A Bailarina Fantasma – Socorro Acioli

Nessa obra conhecemos a menina Anabela, que tem 14 anos e vive com seu pai na casa mais antiga da cidade, a Travessa do Anjo, e tem muito orgulho disso. O local permanece o mesmo desde sempre, com muitos detalhes (como cores e fotos) que fazem as lembranças dos antigos moradores permanecerem vivas.
Seu pai, que é um homem apaixonado por sua profissão, arquitetura, e é especialista em construções dos séculos XIX e XX, um dia chega em casa com uma notícia extraordinária: conseguiu seu emprego dos sonhos e ficou responsável pela reforma do Theatro José de Alencar, que começou a ser construído em 1908 e é o mais antigo de Fortaleza.
Antes do trabalho começar haveria uma apresentação  de Giselle, um espetáculo maravilhoso conhecido internacionalmente, e eles deveriam comparecer no dia, junto com toda a equipe responsável pela reforma. É aí que a história de nossa protagonista começa a mudar.
No meio da apresentação Anabela começa a ver uma bailarina muito graciosa dançando com um tutu azul, que se destacou aos olhos da menina porque todas as outras estavam de branco, mas ninguém além dela a olhava em sua linda performance. Como o próprio título já sugere, Anabela está vendo, na verdade, uma bailarina fantasma no teatro.

Anabela fica com medo, mas em uma de suas visitas ao teatro, acaba entrando em contato com a bailarina novamente, que mostra que precisa de sua ajuda e conta sua verdadeira história e o motivo de estar ali.
Essa é uma obra muito bonitinha e fofa, que leva o leitor de volta ao passado e nos emociona com uma belíssima história de amor que teve como cenário o lindo Theatro José de Alencar.

A narrativa é bem diferente, já que é bastante intercalada entre vários pontos de vista. Há partes escritas em primeira pessoa e outras em terceira, e com vários personagens sendo os protagonistas da vez. Falando assim pode parecer que a história ficou confusa ou algo do tipo, mas isso não acontece de maneira nenhuma, essa mudança de personagens faz com que o leitor entenda melhor tudo o que acontece no presente e o que houve no passado de uma maneira ousada, e eu gostei bastante.
Com certeza esse exemplar apresenta uma sensibilidade incrível, a autora sabe como mexer com as emoções do leitor de uma forma que é impossível não se emocionar com o que está lendo e não ficar triste por alguns dos rumos que o passado tomou e depois feliz com o que o futuro reserva.
“Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas.”

Achei incrível conhecer mais sobre a história do Theatro José de Alencar, que por sinal é tão lindo e eu infelizmente não conhecia, mas posso afirmar que fiquei com uma imensa vontade de visitá-lo um dia. E gostei demais de conhecer a linda e trágica história de amor que aconteceu logo no começo da criação desse local magnífico.
São poucos os livros em minha estante (e olha que eu tenho muitos exemplares) que têm uma diagramação tão linda quanto “A Bailarina Fantasma”. Já conhecia a fama da editora Biruta a respeito do ótimo trabalho que eles fazem com seus livros, mas esse é o primeiro livro que leio deles e agora posso afirmar que a qualidade é realmente excelente.

O livro é dividido em atos, e quando cada um deles começa as páginas são coloridas em roxo, preto e branco, assim como em cada título de capítulo. A primeira palavra de cada capítulo está com uma fonte enorme e na cor roxo, e quando muda a narrativa para algum outro personagem seu nome também está em roxo antes do texto. No final de cada capítulo a última frase está nessa mesma cor. Fora que há diversas fotografias do Theatro José de Alencar para deixar o leitor bem situado no local, além de ficar maravilhado já que cada uma delas é lindíssima. O livro só tem uma orelha, a da frente, que é enorme e fala um pouco sobre a história do teatro, o que eu achei bem legal. As partes atrás das capas são em preto. As páginas são brancas, mas de um material mais grosso que não incomoda a vista (pelo menos não me incomodou nada), a fonte e o espaçamento estão confortáveis. Tirei algumas fotos para ilustrar o post porque só falar não ia fazer jus.

Essa história é finalizada nesse volume mesmo, mas soube que a autora está escrevendo uma continuação, que vai ter mais enfoque na Anabela e não na bailarina, como aconteceu nesse volume. Estou curiosa para lê-lo também e assim que tiver mais informações conto para vocês.
Recomendo para os leitores de todas as idades que buscam uma história emocionante e rápida de ler, com personagens cativantes, uma viagem ao passado, conhecimento sobre a história de um local tão lindo e muitas fotografias incríveis.
Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Tenho o livro, mas ainda não o li. O livro tem um visual lindinho, gosto bastante do cuidado que a Biruta tem com a parte gráfica dos livros.

    Bjo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindo!!! Fiquei encantada! Não conhecia a editora, vou procurar para compra-lo, gostei muito.

    Linda resenha como sempre, adorei as fotos, ficaram lindas!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Amei esse livro! Ainda não conhecia, mas achei tudo tão fofo. Também não conhecia a editora e fiquei curiosa com o trabalho deles. Ahh, amei as fotos que você colocou para ilustrar o post, ficaram lindas!
    Beijinhos, Belle.

    ResponderExcluir
  4. Nossa esse livro é muito lindo!!! me apaixonei por ele, não só pela estrutura desenhos... mas tbm pela historia, é tudo muito bonito nesse livro, me encantei profundamente, é um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa pela história!
    Também já ouvi falar super bem sobre o trabalho da editora Biruta, as capas de seus livros são lindas e por dentro tem um toque especial, diferente e bem a ver com a história em si.
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro em particular, acho legal poder conhecer mais sobre um teatro tão bem falado! Também acho legal o livro ser narrado por diversas pessoas, o que traz vários pontos de vista sobre a mesma história!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  6. Uma amiga já havia me falado do livro! Estou bastante curiosa para lê-lo! Sem se falar que a diagramação está muito, muito linda! *-*

    ResponderExcluir
  7. Que livro LINDO!!!!
    Todo colorido e com varias ilustrações*-*
    Amei a historia muito original!!E fofa né!!
    O fato de ser narrado por vários personagens é muito legal vc consegue ver a historia de vários pontos diferentes!!
    Lindo de morrer =)

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Ah eu achei esse livro muito lindo e fofo, gostei muito dele e a resenha também ajudou a dar um boa impressão do livro eu gostaria muito de ler ele, pois adorei tudo e uma historia de fantasma nunca li.

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi muita gente falando desse livro, mas não tenho curiosidade em ler. Adorei o design gráfico e a diagramação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro ainda mas adorei!
    A vontade que eu fiquei de ler com certeza teve maior influência da diagramação e dos inúmeros detalhes que o livro possui. Ele ficou lindo! Amei.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, das fotos! Super feliz!
    Estou escrevendo a continuação da Bailarina Fantasma e tenho falado sobre isso no Twitter e na fan page do Facebook.
    : ) : )
    Bjs e obrigada!
    Socorro Acioli

    ResponderExcluir
  12. este livro e um dos mais lindos qui ja li *_* :3

    ResponderExcluir
  13. A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro é a capa. Muito linda e diferente! Depois que soube do que se tratava, achei uma história bem original e fiquei curiosa, principalmente por ser de uma autora nacional. Tô encantada com essa edição, preciso comprar logo!
    (let-itbela.blogspot.com)

    ResponderExcluir