Os 13 Porquês - Jay Asher


"O que leva uma pessoa a cometer suicídio?"
Em um dia comum Clay Jensen encontra em sua porta uma caixa com seu nome, sem nenhum remetente. Dentro dessa caixa haviam 7 fitas cassete, todas com marcações em cada um de seus lados, uma numeração de 1 a 13. E, assim que, por curiosidade, colocou a primeira fita para tocar sua vida mudou.
A voz que ele reconheceu nas fitas pertencia a Hannah Baker, sua colega de escola, pela qual ele era apaixonado e que cometera suicídio apenas duas semanas antes. Cada um daqueles 13 lados das fitas continha um nome, uma pessoa, uma história. Cada uma daquelas histórias contadas por Hannah são os motivos pelos quais ela cometeu suicídio e só quem sabe disso são as pessoas que ela escolheu para ouvir aquelas fitas, protagonistas de cada história e que de uma forma ou outra contribuíram para a decisão dela. Clay tem apenas que seguir duas regras:
1ª Escute todas as fitas.
2ª Repasse as fitas para a pessoa citada após você na ordem das histórias, e se não fizer isso outras cópias das mesmas fitas, que contêm relatos de coisas extremamente pessoais de cada pessoa da lista, irão chegar às mãos de toda a cidade.
Clay passa a percorrer a cidade com um mapa que ele descobre ser parte das histórias contadas nas fitas enquanto as escutava, sem saber por que está nessa lista e quem são as outras pessoas incluídas nela. Atordoado pelas coisas que descobre e pelos 13 motivos de Hannah.
Nunca havia lido nada desse autor ou do assunto tratado nele e me interessei muito. Bullying, amizade, falsidade e depressão são os principais focos da história, relatada no contexto de jovens estudantes. É uma história que não foge nem um pouco da realidade atual, e que poderia ter realmente ocorrido.
A história é narrada por Clay, mas enquanto lemos os pensamentos e ações dele, também escutamos todo o conteúdo das fitas de Hannah com ele. Sendo assim, apesar de ela estar já estar morta desde o começo do livro, conseguimos nos conectar com ela, sentindo sua história e seus sentimentos por meio da narração das fitas.
Os motivos podem parecer um pouco bobos no começo, e por isso muitas pessoas não gostam de Hannah, porém, assim que a bola de neve começa a crescer, coisas mais sérias vão sendo descritas e é possível perceber que não há nada de superficial na situação da garota. Clay também sente isso, e a cada fita que ele ouve fica mais espantado com as coisas que descobre.
Uma mistura tão grande de sentimentos que envolvem as personagens principais, tais como depressão e perda, precisariam ser muito bem trabalhadas e isso acontece no livro. Não há como não se sentir como parte daquilo, querendo sair para abraçar Clay em todos os momentos e pedir que o tempo volte e a vida de Hannah possa ser melhor. É angustiante, porém encantador.
Realmente não há um final feliz, e sim um final que explora bem o tema e a lição passada pelo livro. Nossas ações não tem consequência apenas na nossa vida, mas também na de algumas das pessoas que nos cercam e algo banal para você pode fazer parte de algo muito maior, que em casos extremos leva a fins drásticos. É o típico drama vivido pelos adolescentes, feito de uma forma ótima e muito real.
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Nossa!!! Que livro heim!!! Eu fiquei desesperada só com sua resenha, imagine qdo o ler!!!! :)

    Adorei!!! Mais um na minha listinha de desejados...

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está faz tempo na minha Wish list por causa dessa capa maravilhosa. Nem sabia do que se tratava!!
    Agora estou com vontade de ler!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha visto esse livro e nenhuma obra desse autor, mas depois dessa resenha me interessei muito pelo livro, parece ser uma historia muito interessante fiquei super curiosa pra saber porque a Hannah se suicidou e porque ela fez uma lista com as pessoas que ela queria que vissem as fitas, o livro já vai pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Tenho muita vontade de ler esse livro. Sempre tenho a impressão que iria chorar horrores. Esse está na minha lista de aquisições :]

    Beijo!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  5. Olá Ingrid!
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro e fiquei muuito curiosa, a história me instigou e nunca li nada parecido com isso!!
    Já entrou até para a minha lista de desejados do skoob pois realmente quero ler essa história que parece incrível!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  6. Oiee!!
    Não conhecia o livro mas simplesmente amei a resenha e me parece ser incrível!!!
    Um livro diferente com uma historia instigante e angustiante ao mesmo tempo, tratando de assuntos polêmicos e frisando o fato de como nosso atos as vezes até pequenos atos podem interferir na vida de muita gente!!O quanto o respeito pelo próximo é importante!!
    Fiquei muito curiosa vou procurar por ele agora!! Obrigada pela dica ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente A-M-E-I esse suspence todo!!!
    Necessito desse livro! o mais rapido possivel xD
    super anciosa pra ler *-*' ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ingrid! Com certeza vou procurar por esse livro! Já estava interessada, mas sua resenha me deu um empurrãozinho!

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Para quem está cansada de livros de "fantasias", este parece ser um prato cheio.
    Vou tentar lê-lo o quanto antes :)

    ResponderExcluir
  10. Sou simplesmente apaixonada por este livro!

    ResponderExcluir