Just Listen – Sarah Dessen


Sabem quando um livro entra para sua lista de desejados desde que você lê a sinopse? E quando você tem certeza de que vai gostar de um livro antes mesmo de ter lido a primeira página? Então, Just Listen foi esse tipo de livro para mim. Faz tanto tempo que eu tinha vontade de lê-lo que nem lembro ao certo quando foi meu primeiro contato com ele.
Por algumas razões, demorei muito para finalmente comprá-lo. Dessa forma, assim que tive o livro em mãos pela primeira vez, comecei minha leitura. A maior desvantagem de criar altas expectativas para determinado livro é que podemos nos decepcionar.  Felizmente, não foi isso que aconteceu comigo. Just Listen atendeu todas as minhas expectativas e, como esperado, entrou para minha lista de livros favoritos.
Just Listen tem como protagonista a jovem Annabel Greene, que após ser flagrada em uma festa com o namorado de sua melhor amiga Sophie, foi deixada de lado e teve a conhecida fúria de sua ex-amiga voltada para si.  Acostumada a evitar conflitos e a omitir tudo o que pudesse causar raiva nas outras pessoas, Annabel se calou sobre o acontecido e guardou para si o peso da verdade.
Depois do que aconteceu na festa, a vida de Annabel mudou. Antes acostumada a seguir Sophie, agora ela estava sozinha. É essa solidão que a aproxima de Owen Armstrong, um garoto com fama ruim que estava sempre com seus fones de ouvido.
Ao contrário de Annabel, Owen é sincero sempre. Enquanto Owen tenta controlar seus momentos de raiva, graças ao tratamento para Gerenciamento de Raiva que fez após o episódio responsável por sua má fama na escola, Annabel guarda tudo para si e não sabe lidar com esse tipo de sentimento.
Embora opostos em diversos aspectos, a amizade entre os dois vai ajudando Annabel a superar seus maiores medos e a aprender a ser sincera, mesmo que sua sinceridade possa magoar as pessoas que ela ama. Tudo acontece aos poucos. É possível perceber como os sentimentos entre eles vão crescendo a cada nova conversa e como Annabel consegue ser sincera quando está com Owen. As conversas entre eles, que na maioria das vezes eram sobre música, foram as cenas do livro que mais me encantaram.
“Ah. – ele olhou a lista de músicas. – Mas ela tem bom gosto. Quero dizer, tem Led Zeppelin aqui, mas pelo menos não é “Stairway to Heaven”. Na verdade - ele disse, parecendo estar impressionado – “Thank you” é a minha música favorita do Led Zeppelin.
- Sério?
- Sério. Tem uma coisa de balada romântica brega. Meio irônica, mas verdadeira. Posso colocar?
- Claro. – respondi. – Obrigada por perguntar.
- Você tem que perguntar – ele disse, colocando o CD no aparelho. – Só um verdadeiro babaca toma liberdades com o som do carro de outra pessoa. Isso é sério.”  Pág. 125
Owen é apaixonado por música e tem um programa de rádio no qual toca canções desconhecidas pela grande massa que, segundo ele, agradam as pessoas “iluminadas”. As referências musicais são outro ponto positivo do livro. O trabalho de Annabel e de suas irmãs como modelo também tem considerável importância na trama. A história deixa uma questão a ser pensada: até que ponto o que parecemos ser é igual ao que realmente somos?
“Eu queria dizer para ela naquele exato momento que isso não era verdade. Que eu estava longe de ser a garota que tem tudo. Que nem era mais aquela garota nas fotos, se é que algum dia eu fui. A vida de ninguém é daquele jeito, feita apenas de momentos gloriosos, principalmente a minha.” Pág. 178
Sobre os personagens, posso dizer que são bem construídos, principalmente no que se refere à família da protagonista. A família de Annabel e como seus membros lidam com os problemas, principalmente com relação ao distúrbio alimentar que uma das irmãs dela está enfrentando, acrescenta valor à trama.
“Era muito provável que nós nunca voltássemos a ser como éramos, 
mas pelo menos estávamos juntos”.
Annabel tem seus motivos para ser introspectiva, mas apesar das dificuldades é bom ver como ela vai crescendo como pessoa. Me identifiquei em alguns pontos e torci muito por ela durante toda a história. Owen é um personagem adorável, daqueles que dificilmente serão esquecidos. As irmãs da protagonista, Whitney e Kirsten, tem grande importância na história e colaboram para torná-la ainda melhor. Os personagens são tão bons, que até mesmo os que não têm tanta importância ganharam minha simpatia.
O livro não poderia ter um título mais adequado. “Just Listen”, ou “Apenas ouça”, descreve bem a história, que tem como protagonista uma garota que sempre guardou tudo para si, mas que aprende aos poucos e com muita dificuldade o quanto é importante colocar essas coisas para fora.
No Brasil, o livro foi lançado com o subtítulo “A Garota que esconde um Segredo”. Confesso que o segredo ao qual esse subtítulo se refere não me surpreendeu, mas o percurso até que ele seja finalmente revelado tem ainda mais importância.
A capa não me agradou, apesar de achar boa a ideia da garota escondida atrás do que eu acredito ser uma porta, a modelo da capa não é nada parecida com a Annabel da minha imaginação. O livro tem alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura.
A narrativa da autora é excelente e o modo como ela conduz a trama é envolvente. O livro é narrado em primeira pessoa pela Annabel, que intercala o presente com algumas lembranças marcantes. É o primeiro livro da Sarah Dessen que eu li, mas espero que seja o primeiro de muitos.
Não preciso nem dizer que recomendo MUITO esse livro, né? Para os que gostam de uma boa história, com temas fortes, boa narrativa e personagens marcantes, Just Listen é mais do que recomendado.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Isso sempre acontece comigo! Leio a sinopse e já gosto logo do livro. Dificilmente me decepciono, mas isso aconteceu recentemente! ):
    Bom, eu amei a sua resenha e acho que também me apaixonei pelo livro! haha Pelo que li aqui acho que vou me identificar com Annabel também!

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia lido uma resenha sobre este livro em outro blog e gostei muito. Sua resenha só me deixou mais curiosa.

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu já era louca por esse livro desde que li uma resenha em um blog que foi quando descobri esse livro, então ele já estava na minha lista de desejados espero ler logo, pois agora que li outra resenha do livro minha curiosidade aumentou muito. Será também o primeiro livro que irei ler da autora.
    Bjs :D

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler Sarah Dessen. É uma pena que os livros sejam tão caros e que, principalmente Just Listen, não tenham divulgação suficiente...
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Oieee!!!
    Amei a resenha e ao contrario de você eu gostei da capa achei muito charmosa *-*
    Gosto da ideia de personagens marcantes com temas fortes e bem construídos néah!!O desenvolvimentos dos personagens conforme o livro evolui pra mim é o que mostra a habilidade do autor é muito gostoso quando a evolução é evidente!!
    Ainda não li nada da Sarah mas morro de vontade já que bastante gente gosta dela né!! =)
    Fiquei super curiosa espero ler em breve!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mais me encantei pela capa.
    Adorei sua resenha ^^
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Danielle!
    Eu tenho vontade de ler este livro desde a primeira vez que li uma resenha sobre ele. Não sei bem o porque ele me chamou tanto a atenção pois a capa não é muito bonita.
    Eu sou louca para ler um livro da Sarah e quero muito começar por Just Listen já que o livro parece ser legal e para se tornar seu favorito, com certeza é porque é realmente bom =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, eu achei um máximo essa resenha!!! quero ese livro pra mim *o*
    Fiquei super curiosa para ler, parece bem o tipo de livro que curto xD xD xD
    Maaaas, sinceramente, se fosse para decidir entre comprar um livo pela capa, eu não o pegaria... a capa está tão sem graça, sem açucar, pelo menos pra mim, endo a capa apenas não chegou a me despertar nenhum intereçe, minha sorte que resolvi ler a resenha e tenho quase certeza de que se u ler não vou me arrepender.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Danielle! Quero ler esse livro, sua resenha me deixou com muita vontade!!! Tenho uma amiga que leu e amou, ela adora a Sarah Dessen, então o livro deve ser bom mesmo.

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir