidos pelas pessoas em geral são os preternaturais, o grupo do qual nossa protagonista faz parte.
Quando Alexia resolve sair de uma festa para ir à biblioteca, ela acaba sendo atacada por um vampiro e para se defender utiliza sua sombrinha e acaba matando esse vampiro. Agora, então, começa uma investigação para saber mais a respeito do que aconteceu e acabam descobrindo que vampiros e lobisomens estão “sumindo”.
A narrativa é muito gostosa e cativante, além de ser bem fluida, fazendo com que a gente não consiga largar a leitura até terminar a última página. O livro contém mistérios e romance, além de ação, o que achei bem legal já que a história não fica nem um pouco parada e sempre tem novos acontecimentos.
Esse livro mescla sobrenatural com Steampunk (onde tecnologia e elementos de épocas mais antigas estão lado a lado) e eu sempre adoro a experiência de ler algo assim. Também curti muito o desenvolvimento dos personagens em geral e os diálogos inteligentes.
Esse é o primeiro livro de uma série, O Protetorado da Sombrinha (por sinal adorei esse nome!), de vários volumes (já foram publicados cinco livros em inglês), e posso afirmar que já estou louca pelas continuações.
A editora Valentina, apesar de nova no mercado, já pode ser considerada uma das grandes, não pela quantidade de títulos publicados, que ainda são poucos, mas pela qualidade dos seus trabalhos, tanto nos termos de tradução, revisão e parte gráfica, quanto no atendimento ao público, já que todos da editora são super simpáticos com os leitores em geral.
Recomendo esta leitura para todas as pessoas que gostam de um bom livro, e procuram algo que contém algumas cenas um pouco mais picantes, muita ação, aventura e uma pitada de romance com uma narrativa fluida e cheia de acontecimentos.
Avaliação



 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Eu quero tanto ler esse livro, eu me apaixonei também pela capa, a sinopse então, em breve eu vou comprar, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu já li várias resenhas sobre este livro e gostei de todas!

    Quero muito lê-lo, mais um na minha listinha de desejados!!!!

    Adorei a resenha!!! bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia do livro e estou morrendo de vontade de ler!
    Gostei da sua resenha e concordo com o impacto da capa de um livro, com o cuidado e a preocupação de ter um visual bonito, chamativo e relacionado com a trama! Isso sempre chama a minha atenção e me fez ler algumas obras!

    ResponderExcluir
  4. Só o q me atrai na história é a parte do sobrenatural.
    Li muitas resenhas positivas, mas não estou louca pelo livro. Parece um boa leitura, mas não me interessei tanto.

    ResponderExcluir
  5. Oi!Primeira resenha que leio sobre o livro e confesso que não espera que tivesse haver com algo sobrenatural, mas isso só me fez ficar ainda mais interessada uma historia bem distinta de tudo que eu já li e acho importante em alguns livros adultos ter umas ceninhas picantes para envolver mais!
    A capa é realmente muito bonita, e desde que foi lançado esta na minha lista de desejados espero adquiri-lo em breve!!
    Beijos linda =)

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu gosto de livros assm..
    T confesso q apesar da capa ser linda, nao me despertou interesse.. mas agora lendo a resenha, eu gostei bastante da proposta do livro..
    Adoro histórias de época tbm, acho td muito chique.. rs
    nao sabia q era sobrenatural e curti isso!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Acho que nunca li nada nesse estilo. Tenho dúvidas se posso gostar ou não. Esse é um dos livros que só vou saber se gosto ou não depois de ler! hehe

    ResponderExcluir
  8. Li e adorei Alma?,também achei o nome Protetorado da Sombrinha interessante,descobri o quanto mortal uma sombrinha pode ser nas mãos certas.
    A mistura de sobrenatural com steampunk ficou incrível,ri em muitas partes,os personagens também são bem construídos,como não ser cativado pela sem alma Alexia Tarabotti?!
    O triste é que ainda não foram lançados no Brasil todos os livros da série!

    ResponderExcluir