Escola: Os Piores Anos da Minha Vida - James Patterson e Chris Tebbetts


Primeiramente vou começar essa resenha falando de um fato que não tem importância na história, mas que me levou a querer ler esse volume. Bom, eu resolvi ler esse título por conta da uma série que eu estava assistindo (Castle) que já passa na televisão americana há muito tempo (atualmente está na 5ª temporada), mas somente agora eu comecei a ver. Na série Castle é um escritor e joga poker com ninguém mais, ninguém menos, que James Patterson. E o James fez uma pequena participação no capítulo. Vocês devem estar se perguntando, o que isso tem a ver e tal? É que fiquei tão feliz por ver um autor em uma série de televisão que logo quis ler um dos seus livros e, por isso, escolhi esse título. Geralmente em todo início de minhas resenhas eu falo o motivo que me levou a ler o livro resenhado, e esse foi o desta.
Agora, depois desta grande introdução, vou começar a parar com os rodeios e falar para vocês as minhas opiniões sobre este livro que conta a história de Rafa Khatchadorian, um menino de apenas doze anos, que acaba de começar o seu sexto ano escolar em uma escola nova. Rafa é um menino comum e para mudar isso ele resolve, juntamente com seu amigo Leo, quebrar todas as regras do Código de Conduta da Escola Municipal Hills Village que eles recebem no início das aulas. Quebrar as regras não parece ser assim tão difícil, mas nosso protagonista não podia contar que a cada decisão que ele toma, pessoas com quem se importa acabam sendo afetadas, então ele entra em um grande dilema: continuar ou não?        
Alguns assuntos são explorados pelos autores tais como bullying, problemas em casa, adaptação a um novo local (escola), valentões, amizade, etc. E todos eles são tratados de uma maneira simples e gostosa de ler.
Os personagens do livro formam muito bem construídos e é impossível não se cativar com o protagonista, mesmo ele fazendo várias besteiras. Até porque ele é um garoto esperto, de imaginação fértil e que nos proporciona ótimas risadas. Conhecemos diversos personagens, como seu padrasto, Carl, também conhecido como Urso, é um cara folgado que vive no sofá, Georgia é sua irmã mais nova e é super enxerida e antipática, Jules, sua mãe, trabalha em uma lanchonete em tempo integral e Leo Caladão, o melhor amigo de nosso protagonista.
Além desta história toda ser incrível, essa obra contém um mistério para ser resolvido apenas no final do livro. O motivo de Rafa estar exprimido no banco de trás da viatura do departamento de polícia Hills Village logo no começo da trama, juntamente com sua irmã, Georgia, e seu amigo Leonardo Caladão.
O livro é cheio de ilustrações super fofas, que complementam a história e dão um toque especial ao título já que podemos imaginar um pouco o que se passa pela imaginação fértil de Rafa, além de ilustrar alguns acontecimentos. A narrativa é em primeira pessoa e é bem rápida e fluída fazendo com que a gente não consiga parar de ler até a última página e fique com um gostinho de quero mais. A diagramação está perfeita, as páginas são amarelas e a capa é bem bonita, além de representar bem o conteúdo desta história.
Recomendo este título para todas as pessoas que gostam de uma boa história infantojuvenil, que é leve e divertida e que, apesar de ser voltada para o público mais jovem, consegue agradar pessoas de todas as idades com seu jeito despretensioso e cheio de humor.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11,5 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Caramba, jura? Enquanto trabalhava em uma livraria eu sempre passava por esse livro e parei algumas vezes para olhar, mas nunca, NUNCA, pensei que fosse algo tão sensacional assim.. bom, tolice a minha, não é mesmo? Quantas vezes um livro já me surpreendeu...
    Muito boa resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei este livro em uma promo e estou esperando ele chegar para enfim lê-lo. A sua resenha é a segunda que leio sobre este livro e sempre gosto.
    Eu não assisto a essa série, mas me diz em qual espisódio o James aparece que vou baixar pra assistir!!! rsrsrsrs
    Parabéns!!!

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa nunca tinha reparado que o autor desse livro era o James =S Adoro os livros dele mas só li os policiais até agora fiquei super curiosa de ver a escrita dele em outro estilo!!
    Achei a historia muito legal e leve né parece que a leitura flui rapidinho!!Amei a resenha e adoro livros ilustrados da mais asas ainda pra imaginação!!Bjus

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dele... Mas eu achei esse resenha maravilhosa! O livro parece ser muito melhor do que eu pensei, deu uma vontade de correr pra livraria e começar a lê-lo agora mesmo, rs. Foi legal saber que tem algumas ilustrações no livro, nunca li um livro assim... Enfim, a resenha ficou muito boa mesmo, esse livro já tá minha listinha (;
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu me interessei bastante por esse livro, apesar de não ser o meu genero preferido ele parece ser muito bom pra distrair um pouco, sair do estress do dia a dia, e também pra quebrar o gelo de ficar sempre no mesmo genero de livro também ne... vai pra minha listinha de leitura :D espero ter meios pra conseguir ler esse livro srsrs'
    A resenha ficou otima !! a cada resenha que leio do blog eu fico cada vez mais com mais vontade de ler livros.. voces me inspiram!!!
    beijoos

    ResponderExcluir
  6. Esses livros infanto juvenis nao tem me agradado muito ultimamente ,gostei muito da sua resenha ,mas ainda acho melhor evitar , kkkkkk . Nao conhecia o livro somente um dos autores ,mas fica a dica para um publico mais jovem

    ResponderExcluir