9 Minutos com Blanda – Fernanda França

Em “9 Minutos com Blanda” conhecemos a protagonista que dá nome ao título, uma mulher que está presa em um relacionamento que não a faz feliz, mas que não vê necessidade de terminar, até que sua mãe e sua sogra resolvem combinar um casamento entre eles, coisa que ela nem imaginou que iria acontecer, muito menos que Max, seu namorado, tinha vontade de casar com ela.
Sem trabalho e morando sozinha com seu gato, Blanda busca um emprego para trabalhar como advogada enquanto vive o relacionamento com seu namorado irresponsável. Tudo muda quando ela conhece um certo gerente de banco, que também é baterista, no meio de uma situação constrangedora. Será que a vida tem que ser só isso ou ela pode buscar a felicidade e viver uma história de amor verdadeiro?
Apesar de esse ser o primeiro livro escrito pela autora, foi o segundo que eu li (o que li antes foi "Malas, Memórias e Marshmallows", clique no título se quiser ler a resenha). Adoro a forma de narrativa de Fernanda, ela sabe como envolver o leitor, criar situações engraçadas a partir de cenas normais que poderiam acontecer com qualquer um, mas que acontecem com grande frequência com Blanda, parece até que a Lei de Murphy foi escrita especialmente para ela. E isso é o que torna a personagem e, consequentemente, o livro super divertidos.
O único ponto negativo na história inteira é o romance, o que infelizmente seria minha parte preferida se desenvolvida de outra forma, já que eu adoro os casais dos livros. Não estou dizendo que não gostei do casal desse, nem que não torci para que os dois ficassem juntos, o problema aqui é que não houve desenvolvimento da história deles. Duas pessoas que se veem seis vezes na vida e trocam meia dúzia de palavras e já são o amor da vida da outro, não me convence. Eu gosto quando há uma interação e o amor surge, principalmente pelo jeito um do outro, que se conhecem com defeitos e qualidades e se gostam mesmo assim, não apenas porque um acha o outro irresistivelmente lindo. Então, se eu pudesse dizer algo para Fernanda seria que aumentasse as cenas do casal e desse mais importância ao crescimento do amor entre eles.
Tirando a parte romântica da história, adorei o livro! O que eu mais gosto desse tipo de literatura é que os personagens são pessoas normais, sem nada de sobrenatural por trás, nem nenhuma coisa impossível se tornando possível. São histórias de gente como a gente, passando por problemas e preocupações parecidos com os que nós, leitores, passamos. E isso nos torna mais próximos da leitura, como se estivéssemos ouvindo sobre o dia de alguma amiga próxima, por exemplo.
Blanda é uma protagonista incrível, muito divertida e eu adorei poder acompanhá-la durante essas páginas. Em diversas cenas me pegava rindo das situações que ela passava, ou até sentia vontade de consolá-la com um papo de amiga quando tudo estava dando errado. Gostei bastante dos personagens secundários como amigos e família, que mesmo não aparecendo tanto, fizeram grande diferença na trama. E preciso comentar que ela tem uma amiga que se chama Talita, que foi citada pouquíssimas vezes, mas ainda assim é legal ver um personagem com meu nome (mesmo que escrito diferente), já que é quase impossível de encontrar em livros, filmes, etc.
Sobre a parte gráfica, a Rai Editora fez um trabalho maravilhoso. Esse livro já havia sido lançado antes, mas com uma capa diferente, e essa nova que a editora produziu é tão linda que dá vontade de ler o livro só de olhá-la! Há alguns elementos que representam alguma coisa relacionada com a história e achei muito legal esse cuidado do capista. A única coisa que pode incomodar algumas pessoas são as páginas brancas, mas o espaçamento está ótimo, a fonte está em um tamanho bem confortável e em cada início de capítulo há ilustrações de estrelinhas.
A leitura é bem rápida e fluida, quando você percebe já está no fim. Recomendo para todas as pessoas que gostam de chick-lits com situações hilárias, personagens cativantes e uma história ótima, e também para todos aqueles que gostam de ler livros de autores nacionais e ter ainda mais orgulho dos escritores brasileiros.
Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11,5 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Tbm adorei a capa, mas não gosto muito do genero chick-lit. Até hoje não consegui ler nada assim. Tenho 2 livros aqui do genero, mas ainda não senti aquela vontade de le-los.

    Adorei a resenha, quem sabe eu consiga ler este neh???

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, AH se eu tivesse tempo de ler todos os livros que quero... *-*
    Uma curiosidade, a autora é brasileira?
    Beijos, to adorando o blog! =D

    ResponderExcluir
  3. Adoro chicklit , e esse parece ser otimo , não gostei da capa , achei estranha , quando lançou malas ,memorias etc... eu participei de varias promos porque queria muito ler o livro,mas acho que esse tem mais haver com meu estilo , gostei da resenha e tb acho que as vezes os autores forçam demais , pelo jeito os protagonistas nao tem muita interação se amam loucamente ,mas blz . Tomara que tenh promo do livro quero muito ler .

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro da autora. Parece legal, pena que o romance entre os dois não ficou muito convincente. Às vezes é bom fugir um pouco dos sobrenaturais.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    *Se você puder fazer uma visita ao meu blog, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  5. Os chick-lits tem espaço garantido na minha estante adoro livros bem humorados que apresentam personagens comuns aqueles que podemos identificar com alguém próximo se não a gente mesmo!!Amei a resenha e me interessei bastante pela historia só acho que o que vai me incomodar um pouco é o romance acho super importante um romance bem desenvolvido trás mais expectativas a historia.Amei a capa!!Tbm amo nacionais e tenho mais orgulho dos nosso autores a cada dia que passa!! =) Bjus

    ResponderExcluir