A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista – Jennifer E. Smith


Em “A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista” conhecemos Hadley, uma garota que mora em Nova York e precisa pegar o avião para ir ao casamento do pai com a madrasta que ainda não conheceu pessoalmente, que será em Londres. O que ela não poderia esperar é que depois de pequenos acontecimentos, ela acabou chegando ao aeroporto míseros quatro minutos atrasada, o que resultou em não poder embarcar no voo programado e precisando aguardar o próximo que só sairia dali a algumas horas.
Nessa espera toda ela acaba conhecendo Oliver, um britânico que mora em Nova York, mas que também está indo a Londres naquele próximo voo que ela precisará pegar. Sem querer, os dois acabam se conhecendo ainda no aeroporto e descobrem que vão sentar próximos durante a viagem. Sem muito mais o que fazer, eles começam a conversar sobre tudo e passam a se conhecer melhor, até que chegam ao destino e se veem separados porque cada um precisa ir ao seu próprio compromisso. Mas será que esse mero encontro vai fazer alguma diferença no destino deles? Será que voltarão a se encontrar?
A palavra que mais se encaixa para definir esse livro é, com certeza, ‘fofo’! Começando pela capa produzida pela Galera Record, passando pelos personagens e a história em si e chegando ao final, tudo é tão fofo que dá vontade de apertar (claro que não vou fazer isso porque não quero amassar meu livro! Hahaha).
Você é daquelas pessoas que acham que uma história não pode mudar em um dia? Ou que um amor não pode nascer nesse mesmo período de tempo? Na divulgação do livro, a Galera Record utiliza uma pergunta: “Quatro minutos podem mudar a sua vida?”, que é o questionamento encontrado logo no comecinho da história, ainda no prólogo, dando alguns exemplos de coisas banais que poderiam acontecer nesse curto período de tempo, como por exemplo, um comercial ou descongelar um prato no micro-ondas. É aí que Jennifer E. Smith entra em ação e nos mostra que além desses pequenos detalhes, é possível uma vida mudar sim em apenas quatro minutos. 
Quando soube que o livro passava em um período de só 24 horas e o romance se desenvolvia nesse pequeno espaço de tempo, fiquei com receio de que não ficasse tão legal assim, mas ainda mantive minhas esperanças e expectativas de que daria certo, e não é que deu mesmo? A autora chegou para mostrar que você não precisa ler uma história em se passa por muito tempo para ver um amor nascer e crescer, ele pode surgir de uma maneira fofa e inocente mesmo em apenas um dia, ela soube desenvolver esse sentimento de uma forma tão real que sabemos que coisas assim acabam acontecendo, não com todos, mas algumas pessoas têm sorte.
O livro em si também não é nada extenso, com suas apenas 224 páginas, conhecemos grande parte (a importante pelo menos) da vida da protagonista, seja através de lembranças ou com ela contando alguma coisa. A narrativa é bem cheia de informações, que são fornecidas de uma maneira natural e nada cansativa e ainda assim enriquece a trama e a história de amor entre Hadley e Oliver.
Gostei bastante de Hadley, ela é uma ótima protagonista, deu para conhecermos ela mais a fundo, com seus problemas e ressentimentos, e também seu lado encantador, e também curti muito o Oliver, mesmo ele sendo mais fechado deu para aprendermos mais sobre ele pela confiança que ele passou a ter em Hadley, e adorei a interação entre eles, a forma como se conheceram e como os sentimentos foram surgindo.
Algumas (para não dizer diversas) coisas no pai de Hadley me irritaram, não apenas porque acompanhamos a visão dela durante o livro, junto com seus ressentimentos a respeito dele, mas porque não gostei como ele a tratou em alguns momentos. Por outro lado, gostei bastante da relação com sua mãe, mesmo que não tenhamos acompanhado essa parte diretamente já que não houve contato físico com ela durante a história, apenas através de lembranças e uma conversa telefônica.
Apesar do título enorme, adorei a escolha dele. A autora faz uma brincadeira utilizando-o durante a história de uma forma muito legal, fora que ele é perfeito para a obra. Sobre a parte gráfica eu adoro a capa nacional com verniz localizado nos desenhos e no título, que tem um ar mais leve e juvenil, que é a proposta do livro, assim como também gosto demais da capa original. A diagramação está legal, com fonte e espaçamento em harmonia para uma leitura rápida e as páginas são amareladas.
Recomendo para todos os leitores que buscam uma história juvenil bem fofinha, leve e descontraída para ler em uma tarde tranquila, ou precisa de uma leitura mais amena para intercalar entre as mais pesadas.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro *-*
    Todos tem falado muito bem dele, o que só tem aumentado mais ainda minha curiosidade e expectativas de lê-lo logo! O título e a capa são lindos, a história parece ser fofa e muito agradável, estou precisando de uma história dessas. hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  2. Onw!!! Que lindo!!!! Adorei a resenha, gostei mais ainda da capa rsrsrsrsr

    Nunca li nada assim, passado em somente 24hs... parece ser bem interessante, vou procurar para ler!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Eu quero!!!
    O que mais posso dizer? Foi amor à primeira vista! Quanto mais leio sobre o livro, mais lamento não poder lê-lo agora mesmo *.*Acho que toda vez que alguém resenha um livro assim, eu tenho que dizer... eu amo histórias fofas! rsrs
    Mas, apesar da declaração de amor ao livro (mesmo sem tê-lo lido), tenho que confessar uma coisa. Não é o fato de tudo acontecer em 24 horas que me preocupa ( tenho certeza que o fato de ser tão bem escrito faz desse fato um "algo mais" ) e sim o medo de que eu passe um bom tempo lamentando não saber o que acontece depois :( Alguém sabe dizer se tem continuação ?? *__* rs

    Ter um livro como esse à mão é sempre muito bom, em tempos de ressaca literária então, é o que há! Com tantos livros na listas de desejados - aumentando a cada resenha como as suas - , não faço ideia de quando e se poderei lê-lo, mas tenha certeza que depois da sua resenha vontade não me falta... talvez tenha que começar uma campanha "dê livros de presente para a Bruna",pois por aqui a coisa está difícil ^.^

    Reclamações a parte, parabéns pela excelente resenha!!

    Até mais!
    Bjs!

    @Leitora1

    ResponderExcluir
  4. Pretendo ler o livro. Gostei do nome, a história em si é muito agradável.
    O fato de se passar em horas me deixou mais curiosa ainda para saber como isso tudo vai acabar.
    Beijos....

    ResponderExcluir
  5. Haaa que resenha linda *-* Fiquei ainda mais curiosa!!Eu super acredito que um dia pode mudar tudo em nossa vida.
    E amei a historia do livro um romance fofo desses não pode deixar de ser lido né realmente a maioria da historia que se desenvolvem em 24 horas ficam meio rápidas demais rsrsrs
    pelo que entendi nesse caso deu super certo!!A capa é realmente lidinha e estou doida pra ler Bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito fofo mesmo! amei a resenha e de saber que não vou me decepcionar ... porque realmente a gente fica com receio de saber que a historia do livro n averdade se passa em 24 horas, logo no começo da resenha fiquei meio assim, mas depois, minha vontade de ler foi ao extremo!

    ResponderExcluir
  7. A cada resenha que leio fico com mais vontade ainda de ler o livro! Parece mesmo uma história muito fofa e leve! Também achei bem interessante o fato de a história se passar em um período de 24hs! Mas acho que a ideia do livro é exatamente essa, mostrar que muita coisa pode acontecer em tão pouco tempo e que cada minuto faz a diferença, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Desde quando vi a capa desse livro em um blog como premio de uma promoção fiquei louca por ele, pois sua capa é muito linda e a historia também parece ser muito boa, não vejo a hora de ler esse livro, pois cada resenha nova é minha vontade aumentando.

    ResponderExcluir
  9. Desde que eu vi a capa original desse livro, fiquei morrendo de vontade de ler. Fiquei triste que a editora não manteve a capa americana, mas pretendo ler em breve.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  10. Eu morro de amores por esse livro mesmo sem o ter lido! hehe
    A história parece ser mega fofa. Deve ter sido um desafio e tanto para a autora, ter escrito uma história que se passe em apenas um dia. Não vejo a hora de ter meu exemplar! :)

    ResponderExcluir