Sonhos – The Soul Seekers #01 – Alyson Noël


Em “Sonhos”, primeiro volume da série The Soul Seekers, que terá quatro volumes, mas só há dois lançados lá fora e apenas esse primeiro no Brasil, conhecemos Daire Santos, uma adolescente de 16 anos que é filha de Jennika, uma maquiadora de Hollywood e que, por conta do trabalho da mãe, vive viajando pelo mundo e estudando em casa e, portanto, não cria vínculos com ninguém por muito tempo.
Em uma dessas viagens para acompanhar a mãe em uma gravação no Marrocos, ela tem algumas visões assustadoras com corvos e pessoas brilhantes e o tempo para por um momento, fazendo com que ela tenha um surto. Muitas pessoas viram o que aconteceu e os médicos chegam à conclusão de que ela precisa ser internada em um hospital psiquiátrico.
Até que sua avó Paloma, uma curandeira da cidade de Encantamento, Novo México, e quem ela nunca havia conhecido e nem sabia da existência, entra em contato com sua mãe e fala que pode curá-la com ervas e poções. Tendo que escolher entre enviar sua filha para esse local para viver com a sua avó paterna e ser internada em uma clínica para doentes mentais, ela escolhe a segunda opção e Daire, portanto, vai viver com a avó.
Daire acaba descobrindo que há muito mais por trás de suas visões e de seus sonhos com um certo garoto de olhos azuis-gelo, e precisa aprender a entender seu destino enquanto sua avó a ensina e a treina para cumprir seu papel antes que seja tarde demais.
Confesso que comecei a leitura gostando bastante de tudo o que estava lendo e curiosa para saber o que eram as visões de Daire e como lidar com aquilo, até que chega ao momento da verdade, e não curti a forma como as explicações foram dadas pela avó, depois comecei a gostar mais quando ela enfrenta uma aventura para ajudar Paloma e acho que o final ficou um pouco a desejar, portanto esse foi um livro de altos e baixos.
Acho que as atitudes da personagem a fizeram apresentar uma personalidade fraca, já que ela não era muito de questionar nada e aceitava tudo, mesmo o que tinha dúvidas, sem nenhuma hesitação. Também acho que mudou de ideia muito fácil algumas vezes, portanto não achei que ela tenha passado uma imagem de pessoa confiável.
Também não gostei tanto assim do Dace, o garoto que acaba mexendo com os sentimentos de Daire. Não é que ele seja ruim, ou não seja fofo nem nada do tipo, mas sinto como se não o tivesse conhecido tão bem assim. Uma hora ele era apenas um garoto que ela viu nos seus sonhos e na cidade, na outra ele já era o amor de sua vida, sem tempo para se apaixonar. E quem acompanha minhas resenhas já deve ter percebido que eu gosto quando a gente conhece a história do casal, de como o sentimento surgiu para, assim, se transformarem em um casal queridinho. Já Cade, o gêmeo mal, é um personagem intrigante, e mesmo não gostando dele, quero muito saber o que ele está aprontando e o que vem por aí.
A escrita de Alyson é gostosa de acompanhar, e achei a história toda bem original, nunca tinha lido nada parecido já que foge dos temas vampiro, anjos, fadas, etc., e gostei de como as coisas iam sendo apresentadas e íamos aprendendo devagarzinho sobre a verdadeira identidade de Daire. Mas algumas vezes eu acho que as explicações foram dadas devagar demais, prefiro coisas mais objetivas, e não tão subjetivas a ponto de nada ficar muito claro. Eu ainda não tinha lido nenhum livro da autora, somente um conto, mas gostei da sua narrativa e da história em si. E, apesar de não ter me conquistado totalmente, quero sim ler os outros livros dela e vou continuar acompanhando a série, até porque estou curiosa com o que vai acontecer.
Gostei bastante da movimentação da trama, não ficava muito tempo sem alguma coisa importante acontecer, e acho isso ótimo para não enjoar o leitor e o manter sempre curioso com o que está por vir.
Tem uma parte do livro que eu não sei se foi erro de impressão e ficou faltando uma parte da história, ou se foi uma falta de atenção da autora e da editora original, mas existe uma ponta sem explicações. Em um determinado momento Daire está decidida a ir embora de Encantamento, aí de repente acontece uma situação, o capítulo acaba e já se passaram alguns dias e não há explicações sobre o motivo que a fez mudar de ideia, nem o que a mãe achou de tudo aquilo, tendo em vista que quando ela estava fugindo não havia conseguido entrar em contato com ela.
Também acho que estava acreditando em um tipo diferente de relacionamento entre mãe e filha até certo momento do livro, e depois parece que a mãe é uma megera e que o motivo que a fez deixar a filha ir para Encantamento foi totalmente esquecido.
Um ponto muito positivo é que a história tem base na cultura indígena e dá para perceber que a autora fez bastante pesquisa antes de desenvolver o livro, tudo tem alguma base bem fundamentada e rica em detalhes e achei essa característica bem interessante. E a jornada de Daire para descobrir sobre seu passado e de seus ancestrais para entender e saber como agir, inclusive seu treinamento, tem uma base bem espiritual, ideal para quem gosta de histórias assim.
Outra parte interessante é que antes de começar a contar sobre a vida de Daire, há duas páginas contendo um tipo de guia com o significado dos animais retratados na história, que são guias espirituais.
A parte gráfica está incrível, a Leya manteve a capa original que é linda, há verniz localizado na Daire, nos corvos ao seu redor, e no título, que é em alto relevo. Internamente, o trabalho também está maravilhoso, no início da maioria dos capítulos há desenhos de penas e as páginas são amarelas. Já a fonte está em um tamanho pequeno e pode acabar incomodando algumas pessoas, comigo a leitura fluiu tranquilamente.
Se você curte histórias mais dinâmicas e objetivas, talvez esse não seja um livro que você vá gostar tanto, mas se gosta de narrativas mais lentas, com explicações mais subjetivas e com um toque de espiritualidade, com certeza esse é um título que vai te agradar bastante.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 10 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Gosto muito da escrita da Alyson, e no momento estou lendo a série Os imortais dela.
    Quero muito ler Sonhos, a capa é super linda e a sinopse e sua resenha me fizeram ter mais vontade de ler! hehe
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Alyson mas tenho muita curiosidade todo mundo fala super bem da escrita dela!Confesso que esperava mais desse livro pela sua resenha não gostei muito não realmente altos e baixos demais!E isso as vezes confunde!Gosto do tema espiritualidade e o fato de falar da cultura indígena tbm me agrada!!A capa é maravilhosa talvez eu leia por abordar um tema que eu gosto bastante!!Bjao

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha. Ja li a Série Os Imortais da Alyson e gostei bastante. Mas ainda não li este livro por causa das resenhas que leio sobre ele!!!! kkkkkk Sem contar que não quero mais pegar séries para ler, pelo menos até sair todos os livros, não aguento mais ficar esperando sair a sequencia.

    Bjo^^

    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha achei muito interessante

    ResponderExcluir
  5. Nossa!
    Resenha bem escrita é outra coisa!
    Sinceramente acho que essa é a primeira resenha em que não derrubam a Alison por completo, já vi muita gente dizendo que os seus livros não são bons, que ela se perde demais e etc.
    Mais na sua resenha vi você dizer que a narrativa dela é interessante o que me fez ter curiosidade de ler.
    Talvez esse livro não seja a minha primeira opção de compra, mais depois da sua resenha com certeza vai pra minha lista de desejados!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro os livros da Alyson,gosto muito das histórias dela, mesmo muitas pessoas falando mal da sua escrita. Sonhos com certeza está na minha lista, não só por causa da história, mas porque que ele é escrito pela Alyson.

    ResponderExcluir
  7. Eu nao curto os livros da Alyson Noel...
    Desde que li (tentei i) a série imortais, nao consegui me interessar por nada mais q ela escreve...
    Isso pq eu DETESTEI essa série e parei no 3 (e me esforcei muito pra chegar ate o 3 )

    Nao to dizendo q essa livro seja ruim, mas eu nao sinto nenhuma vontade d ler!!!

    Por sinal, sua resenha esta ótima, é só uma opinião pessoal msm"!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ja tentei ler os livros dessa autora, mas simplesmente a leitra nao fui pra mim, vou tentar com esse livro, quem sabe eu nao consiga (apesar de achar difícil)

    ResponderExcluir
  9. Santos? que sobrenome diferente para uma gringa '-' Só li da autora o primeiro livro da série Imortais, não achei aquilo tudo, mas vou continuar. Acho que quando todos os livros dessa serie forem lançados aqui no Brasil eu tbm adquira.

    ResponderExcluir
  10. Ótima capa,o livro parece ser muito bom ;D Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  11. a resenha esta otima, gostei bastante de tudo que vc escreveu e me chamou atenção a capa e o titulo ! sem duvida quero ler

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sua resenha... mas não gostei muito da historia... Até gostei dos Imortais... mas parei no tres... Adoro a Alyson Noel...mas não curti muito este livro

    ResponderExcluir
  13. O unico livro q ja li dela foi ( para sempre ) da serie imortal... E gostei muito estou em busca de outros livros dela.... Bjos amei!!!

    ResponderExcluir