Morte de Tinta – Mundo de Tinta #03 – Cornelia Funke


Hoje eu venho contar para vocês a minha opinião sobre o terceiro e último volume da série Mundo de Tinta. Quem ainda não leu nenhum dos livros anteriores que foram: Coração de Tinta e Sangue de Tinta respectivamente, clique em seus títulos para poder acompanhar as resenhas. Para quem ainda não leu nenhum dos livros desta trilogia e não goste de spoilers, recomendo que não continue a leitura dessa resenha, pois, por mais que eu tente fazer um texto sem contar nada importante que ocorreu nos volumes anteriores, às vezes acabo colocando alguns acontecimentos no decorrer dos parágrafos para uma explicação mais elaborada.
Para mim, infelizmente, cheguei ao fim desta história. Eu falo assim não por ter sido um final ruim, pelo contrário, para mim o infelizmente é porque eu não vou ter mais desta aventura para ler. Nesse terceiro volume continuamos envolvidíssimos com a história que teve seus personagens muito bem construídos, uma vez que nos apegamos a eles e nos fatos narrados, e junto deles embarcamos novamente na aventura criada por Cornelia Funke.
Fenoglio, o autor de Coração de Tinta, perdeu sua capacidade de escrever desde que Cosme foi tirado do mundo do autor e isso resultou em muita confusão, já que agora os problemas não são tão facilmente resolvidos (mesmo aqueles mais simples). Me e sua família continuam nesse mundo “Coração de Tinta”, e vemos Mo assumir a personalidade de Gaio e começar a lutar contra os vilões tornando reais as canções criadas por Fenoglio sobre Gaio, o que deixa Resa e Meggie muito preocupadas, já que nem elas estão conseguindo fazê-lo parar.
E, para piorar toda a situação, Orfeu começa a reescrever a história manipulando os acontecimentos, fazendo surgir novos “personagens” e deixando cada vez mais Fenoglio irritado com todas as mudanças. Além de tudo, ele agora se uniu ao Cabeça de Víbora para ir atrás de Gaio, ou seja, o Mo. No entanto, Mo não está sozinho e conta com a ajuda de muitos amigos para derrotar esses vilões.
O livro continua com todas as receitas que deram certo nos volumes anteriores, ou seja, magia, aventura, romance, ação, etc. O livro é cheio de detalhes o que é bem legal já que podemos imaginar a cena, como se estivéssemos dentro dela, e a narrativa continua fluida e bem gostosa de se acompanhar. Cornelia sabe escrever de uma forma que nos prende e nos encanta do início ao fim. É realmente uma pena que esse seja o último livro da trilogia, já que eu não gostaria de me despedir dos personagens tão maravilhosos e tão bem construídos agora.
Esse volume, como nos anteriores, continua com uma citação em todo começo de capítulo, o que eu achei bem legal, pois elas já são como uma marca registrada desta série. A parte gráfica também continua perfeita, com algumas ilustrações no final da maioria dos capítulos. A diagramação é ótima e confortável para a leitura, páginas amarelas e um espaçamento perfeito entre as palavras, não deixando o livro ficar cansativo.
Achei o final bem legal e muito bonito, até porque nos acostumamos com tudo no decorrer da história, mas tem certas coisas que pensei que seriam diferentes. Estou falando isso, não por conta de não ter gostado do final, pelo contrário, eu amei e achei que a autora conseguiu dar um fim para tudo que ocorreu.
Super recomendo essa história para todo mundo, pois a trilogia é composta por obras incríveis, cheias de magia e aventuras e que conseguem nos transmitir uma sensação maravilhosa ao lermos.
Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Já coloquei os 3 livros na minha listinha de desejados. Adorei sua resenha e tbm fiquei um pouquinho tirste por ter terminado...

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Desde que assisti o filme do primeiro livro há anos sou doida para ler essa trilogia. Sua resenha só fez a minha vontade crescer mais e mais! Adorei!
    Obrigada pela visita ao meu blog!
    Thamires

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido resenha dos dois primeiro do terceiro essa é a primeira e amei mesmo!!Ainda não li nenhum livro da série mas não ligo pra spoilers, cada vez mais ansiosa por essa trilogia!!Um mundo de tinta parece mesmo incrível!!Nada como uma leitura que nos prende do inicio ao fim o que não é fácil de se fazer em todos os livros de uma série ou trilogia néah, e quando termina da um aperto no coração de NÃO QUERO QUE ACABE!! =S Necessito ler essa série!!Amei as capas da trilogia lindas ♥ Bjus

    ResponderExcluir
  4. Haaaaa como queria ler essa serie , desde quando vi o filme a alguns anos atras fiquei apaixonada pela historia e vim descobrir aqui no blog que existia os livros nem sabia ,só que procurando pela net achei os livro muito caros , por enquanto vou ficar só nba vontade mesmo . Bjus

    ResponderExcluir
  5. É mesmo muito triste quando acaba uma série! D: Eu mesma já passei por isso! hehe Com a resenha do último livro tenho a certeza de que irei incluir a trilogia assim que conseguir organizar minhas leituras anteriores! :)
    Beijos

    ResponderExcluir