Reviravolta – Michael Connelly

Essa obra é um romance policial investigativo e o primeiro livro que leio do autor e, acreditem, fiquei muito encantada. Do começo ao fim, você sente que quando há cenas do julgamento você faz parte dele, e se emociona devido a maneira como é conduzido, já que é bem forte.
Em “Reviravolta”, temos uma história que gira em torno da condenação de um homem, Jessup, que ocorreu há 24 anos, preso pelo assassinato de uma menina com seus 12 anos. Ele, nesses anos todos, tenta mostrar que sua prisão foi um engano e consegue, com isso, outro julgamento baseado em provas do teste de DNA feito posteriormente porque na época esse teste não era tão válido como atualmente, então ele não tinha tido muita importância na resolução do caso.
O Estado, no entanto, não acredita em sua inocência e começa a montar um esquema para incriminá-lo novamente. Com isso, chama para ser promotor nesse caso um advogado de defesa que se intitulava “defensor dos malditos”, Mickey Haller, que sempre se saiu bem em suas defesas. No começo ele fica meio confuso com tal convite, mas com a ajuda do seu meio-irmão, o detetive Harry Bosch, e de sua ex-esposa, assistente da promotoria, Maggie McPherson, eles lutam para provar que foi mesmo Jessup quem assassinou a vítima. Mesmo o caso vindo carregado de perigo e fadado ao fracasso.
O livro é todo voltado para o crime, mas tem um enfoque muito grande na parte do julgamento, então advogados, promotores, juízes e detetives são peças-chave nesse tabuleiro. O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi a coragem e a determinação do detetive Harry Bosch. Sem ele o livro não teria a história de realidade e luta desse policial, e poucos são assim e os que são, são dignos de orgulho e se muitos se inspirassem nele talvez muitos casos fossem mais rápidos de serem resolvidos. 
A narrativa é dividida entre dois protagonistas, alguns capítulos são narrados em primeira pessoa por Mickey e os outros em terceira pessoa, mas acompanhando Harry. Eu gostei desse recurso utilizado pelo autor porque eu pude acompanhar mais a fundo os acontecimentos.
A diagramação da Suma de Letras está muito bem feita, com páginas amarelas, e a fonte com um ótimo tamanho, proporcionando uma leitura muito confortável. Essa capa não faz muito meu estilo não, mas a impressão que eu tenho é que as tonalidades de azul e laranja representam uma dualidade, como o bom e o mau. Também dá a sensação, por ter uma imagem borrada representando movimentação, de que é uma leitura dinâmica e ágil, o que podemos perceber com clareza durante as páginas.
O fim é surpreendente e indico muito essa obra para quem gosta do estilo. Você sabe quando a leitura vale a pena quando, mesmo com suas 379 páginas, fica aquela saudade depois de fechar a última página do livro.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu nunca tinha visto esse livro e nenhuma obra desse autor, mas depois dessa resenha me interessei muito pelo livro adoro historias de investigações policiais, e a capa eu não gostei dela, mas o que importa é o conteúdo né.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada com esse tema, já assisti um filme parecido, mas livro, não.

    Gostei da sua resenha, me deixou curiosa...

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curioso com a resenha! Adoro livros policiais e a Suma sempre capricha nas edições...
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!!
    Amo livros investigativos que instigam o leitor e o surpreende *-*
    O diferencial de focar no julgamento me chamou a atenção, me parece bem interessante.Não conhecia o livro mais fiquei bem empolgada, a capa é bem legal e amei o detalhe da diagramação!!
    Nada como se emocionar com um bom livro!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha! Amo livro do gênero policial e esse parece ser muito bom! O ruim de ler as resenhas é que quando eu gosto de um livro e não o tenho sempre fico curiosa para saber o final! D: No caso esse me deixou assim! Sério que você não gostou muito da capa? Ela me chamou bastante a atenção!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fiquei muito curiosa em relação a Reviravolta!
    Adoro romances policiais investigativos, esses tipos de história são o máximo pra mim!
    Também não gostei muito da capa não viu, mas se tem a ver com a história, é o que realmente importa!
    Também nunca li anda do autor, mas depois dessa resenha irei procurar saber mais sobre suas obras =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  7. Nem meu estilo faz... mas vou lhe dizer que essa coisa de policial esforçado que faz de tudo pra que a verdade seja vista chama a minha atenção... eu ja vi alguns que misturam muitas coisas em um tema só e acabam confundindo a gente e também o livro parece sair do seu foco principal que são as investigações.
    iquei bem curiosa para ler ^^

    ResponderExcluir