Dália Azul - Trilogia das Flores #01 - Nora Roberts


Hoje venho fazer uma resenha de um livro que me deu muito prazer em ler, de uma maneira inesperada e deliciosa!! O livro da vez é Dália Azul, da escritora Nora Roberts (sim parece que a moça é excelente mesmo, é o segundo livro dela que amo!) publicado pela editora  Bertrand Brasil e volume 1 da Trilogia das Flores.

A trama gira em torno da história de Stella Rothchild que tinha a vida que sempre sonhou planejada e tranquila com seus dois filhos e o marido, até que após a morte repentina do marido em um desastre aéreo coloca tudo de cabeça para baixo. Obrigada a mudar para fugir das lembranças e para ficar próxima do pai, Stella se muda para o Memphis, onde começa a trabalhar na misteriosa Harper House.

Responsável pelo negócio de plantas de Roz, ela se destaca facilmente pelo seu talento em organização, mas nem tudo são flores, embora apaixonada pelo seu novo trabalho Stella terá que aprender sobre o inesperado: um novo amor para o seu coração que acreditava não ser mais capaz de amar e uma fantasma, a Noiva Harper para abalar suas crenças.

Dália Azul trabalha com uma palavra chave :transformação, mostra em detalhes a transformação de Stella de uma viúva controladora, para uma mulher que se redescobre na vida. O processo se dá de forma natural e sutil, e mais importante de maneira plausível. É encantador o modo como ela vai mudando.

Stella é uma obsessivo compulsiva clássica, que conseguia fugir das regras apenas quando estava com os filhos. A relação deles é bem fofa e sincera. Ela tem dificuldades diante das mudanças que se obriga a fazer e sempre pensa no passado com o marido antes de tomar atitudes. Quando conhece Logan ela não só perde a organização como gosta, como descobre os ganhos de viver a vida a medida que ela acontece.

Roz é a dona da Harper House, uma senhora que tem uma história de vida parecida com a de Stella e que se identifica logo com ela. Uma personagem que diz o que pensa e tem o coração machucado pelas dores que passou, mas que amolece quando está com os filhos de Stella. Se torna uma amiga e companheira de Stella.

Hayley é uma jovem grávida que surge na trama e trás um toque alegre a história. Ela trabalha como uma incentivadora de Stella para que ela se atire mais diante das oportunidades.  Está passando por um momento complicado, e tem em Roz e Stella o apoio que precisa. É muito legal o triângulo de amizade que Nora criou para elas.

Logan é um homem prático e bruto que não quer saber de regras e burocracia. Gosta do trabalho que faz e do jeito que faz, e quando conhece Stella simplesmente a odeia pelo jeito que quer controlá-lo, eles brigam desde a primeira conversa!

Dália Azul trás o universo das flores e jardinagem em detalhes como pano de fundo.  É delicado e profundo. E tem o toque sobrenatural que a fantasma trás. É ótimo o modo como ela foi abordada, de forma muito real, um modo que normalmente se dá na realidade.

A narrativa é em terceira pessoa sob o ponto de vista de Stella na maior parte do tempo, mas que também trás algumas outras visões dos demais personagens. A capa é simples mas trás a Dália que é a metáfora do livro que surge nos sonhos da Stella. A diagramação é simples.

Nora Roberts é must read, tem uma narrativa apaixonante e profunda, é perceptível que ela fala a respeito de lugares, temas e pessoas que conhece e construiu profundamente. Nos ensina através do livro sobre a superação do luto, seja pela morte, seja pela perda.

Dália Azul é lindo, é como um pote de sorvete de flocos em uma tarde fresca! É indicação para todos que amam um bom livro, independente de temática.  O segundo volume da trilogia, Rosa Negra já foi publicado. Sua sequência é Lírio Vermelho, mas ainda não foi publicado no Brasil.

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Primeira vez que leio uma resenha de algum livro da Nora,ainda não li nenhum mas já ta na minha estante a Trilogia do Circulo.Como sempre suas resenhas são ótimas e sempre da vontade de ler o livro ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nenhuma resenha deste livro!!! Só sabia um pouco sobre a estória pela sinopse. Adorei!!! A Nora é realmente uma ótima escritora, já li 2 livros dela e gostei muito. Este ainda não li, mas ja esta na minha listinha de desejados!!!

    Adorei a resenha!! Bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Linda resenha! Estou muito interessada nos livros da Nora, sempre vejo comentários ótimos a respeito dos livros dela e claro, suas palavras me deixaram ainda mais ansiosa, espero gostar ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Nora Roberts, tenho uma prateleira na minha estante somente de livros dela... fiquei com muita vontade de ler esse livro agora!!!
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro as trilogias da Nora. Esta eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis ler alguma coisa da Nora Roberts mas nunca soube por onde começar. e depois de ler sua resneha, acho que vou começar por ele!

    ResponderExcluir
  7. Estou doida para comprar Dália Azul. Ganhei "Rosa Negra" em uma promoção, estou louca atrás de Dália Azul pra completar logo essa série. E acho que isso é uma boa escolha, né? haha :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Oii!!Não sabia que era uma trilogia!!Ainda não li nada da Nora até tenho livros dela aq mas não deu pra ler ainda!!rsrs Gostei bastante da resenha gosto de livros com um certo drama que faz com que a gente só se apegue mais e mais ao personagem!Gostei bastante também de ele ter uma pitada espiritual o que eu adoro!Falar da superação da perda e da transição do luto é complicado né e acho super importante o assunto ser abordado de uma forma esclarecedora!!Bjus

    ResponderExcluir
  9. Acho as capas dessa serie lindas (saiu o 2 né ?), eu nunca li nadaaa dessa autora e morro de vontade , essa serie me chamou a ateñção ,mas vou esperar serem lançados os 3 livros ,pois fico sempre muito anciosa rs .Otima resenha , do memso modo que vc gostou tanto do livro creio que tb irei gostar ,adoro um drama , e uma heroina , uma mulher forte batalhando .bjus

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive bastante curiosidade em conhecer a escrita de Nora Roberts! Ainda não tinha lido nenhuma resenha de seus livros. Essa trilogia parece ser muito boa! Quem sabe começarei por ela.
    Parabéns pela resenha. Muito bem escrita e nos dá uma ideia geral do que o livro aborda! Gostei bastante!

    ResponderExcluir