Finale – Hush, Hush #04 – Becca Fitzpatrick


Antes de começar essa resenha posso afirmar que não há nenhum spoiler, nem dos livros anteriores, então podem continuar lendo sem receio.
Para ler as resenhas de “Sussurro”, “Crescendo” e “Silêncio”, basta clicar nos títulos.
Nos volumes anteriores pudemos conhecer e acompanhar a vida de Nora Grey, uma garota que estuda no ensino médio e mora em uma casa num local mais afastado, já que é a única ligação que possui de seu pai que havia sido assassinado antes de toda essa saga começar. Durante os três livros descobrimos as verdades sobre muitas coisas que estão ao seu redor e sobre o que realmente aconteceu no passado, além de a verdade por trás da identidade de muita gente conhecida ou que ela passa a conhecer. Também aprendemos que há uma guerra iminente entre anjos caídos e nefilins e que Nora é uma peça muito importante nesse jogo. Mas, o mais importante, é que fomos apresentados à Patch, um anjo caído sexy que fez não apenas Nora, mas também muitos leitores, suspirarem.
E mais uma série chega ao fim. Em “Finale”, acompanhamos o que aconteceu logo após o final no livro anterior, com a guerra mais próxima do que nunca antes, e Nora com uma responsabilidade da qual não sabe como escapar. Para isso, ela e Patch precisam bolar um plano e fazer de tudo para que dê certo, isso sabendo que muitos imprevistos ainda irão acontecer até que tudo finalmente termine.
Sei que muita gente não gostou dessa finalização para a série, já eu posso afirmar que curti muito. Até quase o final do livro, eu ficava aflita imaginando o que iria ocorrer em seguida, e a narrativa de Fitzpatrick é sensacional, ela consegue nos prender, sempre incluindo novos acontecimentos e ficamos só pensando em como Nora poderia escapar de tudo o que foi criado pela autora e ainda sair bem daquela história toda. Ainda posso dizer que muitas situações me surpreenderam positivamente durante a trama inteira. Apesar disso tudo, “Finale” não foi meu livro preferido da série, já que “Silêncio”, o terceiro volume, ocupou esse lugar absoluto.
Talvez ainda não tenha caído uma ficha de que no ano que vem não vou ter mais Patch e Nora para eu acompanhar e torcer, mas ainda não estou sentindo como se esse fosse o fim. É ruim mesmo nos despedirmos de algo que gostamos muito e que acompanhamos há anos, mas a série Hush, Hush vai ter sempre um lugarzinho querido em minha memória e no meu coração.
Algumas pessoas vão querer me bater depois do que eu tenho a dizer, mas eu nunca odiei a Nora, acho que tem protagonistas muito piores do que ela por aí, ela pode não ser minha preferida, mas eu gosto bastante dela. Admito, porém, que nesse livro Nora está melhor do que em todos os três volumes anteriores, a personalidade dela acabou evoluindo e ela está mais do que destemida nesse livro, não se deixando intimidar quando problemas ou pessoas que se acham superiores a ela a confrontavam e também não deixando que Patch controlasse sua vida totalmente, chegando até a bater de frente com ele em alguns momentos. Bem girl power mesmo, aprovado!
Nesse desfecho Patch conseguiu me conquistar mais do que em todos os três volumes anteriores juntos, já que ele está mais amoroso do que nunca, mesmo sem deixar aquela sua essência de bad boy para trás, e aquele seu ar sexy cheio de tiradas sedutoras, o que me fez suspirar e agora, admito, querer um Patch para mim também! Hahaha
Mas, nem tudo foi perfeito e acho que a autora deu uma escorregada quando a história estava se aproximando do final. Por um momento achei que poderia não haver guerra e tudo seria em vão, mas existe sim um conflito entre nefilins e anjos caídos, e é aí onde eu acredito que a narrativa se perdeu um pouco. Não posso dar grandes detalhes sobre o que realmente aconteceu, porque obviamente seria um grande spoiler (caso alguém tenha lido o livro e queira falar sobre ele comigo, pode me procurar à vontade!), mas acho que Becca acabou forçando algumas coisas para acabarem da maneira como ela previu. Não concordo com todas as decisões tomadas pela autora, incluindo uma coisa ruim que aconteceu com uma pessoa. Sei que muitos autores gostam, ou sentem a necessidade de fazer algo assim no livro, mas de acordo com as circunstâncias com que isso ocorreu, não fez muito sentido, já que, pelas probabilidades, essa situação deveria ter acontecido com outra(s) pessoa(s).
Outro ponto que não achei legal, pelo contrário, achei bem forçado, foi um segredo sobre a Vee que foi revelado. Não sou, nem nunca fui fã da Vee, ela sim é a verdadeira chata da história, em minha opinião. Tudo bem que nesse volume ela não foi tão ruim assim, mas acho que a autora forçou muito essa novidade.
Anteriormente eu disse que curti muito a Nora nesse livro, mas no final acho que ela deixou a desejar um pouco e foi bem egoísta quando tudo ficou mais ou menos resolvido e esqueceu algumas coisas e pessoas importantes, que só foram citadas depois.
O epílogo também não me convenceu. Na verdade nem sei o motivo de ele existir no livro, já que não acrescenta nada em qualquer coisa que tenha acontecido nesse ou em todos os volumes anteriores, nem dá fundamento para uma nova história que a autora queira escrever, muito menos faz com que o leitor tenha uma despedida melhor da história.
Apesar dos pontos citados acima, Becca nos conduz a um final eletrizante, de tirar o fôlego, e em nenhum momento a narrativa fica cansativa ou parada. Quando você acha que já está tudo resolvido e vai ser levado assim até o final, eis que ela surge com uma novidade que nos deixa apreensivos e cheios de expectativas e ainda consegue fazer com que tudo se encaixe perfeitamente. Com certeza tenho interesse em ler o que mais Becca Fitzpatrick pense em escrever na vida, acredito que, se ela seguir o estilo da série Hush, Hush, será muito bom e bem desenvolvido.
Devido a esses vários acontecimentos, acabei refletindo muito se deveria dar 4 ou 5 casinhas de nota em minha avaliação final. Mas resolvi que vale 5 porque acho que a série teve um fechamento maravilhoso e o livro foi muito bem escrito, afinal de contas. E, se eu comparar com outras séries que dei 4 casinhas na finalização, com certeza Finale vale mais, eu gostaria de dar 4,5 no resultado final, mas como não há notas 0,5 aqui no House of Chick, nada mais justo do que dar a nota máxima.
Adoro o trabalho gráfico que a Intrínseca utilizou na série, as páginas são amarelas, a fonte não é muito grande, mas é a padrão da editora e é confortável para minha leitura. Cada início de capítulo apresenta um número grande na mesma fonte do título na capa e algumas páginas são ilustradas com penas negras. A capa é um caso a parte, muito linda e segue o padrão das anteriores, que também são originais e a textura é diferente e eu gosto muito.
Indico muito essa série para todas as pessoas que gostam de um ótimo sobrenatural jovem adulto e buscam ação, personagens memoráveis, incluindo um personagem masculino de tirar o fôlego, está cansado de triângulos amorosos, querem uma trama bem movimentada e com um pano de fundo muito bem construído. E, já que todos os livros da série já foram lançados aqui no Brasil, indico também para quem fica de saco cheio de esperar um tempão até que a continuação de um livro seja lançado (principalmente em português). Para mim, a série é incrível e com certeza merece uma chance.
 Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. HA!!!! EU quero muito ler este livro!!! *.* Ainda bem que logo, logo ele chega aqui em casa, li a resenha da Gehh do meu blog sobre a série ela tbm não gostou desta morte... quem será heim??? kkkkkk

    Adorei sua resenha!!! Concordo com vc quando disse que a Nora não é sua personagem preferida, mas que vc gosta dela, eu tbm me sinto assim em relação a ela, mas fala a verdade... quem não iria querer um Patch pra si heim???? rsrsrsrsrsrs

    Adorei!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler o ultimo livro dessa série, e finamente descobris qual vai ser o desfecho de Nora e Patch...Também nunca gostei muito da Vee e agora fiquei curiosa sobre a tal revelação..rsrsrs As capas dessa série são maravilhosas!E gosto muito da narrativa da Beca ela envolve mesmo!Vou sentir muitas saudade da série!! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu li apenas o primeiro livro da série e quero muito terminar de lê-la.
    Quando tiver a oportunidade lerei Sussurro novamente, para reformular minha opinião sobre a série, que é boa, mas não sei se tenho uma opinião formada completamente.
    Não sou muito fã de anjos, mas gostei do tipo de anjo de Hush Hush, diferentemente do de Beijada por um Anjo (que achei um saco).

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nem o primeiro da série, mas quero muito ler, pois já vi muitas resenhas interessantes e eu queria poder conhecer a historia melhor, quem sabe ela acabe se tornando uma das minha favoritas, eu adoro historias com anjos e outros seres mágicos, acho que Hush Hush deve ser muito legal.

    ResponderExcluir
  5. Esta é uma série que eu espero ler este ano.Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei o post,porque já li os anteriores e achei interessante a resenha.
    Na expectativa para ler o livro Finale,descobrir o que Becca escreveu e saber como termina essa relação entre Nora e Patch.
    A capa segue a linha das anteriores.
    Realmente o trabalho gráfico que a Intrínseca realizou ficou incrível

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha ,acabei de ler esse livro ontem e amei tb , as capas dessa serie sao uma coisa a parte né ? lindas demais , vou sentir saudades da Nora e do Patch da Vee principalmente rs . Bjus

    ResponderExcluir
  8. Tenho planos de ler o primeiro livro da série para conhecer a história e se gostar, dar continuação com a leitura! :)

    ResponderExcluir
  9. Eu amei♥ esse final, só que: Aconteceu uma coisa que me deixou muito, mais MUITO chateada

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa série, embora não seja minha favorita, acho ela muito boa! Só achei que a história tinha que ter mais Patch, realmente senti falta dele na história e ainda mais nesse quarto livro. Ele não apareceu muito (pelo menos pra mim). E tem outras gafes cometidas pela autora durante a história que me desagradaram, mas que mesmo assim não me fizeram desgostar da série. E a Nora realmente amadureceu durante a série, nesse último volume ela está confiante e corajosa do que nos outros.
    E Patch.... Patch é um dos meus personagens masculinos favoritos. Amo ele!

    ResponderExcluir