Sangue de Tinta – Mundo de Tinta #02 – Cornelia Funke


Quando li o primeiro livro desta série me apaixonei pelos personagens e pela história criada por Cornelia Funke e, por isso, quando eu digo que precisava da continuação eu não estou exagerando, já que estava louca para continuar a ler sobre esse universo maravilhoso, cheio de magia e encantamento. Como esse é o segundo livro de uma trilogia, não recomendo que você continue essa leitura se não gostar de spoiler do primeiro volume, pois, por mais que eu tente fazer uma resenha sem contar nada de importante que ocorreu no volume anterior, às vezes acabo colocando alguns spoilers no decorrer do texto para uma explicação mais elaborada. Caso ainda não tenha lido e queira conferir a resenha do primeiro volume, “Coração de Tinta”, é só clicar no título.
Meggie, Mo e Resa estão, aos poucos, reconstruindo a biblioteca da casa de Elinor depois que a mesma foi destruída por Basta. Vemos nossos protagonistas dividindo a mesma casa, junto de Farid que também está morando com eles desde que foi tirado da história e está louco para voltar para casa e encontrar Dedo Empoeirado. Para a tristeza de Mo, vemos que Meggie está cada vez mais interessada nesse mundo de Tinta que parece incrível e cheio de aventuras, e por isso escreve tudo que sua mãe lhe conta em seu caderno.
Para piorar a situação depois de um acontecimento, Meggie resolve que deve entrar na história junto com Farid, já que ela tem o dom de dar vida às palavras de tinta ao ler em voz alta, assim como se colocar dentro da história. Então vemos Meggie entrar neste mundo, mesmo com toda a dor que Mô passou por conta dele e de suas palavras, onde aquele não era um mundo tão incrível e maravilhoso como ela pensava. Não entendi muito bem o motivo de ela ter feito isso, já que no primeiro volume acompanhamos tudo que seu pai passou por conta desse mundo paralelo, mas acho que foi assim para que a história seguisse um rumo.
O livro continua e vemos nossos protagonistas viverem uma aventura de tirar o fôlego cheio de reviravoltas, que nos prende de uma maneira bem gostosa. No decorrer da história vemos a importância do poder das palavras e como elas podem mudar nosso destino. Para mim isso foi um dos principais “ensinamentos” que esse volume deixa.
Os personagens são bem construídos e cativantes, fazendo com que a gente logo se apegue as suas características e torça pelo final feliz de cada um, e um final não tão feliz para outros. Todos acrescentam alguma coisa para trama, deixando ela cada vez mais envolvente e incrível.
Como no primeiro exemplar todo início de capítulo conta com uma citação de algum livro como abertura, o que achei bem legal, pois mostra como a autora é uma leitora assídua e é sempre bem legal ver um trechinho de uma obra que a gente reconheça. Também há uma ilustração bem fofa no final da maioria dos capítulos, dando um charme a mais nessas páginas.
O final deste volume acabou de um jeito que fiquei contando os dias para ler o próximo. O bom é que todos os três volumes já foram lançados no Brasil, então não precisei ficar esperando o próximo lançamento e já pude dar continuidade na minha leitura.
A diagramação do livro continua perfeita e é possível ver todo o trabalho que a editora teve para trazer um exemplar de qualidade para a gente, com um bom espaçamento entre as palavras, páginas amarelas, etc.
Eu super recomendo essa trilogia para todas as pessoas que gostam de uma boa história recheada de magia e aventuras.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. HA!!!! EU QUERO!!!! kkkkkk Não li o primeiro livro, mas vi o filme, e desde então estou doida pelos livros. Adorei sua resenha, só me deixou mais doidinha ainda pelo livro!!! :)

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha está incrível, muito bem escrita. Eu amo essa trilogia e acho que todos deveriam ler. :D
    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme e achei incrivel e sempre tive vontade de ler o livro (eu nao sabia que era uma trilogia rs ) , adorei a resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler ,mas achei os livros caros , se achar num precinho bom eu compro . Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!Eu morro de vontade de ler essa trilogia, fiz uma pesquisa e achei os livros meio caros mas pelas resenhas que ando lendo sobre vejo que vale muito a pena!!Um mundo de magia e aventuras adoroo!!Amei o fato de haver citação de outros livros no começo de cada capitulo muito legal!!Não sabia que tem filme agora fiquei mais curiosa ainda!!rsrs Gosto muito quando os livros de trilogia ou série terminam de uma forma que não da pra esperar muito pra ler o próximo!!Tomara que eu consiga ler em breve!!Bjus

    ResponderExcluir
  5. Magia e aventura é um dos meus gêneros preferidos! Não conhecia a série! No momento não irei incluir em minha lista de leitura por já ter várias séries por completar! hehe Mas em breve, sim! Achei bem interessante! E vou dar uma olhada na resenha do livro 1!
    Beijos

    ResponderExcluir