As Bem Resolvidas (?) – Quem Manda Aqui Sou Eu! – Luis Eduardo Matta


No primeiro livro da série “As Bem Resolvidas (?)”, conhecemos as três melhores amigas, que também são as protagonistas da trama, Isa, Alê e Chris, assim como alguns outros personagens muito importantes para o desenrolar da história, entre eles Rogério, o tímido e novato no colégio, PH, o namorado de Alê, com quem tem um relacionamento de idas e vindas e Bu Campello, uma patricinha metida que não suporta as personagens principais e vai fazer de tudo para atrapalhar a vida delas.
Isa, Alê e Chris são lindas, ricas e populares, frequentam os lugares mais badalados do Rio de Janeiro e estão sempre em festas e lugares da moda. Em “Quem manda aqui sou eu!” nós podemos acompanhar suas vidas de perto, no meio de uma vida social bem agitada, cheia de confusões, muito drama, romance e intrigas.
Gostei muito da narrativa do autor, ele conseguiu entrar no universo feminino de adolescentes brasileiras de uma maneira tão real, que é como se eu estivesse relembrando essa época da minha vida, tirando os lugares caros e todo o dinheiro que os personagens têm (quem dera eu! Hahaha).
A narrativa é em terceira pessoa e acompanha um pouco de cada uma das três personagens, apresenta uma linguagem descontraída da forma que os adolescentes costumam falar e cheia de diálogos, deixando a leitura mais rápida. Além disso, esse livro tem apenas 196 páginas e a narrativa é tão fluida que quando você percebe já terminou a leitura.
O cenário é muito legal, já que a trama se passa na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, então o leitor que mora aqui, ou pelo menos já passou para visitar, se sente ainda mais próximo, inclusive porque conhecemos alguns dos locais pelos quais as personagens passam.
A protagonista com quem mais me identifiquei foi a Isa, por ser romântica e tímida (em algumas situações parecia que era eu que estava falando ou fazendo aquelas coisas alguns anos atrás), mas adorei todas as três e a amizade entre elas. Inclusive gostei demais de alguns personagens secundários que aparecem na trama, principalmente o Rogério, um aluno novo no colégio, e o Lô, um garçom amigo delas muito engraçado. 
Me diverti bastante com as confusões e dramas adolescentes que as três vivenciaram e gostei do modo como lidam (porque isso ainda não acabou) com o bullying que enfrentam no colégio, já que elas não se deixam intimidar e procuram virar o jogo para não ficarem sofrendo por causa de provocações gratuitas da “popular” e intimidante Bu Campello. Claro que depois das situações que passaram muita coisa ainda vai vir por aí nos próximos volumes e estou curiosa para ler as continuações da série para saber o que vai acontecer.
O segundo volume dessa série, “Amiga Não Fura Olho”, tem previsão de lançamento para o começo do segundo semestre de 2013. O que eu achei bem legal é que, para essa continuação, teve um concurso cultural pela revista Capricho para escolher uma menina que vai ser fotografada para a capa, então estou muito animada para ver como vai ficar.
Uma coisa que eu achei bem interessante é que parece ter um ar meio Gossip Girl, não a história em si, até porque não existe nenhum blog de fofocas aqui, muito menos nossas protagonistas agem como os da obra de Cecily, mas a parte de serem adolescentes ricas, que frequentam lugares da moda, e o final do livro, onde Matta deixa algumas perguntas que resumem alguns dos acontecimentos desse volume e já preparam o leitor para o próximo, instigando ainda mais nossa curiosidade (existe algo assim no final dos livros de GG).
O que só fez aumentar minha admiração pelo autor é que, além de ele ser homem e adulto, geralmente escreve livros voltados para um outro público, já que a maioria de suas obras são thrillers, e grande parte deles voltado para um público mais adulto, e mesmo assim ele soube escrever uma história de chick-lit adolescente muito bem construída e bem próxima à realidade. E é ótimo ver quando um escritor sai de sua “zona de conforto” e consegue, ainda assim, escrever algo com maestria.
Sobre a parte gráfica, não é que eu não tenha gostado da capa, acho a ideia muito legal, mas as fotos, roupas e cenários podem não transmitir a história tão bem assim, já que além das personagens parecerem mais velhas, dá a impressão de ser algo mais antigo, como dos anos 80 ou 90, como se a história passasse nesse período, ou o livro tivesse sido lançado nessa época e não agora, em 2011. E pode ter leitor que não vá se sentir atraído ao vê-la exposta em alguma livraria, principalmente o público alvo a que essa obra se destina, então se eu pudesse dar uma dica ao autor é que refizesse o trabalho gráfico da capa, com uma reedição com um ar mais jovem e que chame mais a atenção dos leitores. Já a diagramação está ótima, fonte em um tamanho confortável para a leitura, em cada início de capítulo há um desenho de um sapato de salto e as páginas são amareladas.
Com certeza indico a obra para todas as pessoas que gostam de acompanhar uma divertida história adolescente, com direito a amizade e amores, mas também a coisas não tão agradáveis assim, como bullying, mas tudo escrito de uma forma bem leve, natural e gostosa de acompanhar, que deixa o leitor na expectativa do que vai acontecer em seguida. E também para todos que adoram admirar e sentir orgulho de uma ótima obra de um autor nacional.
Avaliação



Promoção Relâmpago

Vamos sortear um kit com 10 marcadores sortidos para uma das pessoas que comentarem nessa resenha.

Regra:
>> Deixar um comentário com meio de contato até às 23hrs de domingo, 31 de março de 2013.
>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11,5 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Eu adorei o título a capa, a resenha, quero muito ler isso gente, muito mesmo!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  2. Oii!!Concordo com vc em relação a capa acho que algo mais jovem chamaria mais atenção do publico alvo..Gostei bastante da historia e assim que comecei a ler a resenha me lembrei de Gossip Girl rsrsrs

    Adoro esse tipo de conflito adolescente e acho super importante o bullying, ser abordado de uma forma bem clara já que é um assunto tão importante hoje em dia.Amei..Fiquei bem curiosa mesmo espero ler em breve..Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a capa do livro linda, mas não é o tipo de leitura que eu gosto.
    Gostei da resenha, o autor sendo homem e escrevendo como uma adolescente deve ser incrivel mesmo.
    O fato do livro falar sobre bullying tbm me deixou curiosa, pois as meninas são ricas e em varios lugares são os pobres e feios que sofrem esse tipo de pressão. Muito interessante, fiquei com vontade de ler!!! :)

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de de leitura que eu gosto, mas por ter essa coisa meio série adolescente americana, com garotas ricas e rivais impiedosas parece ser muito bom! Gosto de ver autores de desdobrando para escrever livros de gêneros diferentes do seu, quando não fica maravilhoso, fica bastante diferente. A capa é bonita, mas realmente parece antiga. Normalmente livros deste gênero tem uma capa mais alegre e atual e esta realmente perderia o foco entre eles. Mas muito orgulho por mais um escritor brasileiro estar arrasando!
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser mesmo bem engraçado e delicioso de ler, mas não sei porque eu não tenho muita vontade de lê-lo, ja tinha ouvido falar dele antes da sua resenha, mas nunca me interessei, mesmo agora lendo seus comentários bons quanto ao livro.
    @Gabriellecast14

    ResponderExcluir
  6. Bom eu até gosto de ler histórias adolescentes mas tem o momento certo, não é uma leitura que faço com frequência.
    Gostei de saber que tem um ar de Gossip Girl, fiquei mais curiosa sobre essa história.

    Beijos
    Leituras da Paty
    leiturasdapaty@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oláaa! Sempre achei a capa desse livro interessante (tipo gossip girl hehehe)E quando termino de ler a sua resenha você fala exatamente isso :O

    Quero muuuito ler *.*

    O segundo volume deve ser ainda melhor, ainda mais que teve concurso e tudo... Tenho que ler antes de chegar o segundo né?!

    Suuuuper beijo!

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito de ler autores brasileiros, e infelizmente a história também não me chamou muito a atenção... uma pena, porque parece bem bom de ler esse livro. Deve ser porque eu gosto de ler coisas mais fortes, tipo Harlan Coben. Em relação a capa, eu gostei, mas com certeza remete ao passado mesmo. :)
    a.paulaabs@hotmail.com

    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  9. Adoro histórias desse tipo, me remetem aos filmes da disney! Quando sobrar uma graninha espero comprar e apreciar :D

    Beeijinhos meninas!

    bianca.liima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Nem conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa! Amo esse tipo de história, quando bem escrita, é claro, e parece ser esse o caso.
    Ótima resenha!!
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Oi Tatha!
    Eu gostei da tua resenha por que ela explanou bem sobre os aspectos do livro.
    Ainda assim estou muito traumatizada com GG (impossível não relacionar os enredos né), como que pode o livro ser tão ruim, e a série tão boa?
    Mas voltando, gostei da resenha, e concordo a respeito da capa, até por que se são 3 "protagonistas" como que só tem duas na capa?
    Esses livros adolescentes são bacanas para intercalar durante as leituras mais "estafantes", por que apesar de tratar de assuntos sérios também são mais leves.

    Beijocas ;*
    @pirulitolimao | A Garota da Livraria

    ResponderExcluir
  12. Oi Meninas! Gostei da resenha, e quando a li não imaginei que fosse um livro nacional. E, com essa capa nem podia imaginar mesmo. O contexto da história é interessante e até mesmo pouco usado. Gostei.

    Bjs
    Maurício Dias

    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  13. A capa é lindaa! Nunca tinha visto esse livro, mas após a resenha deu uma vontade de ler... E por ele ser pequeno, tudo fica mais rápido, gostei da resenha e adorei a ideia do autor ser nacional!

    Luisa
    luisao.araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro ver os autores se arriscando em outros gêneros que não sejam da sua zona de conforto. E estou aprendendo a gostar dos romances escritos por homens... Deu vontade de ler o livro, quem sabe na Páscoa?!

    polly27@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu sou um tanto atraída por histórias passadas na Cidade Maravilhosa, principalmente quando se tratam de romances com jovens como protagonistas, personagens como nós e que fazem com que nos sintamos um pouquinho mais próximos de nossa realidade.
    Beeijos!

    contato: julianabrito51@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. BOM,
    EU ACHEI INTERESSANTE O FATO DE O AUTOR SER HOMEM E FALAR DO UNIVERSO FEMININO. TAMBÉM GOSTEI DEMAIS DE SABER QUE TEM CONTINUAÇÃO.
    COM CERTEZA ESSE VAI PRA LISTA DAS MINHAS PRÓXIMAS LEITURAS.
    kmfortes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Achei legal a temática do livro! Não tinha visto até agora um livro que mostrasse o estilo de vida de adolescentes, digamos assim mais afortunados brasileiros (se fosse GG seria a elite de Manhattan haha), só conhecia mesmo as séries Gossip Girl e It Girl.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a história do livro! Me parece ser do tipo que vc devora bem rápido, e me deixou com uma super vontade de ler!
    Eu ja vi vários livros desse gênero, mas nunca cheguei a pegar um para ler, pela história, esse me parece um bom começo :D
    liviagabi4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei a capa do livro e o titulo também é muito legal eu acho que a historia deve ser bem interessante e eu adoro historias que contem melhores amigas tenho certeza que eu iria gostar muito desse livro se o lesse, por isso ele já esta na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  20. Como vc tb nao achei a capa das melhores , com uma história tao bacana, a capa poderia ser bem melhor rs ,haaaa perdi a promo dos marcadores , mas gostei muito da resenha e da historia das 3 amigas , vou ler assim que possivel

    ResponderExcluir