O Beijo das Sombras - Vampire Academy #01 - Richelle Mead

As vezes começamos a ler um livro e não estamos no momento para aquele livro, e muitas vezes por não respeitarmos nosso próprio momento perdemos a oportunidade de aproveitar um bom livro, por que digo isso? 

O Beijo das Sombras (1º livro da Saga Academia de Vampiros), da autora Richelle Mead, publicado pela editora Nova Fronteira, me mostrou isso! Por quê? Eu li ele pela primeira vez no final de 2010, e não me lembrava absolutamente nada dele (se um livro é bom ou ruim você se lembra de algo, certo?), e para ler a continuação resolvi reler o livro, e foi a melhor coisa que fiz, pois assim como os demais livros de Mead, é excelente!

Em O Beijo das Sombras, Lissa Dragomir é uma Moroi (Vampira Viva), é uma princesa e ainda o último integrante vivo de sua família. Com isso é alvo de atenções especiais por parte da realeza. Já Rose Hathaway, sua melhor amiga, é uma Dampira (Meio vampira, Meio Humana) é popular por outros motivos: é bonita, é rebelde e diz/faz o que lhe vem a cabeça.

Depois de voltar de uma fuga de dois anos longe da Escola São Vladmir, Rose e Lissa se vêem as voltas com os problemas que as fizeram fugir antes. Agora sem saída, elas têm que enfrentar o desconhecido em busca de saber mais sobre elas mesmas, ao mesmo tempo em que descobrem o amor. Sem esquecer de se protegerem contra os terríveis Strigoi (Vampiros Mortos).

Narrada em terceira pessoa sob o ponto de vista de Rose, a trama é instigante, você sempre quer montar o quebra cabeça com Rose para descobrir o que está por trás dos problemas de Lissa, compreender os jogos dos alunos da realeza, além de torcer pelo amor que nasce em seu coração.

Rose é uma adolescente que volta à São Vladmir de forma rebelde, não compreende o mundo que a cerca e tem fortes tendências antissociais. Mas, ao longo da história para recuperar o tempo perdido, passa a treinar com Dimitri, um guardião que a ensina não só sobre lutas e defesa, mas sobre como é se tornar adulta, ser responsável, ser a guardiã de Lissa e amadurecer no amor.

Lissa é frágil por conta de seus dilemas existenciais, que são ligados com os acontecimentos que a fizeram fugir, como o acidente dos pais e a posição social que pensa que deve ocupar. É fiel e dedicada à sua amiga Rose, assim como Rose a ela. Elas possuem uma ligação que vai além da amizade!

Dimitri Belikové é um guardião russo que representa a lei na história, assim como a tentação na vida de Rose. É um personagem introspectivo e leal aos seus princípios. Parece ser encantador mesmo sem quase sorrir.

Os colegas de Rose e Lissa são importantes ao longo da trama, assim como para o desfecho da mesma. Manson, Mia, Natalie, Christian são as pitadas exatas de companheirismo, vingança, mistério e diversão. Assim como os diversos personagens terciários da trama.

Com um mistério que se constrói a cada capítulo, O Beijo das Sombras é mais um livro sobre vampiros, mas que não fala dos vampiros sob o lugar comum. Mead cria um mitologia diferente  e fantástica para esse mundo já tão explorado.

A Saga já conta com outros quatro livros já publicados em português: Aura Negra, Tocada pela Sombra, Promessa de Sangue e Laços do Espírito. Nos Estados Unidos o último livro da saga já foi lançado e se chama Last Sacrifice.

P.s Postado anteriormente no blog Criando Testrálios.

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu amo tanto essa série!!!! <3 <3
    Essa semana não aguentei a curiosidade e baixei Last Sacrifice pra ler, perfeito!!!! Minha série preferida!!!

    Adorei sua resenha, me deixou com vontade de ler de novo.... rsrsrsrrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Ai, meu Deus, eu amo tanto essa série. Deus. Eu estou para ler o quinto livro da série, só estou me segurando porque não quero que a série acabe. É TANTO AMOOOR!

    Eu espero que continue lendo a série, ela só melhora a cada livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna! =))
    Eu amo a Richelle Mead e estou louca pra ler os livros *-* Já tenho os 3 primeiros e o 5o (Não consegui comprar o 4 ainda, *Cry*) Beijo das Sombras será minha próxima leitura, com certeza! Pelo desafio que estou fazendo esse ano e pela sua resenha, que me deixou com ainda mais vontade de devorar outra série maravilhosa da Mead <333
    Também acho que temos que respeitar os momentos de ler cada livro, eu tento fazer isso ao máximo, mas nem sempre é possível :(

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!!Sou doida pra ler essa série apesar de estar meio enjoadinha de vampiros eu gosto do tema e esse livro parece ser um pouco diferente das atuais historia de vampiros né!!Não tenho nenhum ainda mas com certeza estão na minha lista de desejados *-* Amei a resenha!! Concordo com vc as vezes o momento não é pra quele livro e então o melhor não é forçar né se não a leitura acaba sendo cansativa!!Bjus

    ResponderExcluir
  5. Ai ai ai oq ue dizer dessa que é uma das minhas series favoritas no mundo todo ???? Amo o dimitri , admiro a Lissa , e adorei sua resenha , fico freliz que vc tb gostou ,a cada livro a serie fica melhor serio !!! Ouvi falar que vai virar filme , pirei né ?,Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Confesso que já me interessei bem mais por histórias vampirescas... Não sei se leria o livro!
    Mas já que você avaliou com cinco "estrelas", a narrativa deve ser mesmo boa e deve agradar a quem for fã do gênero! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Caramba Bruna, isso aconteceu comigo, acredita? Li anos atrás e nem lembro mais do livro.
    Mas há alguns meses to morrendo de vontade de ler novamente e com esse post fiquei com mais vontade ainda.
    Vou ler em breve!

    ResponderExcluir