Belezas Perigosas - Gemma Doyle #01- Libba Bray


A leitura de hoje é histórica e sobrenatural, um gênero que costuma me acertar em cheio quando bem explorado. Infelizmente não foi bem o caso de Belezas Perigosas, da autora Libba Bray, da editora Rocco, primeiro volume da trilogia Gemma Doyle. Na trama conhecemos Gemma Doyle, um garota de dezesseis anos que após a morte da mãe na Índia em circunstâncias estranhas é mandada para a Inglaterra para estudar na tradicional escola para moças Spence.

Entretanto, Gemma não é como as demais moças que sonham com um bom casamento, ela tem um dom, um dom que a fez ver a morte da mãe, e prever outros acontecimentos ao seu redor, assim como viajar entre os reinos. Diante de sua nova condição na escola ela tem que lidar com as novas amigas, o dom e as visitas de um estranho, Kartik, que parece saber mais sobre ela do que ela mesma.

Gemma não é o tipo de garota que esperamos encontrar no século XIX, embora ela conheça as regras da sociedade não busca pelas mesmas coisas que as demais garotas. Talvez sua criação na Índia tenha feito a diferença, mas o fato é que ela é vanguardista, não teme ficar mal falada ou fazer feio na frente de ninguém. E melhor do que fazer o que quer, ela sabe colocar as máscaras necessárias e fingir dançar conforme a música.

A culpa que carrega pela morte da mãe não a abandona, e marca seus atos. A sombra da mãe é parte de si, até o momento que começa conhecer sua história. Gemma nunca teve amigas, então suas primeiras amigas em Spence demoram a entrar nos eixos. O que as une é a vontade de viver além da cerca, de não fazer o que é esperado delas.

Felicity é uma garota mimada que finge ter a vida perfeita, mas que na verdade tem uma história de abandono como marca em sua vida. Faz de tudo para conseguir fama e status, mas no fundo tem um bom coração, mas bem no fundo! Até o momento ainda não cheguei a conclusão se ela é ou não amiga de Gemma, é uma relação que se deu em circunstâncias de segredo e depois de interesse.

Pippa é a menina mais bonita de Spence, desperta atenção de todos, mas seus pais parecem já ter escolhido seu caminho. Isso a mata aos poucos, e quando conhece os poderes de Gemma se vê diante da possibilidade de uma liberdade que jamais conheceu.

Ann é a bolsista de Spence, é ignorada por todos e sente-se a última bolacha do pacote. Quando Gemma a traz para o grupinho das populares ela demora a encontrar seus valores, mas uma vez que autoestima surge uma força interior brota. Não gostei muito da personagem, ela é muito sonsa, e não boazinha como esperado.

Kartik é um enigma, até agora não sei dizer qual a dele. E isso é um ponto que me incomodou no livro, faltam informações a cerca do que afinal ele faz parte, e porque o grupo que ele faz parte acredita que os poderes de Gemma não podem ser usados. As falas do personagens são breves e vagas, ou seja, fica por conta da imaginação o que ele é, e o que ele afinal sente por Gemma.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Gemma. O livro conta com uma diagramação simples e um capa muito charmosa. Bray escreve bem quanto a descrição de lugares e criação de personagens, mas como citei senti falta de maiores dados sobre o poder de Gemma e toda a 'mitologia' que a acompanha. Este fato fez com que as páginas se arrastassem um pouco para mim. O livro simplesmente não funcionou porque não fornecia pistas suficientes.

Mesmo diante deste defeito, o desfecho foi interessante porque trouxe maiores detalhes e uma reviravolta que muda a visão de Gemma da mãe e dos poderes que possui. O finalzinho do livro trás uma reflexão interessante acerca da sombra (um conceito junguiano, o que seria como um lugar sombrio de nossa mente onde reprimimos tudo que não queremos ter contato, claro tudo isso de maneira inconsciente), sobre sermos capazes de fazer qualquer coisa.

Afinal somos capazes de criar e destruir, de amar e odiar, e o fato de reconhecermos isso em nós que faz com que possamos controlar nossos impulsos mais sombrios, ou primitivos. E não fingir a bondade sem reconhecer a maldade inerente a raça humana. Ser bom, ou fazer escolhas corretas é vencer uma guerra dentro de si, é escolher fazer do mundo um lugar melhor, e não necessariamente o que é melhor para você.

Belezas Perigosas é um livro bom, mas que faltou liga para mim. Vale para todas as pessoas que gostam de romances de época com pitadas de magia. Sua continuação Anjos Rebeldes já foi publicado pela Rocco, e já está aqui na minha prateleira me esperando, mas confesso que pela grossura dele, e pela experiência lenta de Belezas Perigosas deve demorar a ser lido. O terceiro livro Doce e Distante também já publicado fecha a trilogia.

 Avaliação


           >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Nossa, parecia um livro tão interessante e eu gostei tanto da capa, mas confesso que desanimei um pouco, não gosto de livros que faltem informações, já odiei livros que muitos amaram por causa disso!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Adoro capas assim, mas não fui muito atraída pela história. Enfim, acho melhor eu ler primeiro e tirar minhas conclusões, haha
    Estou seguindo aqui, temos uma coluna nova lá no blog, visita?
    http://elastemalgumestilo.blogspot.com.br
    Beijos,
    Tina.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, tem tag para voce lá no blog, dá uma olhadinha:
    http://minhaestanteliteraria.blogspot.com.br/2013/04/tag-alfabeto-literario.html

    ResponderExcluir
  4. Puxa, se você não gostou muito desse, leia o próximo, que é bem melhor! Mas o último é o pior de todos...

    Bjs! nasquartasusamosrosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Li um romance parecido esses dias atras, gostei muito, mas sua resenha me deixou em duvida... Adoro os livros da ROCCO, mas não gosto de livros que enrolam demais na abordagem do tema... é cansativo demais...

    bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna. Eu comprei esse livro em uma promoção do Submarino por 10 reais, mas não teve jeito de eu ler. No fim, troquei ele no Skoob. Não curto muito esses livros que se passam no passado... Acho cansativos.
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah eu achei a capa super linda, e pensei que fosse um livro super legal daquele que te prende e você não consegue parar de ler, mas depois dessa resenha meio que desanimei, não parece que é muito legal, mas a capa ainda é muito linda na minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Oieee!!
    Já tenho esse livro na estante mas estou esperando comprar todos pra ler tudo de uma vez só!!
    A capa é bem charmosa mesmo eu adoro!!
    Uma pena vc não ter gostado tanto espero que quando eu ler minha opinião seja diferente pois estou cheias de expectativas sobre o livro!!
    Romance histórico com uma pitada de sobrenatural tem tudo pra der certo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha está ótima! No entanto, não me interessei pelo livro por conta do gênero que não faz muito meu tipo! :/

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna!
    Eu adoro romances de época, apesar de nunca ter lido nenhum livro sobre, adoro filmes e novelas do gênero, por mais clichês que essas histórias tenham se tornado!
    Não fiquei muito curiosa em relação a Belezas Perigosas e o fato de o poder da protagonista e um personagem não serem bem explorados não me agradaram muito. Talvez eu aposte na leitura, afinal, nunca li nada parecido, mas também saberei que não devo esperar muito da história!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente, ainda não sei o que esperar... talves eu não esteja com vontade de ler ainda por que talves não seja o momento certo para esse livro, mas não me parece ruim... depois eu voltarei e verei se realmente vou ter vontade de ler ^^

    ResponderExcluir