A Filha do Pastor das Árvores – O Povo das Árvores #01 – Gillian Summers


Em “A Filha do Pastor das Árvores” conhecemos a protagonista Keelie, uma jovem que acaba de perder a mãe e, por isso, é levada para morar com o pai no Colorado e deixar sua adorada Califórnia para trás. O problema é que seu pai vive como um nômade em um festival da Renascença, ou seja, todos se vestem de forma a fazer valer o sentido da palavra Renascença.
Mas Keelie não deseja ficar morando no local por muito tempo e já tem um plano em mente para voltar para sua cidade. Até que ela percebe certas peculiaridades acontecendo pelo local e passa a vivenciar coisas estranhas, que por incrível que pareça, pode fazê-la ajudar a população local e, principalmente, a floresta e os seres que ali vivem.
Esperava mais da história, não é que eu não tenha gostado, mas acho que faltou algo a mais. A narrativa é bem lenta e demora um pouco para que as coisas comecem a acontecer, e mesmo quando acontecem não foi nada que prendesse meu fôlego. O que geralmente pode não ser um ponto negativo para mim, nessa história senti falta de mais rapidez na trama. Não sei se foi pelo meu momento de leitura ou se faltou movimentação, mas não me agradou.
Com uma narrativa em terceira pessoa, esse livro tem mais o intuito de introduzir o leitor no cenário criado pela autora e levá-lo a aprender, junto com Keelie, sobre o que ela é quais são as suas habilidades.Uma coisa que achei bem interessante foi a mitologia criada pela autora. Já li diversos livros com o tema fadas, e, apesar deles terem alguns pontos em comum, todos foram bem diferentes entre si. Curti bastante que a Gillian utiliza algumas referências conhecidas pelos leitores, como por exemplo, O Senhor dos Anéis e Alice no País das Maravilhas.
Gostei da maneira como Summers nos introduziu a esse mundo, mas sinto que ainda falta muito para aprender sobre ele e sei que, como esse é apenas o primeiro livro da série, tenho certeza que muita coisa ainda será revelada posteriormente. Só acho que teve um momento, mais para o final do livro, em que Keelie vai conversar mais com o pai sobre algumas verdades, mas o leitor não é levado a acompanhar esse papo entre os dois, nem sabemos o que foi dito ali e acho que isso pode ser considerado uma falta de interesse da autora em nos explicar mais.
Também achei interessante o modo a que somos apresentados a esse novo local a que Keelie vai morar, já que vamos conhecendo os lugares e pessoas junto com a protagonista, como se estivéssemos a acompanhando de perto, o que achei bem legal.
Posso dizer que me diverti muito com as confusões geradas pelo gato Knot, sua arrogância com a protagonista ao mesmo tempo em que a defende e a ajuda em algumas situações renderam cenas ótimas.
Gostei muito de ver o crescimento da personagem, no começo ela era apenas uma patricinha que gosta de roupas justas, mas que também não é tão fútil quanto aparenta ser, e sente falta de mãe e quer fazer de tudo para voltar para a Califórnia. No final conhecemos uma outra Keelie, que vê que o mundo é mais do que ela poderia imaginar e mais do que julgava conhecer, e percebe que tudo que mudou em sua vida pode não ser tão ruim assim, e, quem sabe, realmente pode começar a fazer parte daquilo.
Não teve muito romance nesse volume, e ainda não tenho certeza de quem poderia ser o par da protagonista, visto que existem três possíveis escolhas, Lorde Sean, o bonzinho que quase não teve aparição, Scott, o cara que trabalha com seu pai há anos e capitão Randy, um “pirata” de quem ela deveria manter distância. Não houve muita interação com nenhum dos três, então realmente não tem como adivinhar qual deles será o par de Keelie, mas acho que, dos três, prefiro o Scott.
O título também tem tudo a ver com a história e você vai conseguindo entender, conforme avança as páginas, o que isso significa e o que vai mudar na vida de Keelie. O segundo livro da série, “No coração da floresta”, acaba de ser lançado pela editora Bertrand Brasil.
A parte gráfica está ótima, adoro essa capa (que por sinal é milhões de vezes mais bonita que a americana!) desde o primeiro dia em que a vi, e com certeza foi ela quem me inspirou, primeiramente, a querer conhecer a história. O título em alto-relevo dourado e o material ser soft touch (aveludado) só deram um charme a mais à beleza dela. A diagramação está ótima, em cada início e em toda divisão dentro do capítulo há uma silhueta de folha, o que tem bastante a ver com a história. A fonte, o tamanho e o espaçamento utilizados estão bons para a leitura e as páginas são amareladas.
Recomendo o livro para quem gosta de histórias de fadas e toda a magia que as acompanha, e também para quem curte a natureza. Também é uma leitura indicada para as pessoas que gostam de fantasia, mas que não tem problemas com uma narrativa mais lenta.
Avaliação






>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11,5 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu tbm amei a capa deste livro, muito linda.
    Não sou muito fã de fadas, e não gosto dessa narrativa lenda, mas se eu ganhar este livro o leio sem problemas.

    Adorei a resenha!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Ja havia lido outra resenha que tb não empolgou a leitora com esse livro , acho a capa linda e o titulo chama a atenção ,mas só isso não vale nada quando a leitura nao empolga né ?? Esse eu não vou acrescentar na minha lista de desejados rs .

    ResponderExcluir
  3. A capa é muito linda. Ainda não li nenhum livro que fale sobre fadas, masi pretendo ler.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Quando eu sobre do lançamento desse livro, fiquei com muita expectativa e é uma pena que a estória não seja tão intensa e interessante quanto pensei que fosse. Quando falta algo a mais no enredo, dá uma sensação de vazio após a leitura.

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  5. Tenho que admitir que ver 3 casinhas (como ao ver 3 estrelinhas no Skoob) me desanima um pouco a me aventurar na história. Sei lá, eu imagino que posso gostar da história, mas que ela provavelmente não vai me prender e me dar aquela necessidade de toda hora pegar no livro para saber o que vai acontecer. Mas a estória me parece interessante, acho que vou confiar na sua recomendação =D

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus que capa maravilhosa *-* Adoro o tema fadas mas acho que o fato da narrativa ser um pouco lenta vai me incomodar um pouco também, mas mesmo assim fiquei curiosa!!Talvez seja uma leitura sem compromisso né!!Bjus

    ResponderExcluir