Gata Branca - Mestres da Maldição #01 - Holly Black


É delicioso pegar um livro e, quando menos se dar conta, ter lido ele sem se preocupar com o tempo. Não são todos os livros que nos permitem uma sublimação assim, Gata Branca da autora Holly Black, publicado pela Rocco, é um desses poucos livros.

Nele, a história de Cassel  Sharpe é explorada, ele vem de uma família de mestres da maldição - essas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais rápido e leve toque das pontas dos dedos. 

Um dia Cassel acorda no telhado, não compreende como foi parar lá, mas a partir dali sua vida vira de ponta cabeça. Proibido de voltar ao colégio interno que frequenta enquanto não tiver um laudo médico. Para completar o cenário, ele é o único entre os irmãos sem poder, e tem que viver com a sombra de ser o assassino de sua amiga.

Assim ele acredita que é uma pessoa ruim, condenada a ser um criminoso. Mas quando volta para sua antiga casa convivendo com os irmãos, percebe que eles e sua mãe estão escondendo alguma coisa dele. Vasculhando suas memórias e as pistas que surgem, Cassel passa a planejar o seu próprio golpe, um verdadeiro golpe de mestre.

Holly Black é genial em sua narrativa, você começa o livro sem ter a menor ideia de quem são os mestres, o que fazem, e menos ainda qual é o problema de Cassel, que parece ser apenas um adolescente em conflito com a lei, e o que em alguns livros seria falta de informação aqui é combustível para continuar. Quando menos nos damos conta já estamos enfiados da cabeça aos pés na história querendo saber qual é o próximo segredo desvendado.

Cassel é inocente embora seja de uma família de criminosos, acredita na sua própria família, e eis sua ruína. Ele não tem amigos, não confia em ninguém, veste uma máscara social de banco de apostas da escola sem se envolver. E se surpreende quando se vê confiando no colega de quarto e desconfiando dos irmãos. Ele é o que podemos chamar de cara azarado, mesmo quando planejava seus atos se comprometia com as palavras ou simplesmente é  atingido pelo 'destino'.

Philip e Barron, irmãos de Cassel me transmitiram arrogância, talvez por acreditarem saber sobre tudo o que está acontecendo e tendo poder sobre os acontecimentos. Acabam não se dando conta do que acontece debaixo de seus narizes. Sinceramente não fui com a cara deles!

O avó de Cassel, embora seja um mestre da Morte e pareça ter um passado comprometedor, parece querer o melhor para o neto e tenta ter uma vida 'normal' com ele. Seus amigos Sam e Daneca são divertidos e trazem humor, e ensinam a Cassel que confiança é uma conquista não posta por laços sanguíneos.

A história é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Cassel. A diagramação é simples com letras um pouco maiores do que o normal. A capa tem Cassel e a gata branca, e embora não seja chegada a pessoas em capas não consigo pensar em nada melhor!

O universo dos mestres criado é novo, não lembra nada que já foi escrito antes. É abordado de forma inteligente através de uma trama política, já que os mestres fazem parte de famílias mafiosas. Não temos seres extraordinário, são todos humanos com capacidades conhecidas por todos, e que inclusive cria disputas no governo a cerca de como os mestres devem ser vistos.

O desfecho para o problema central do livro é ótimo, vibrei bastante, embora o pobre Cassel tenha ficado com o pepino rs! Mas é o que lhe acontece nas últimas páginas que me fizeram ter muita, mas muita dó dele!

A trilogia Mestres da maldição tem sua sequência com os livros Red Glove e Black Heart, ainda sem data para lançamento no Brasil. Espero que a Rocco não nos deixe esperando muito! E lembrem-se não tirem suas luvas, a magia está entre os dedos rs!

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Eu me apaixonei pela capa deste livro, esta na minha listinha de desejados a um bom tempo.

    Adorei sua resenha, fiquei mais curiosa ainda para le-lo!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oiee Bruna, gostei muito da sua resenha. Estou muito curiosa a respeito desse livro e você só fez minha vontade de ler aumentar ainda mais.
    Eu amo essa capa e quero saber mais sobre a história de Cassel e estou bem curiosa pelo desfecho, já que te fez vibrar bastante.
    Bjo
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oie!!Nossa eu imaginava um historia totalmente diferente nesse livro!!É a primeira resenha que leio sobre ele e gostei muito do enredo..Uma família misteriosa com poderes nos toques do dedos!!Amei parece mesmo diferente de tudo que eu ja li!!Legal saber que o desenrolar do livro é tão bom que o desfecho se torna perfeito né..Não vejo a hora de conhecer a historia do azarado Cassel =)

    ResponderExcluir
  4. Uauu amei a resenha , fiquei com muitaaaa vontade de ler esse livro (mais um pra minha listinha ) , só que vou comçar a esperar todos os livros das series serem lançados pra depois começar a ler ,porque putz eu fico muito aflita e tal ,ai quando lança o outro eu ja esfriei com a historia rs . Bom é isso vou atras desse , ou esperar sair os outros .Bjus

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro! Confesso que não faz muito meu estilo literário! hehe Mas para quem gostar, parece ser uma boa história! :)
    Ah, é maravilhoso quando nem nos damos conta e o livro já está no final! Estes com certeza são os melhores! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir