Sociedade Secreta #03 – Ritos de Primavera – Diana Peterfreund


Essa resenha não apresenta nenhum tipo de spoiler, nem dos livros anteriores, "Rosa e Túmulo" e "Sob a Rosa".
Em “Ritos de Primavera”, acompanhamos a vida de nossa protagonista, Amy Haskel, que está no último ano da faculdade e tentando conseguir alguma vaga de pós-graduação ou um emprego para quando seu ano chegar ao fim. Porém, enquanto ela precisava estar preenchendo formulários, acaba sendo perseguida por uma sociedade rival, já que os membros da Rosa e Túmulo (sua sociedade) fizeram um trote com eles, que estão revidando, mas parece que as atenções estão todas voltadas para Amy.
Nesse meio tempo, ocorre a tão esperada Férias de Primavera, e ela e alguns dos outros membros de sua sociedade vão para uma ilha particular da Rosa e Túmulo, um local paradisíaco onde eles poderão relaxar e se livrar de todo o estresse que estão vivendo. Será?
Aqui no blog nós não publicamos as resenhas dos volumes 01 e 02 dessa série, porque foram lidos há bastante tempo e, consequentemente, não nos lembramos de todos os acontecimentos nem o que sentimos com a leitura quando lemos.
Gosto bastante dessa série, mas com tantos livros na minha lista de leitura, acabei enrolando muito para ler “Ritos de Primavera”, que é o terceiro volume.  De um lado, fiquei super arrependida por ter demorado tanto, já que, como disse antes, adoro a série e poderia ter me deliciado com a história há bastante tempo, mas por outro lado parece que a demora foi o certo a ser feito, já que pude ler os dois últimos livros em sequência, e consequentemente pude acompanhar a vida de Amy por quase 900 páginas direto, e isso foi ótimo.
Estou escrevendo essa resenha depois de ter lido a série inteira (a resenha do último volume vai sair em breve), então posso afirmar que esse terceiro é o melhor livro de todos. Diana soube manter o leitor interessado, e com sua narrativa deliciosa e uma trama sempre bem movimentada, não tem como deixarmos o livro de lado por bastante tempo.
Gosto muito dos personagens, mas confesso que, por ter uma grande quantidade de nomes/apelidos, não consegui gravar todos, e muitos deles eu nem lembrava mais quem eram, se eram homens ou mulheres, muito menos suas personalidades. Acho esse o ponto mais negativo da história, já que eu acabava tendo que olhar uma página que podemos encontrar no começo do livro com seus nomes para tentar me recordar algo sobre o personagem em questão, e em muitas vezes nem isso adiantou.
Também vou confessar que o Poe não era um personagem que eu sentia muita simpatia, mas nesse terceiro volume ele acabou me conquistando levemente, e fiquei feliz de poder acompanhar um pouco mais sobre ele e seus olhos de cor cinza. Ainda não é um personagem pelo qual eu iria suspirar ou me apaixonar, mas admito que ele sabe ter seu charme e gostei muito de como as coisas ficaram resolvidas com ele neste livro.
Adoro a Amy, a acho uma protagonista bem divertida e apoio a maior parte de suas decisões, exceto por uma ou outra, principalmente com uma quase no final desse volume (podem ficar tranquilos que eu não vou dizer o que aconteceu, leiam para saber! Hahaha), que me deu vontade de xingá-la (tá, eu realmente a xinguei, mas isso é só um detalhe! :P). Fora isso, acho que as suas atitudes são bem coniventes com sua idade.
Acho bastante admirável toda a interação de Amy com sua sociedade. As amizades que eles conquistaram ali, as interações entre eles e os bárbaros (pessoas que não pertencem a uma sociedade), e entre os membros de outras sociedades. Também adoro acompanhar os trotes (a parte divertida deles), e os casos amorosos que acabam acontecendo.
Só preciso comentar com vocês a respeito de uma passagem da trama, mas claro que é sem spoilers. “Ele era jovem demais para ver a diferença entre brincadeiras provocativas e realmente perigosas.” Com essa frase nossa protagonista justifica alguns atos cometidos por uma pessoa com 14 anos de idade. Não concordo com ela. Para mim, 14 anos é uma idade suficiente para a pessoa saber o que está fazendo e merece as consequências de seus atos. Com essa idade não é nenhuma criança, pode não ser um adulto, mas está longe de ser tão ingênuo quanto essa frase supõe que o ser seja. E sim, me revoltei em como as coisas foram resolvidas. Não vou comentar mais a fundo sobre isso para não revelar nada, mas precisava desabafar na resenha.
A série “Sociedade Secreta” faz parte do gênero New Adult, e apresenta jovens de vinte e poucos anos frequentando a faculdade, e vivendo experiências de vida e amorosas, incluindo linguagem sexual, mas nada muito explícito.
Em meio a muitas confusões, esse livro apresenta amizade e poder em suas diversas formas, proporcionando ao leitor uma leitura divertida e gostosa de ser acompanhada e com personagens ótimos. Recomendo para todos que gostam do gênero.
 Avaliação



Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 09 FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Eu já li os primeiros, me falta Escolhas de Formatura. Por meio dessa eu confesso que sou apaixonada por essa série.

    Me identifico demais com a Amy, pois sou a atrapalhação em pessoa, embora ela seja fantástica ( e eu nem me ache assim..rs).

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  2. Essa série me deixa curiosa e tô louca pra ter a oportunidade de lê-la! Mas fico me perguntando se parece com Gossip Girl, confesso que não gostei muito de GG e tenho medo de me decepcionar com Sociedade Secreta. Mas só saberei lendo hahahaha.
    A série ta finalizada?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Hortencia! Tudo bem?
      A série está finalizada sim, o quarto e último volume, Escolhas de Formatura, foi lançado no mês passado aqui no Brasil.
      Pode ficar tranquila que essa série não tem nada em comum com Gossip Girl, que eu também já li. =D
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só perguntar! ;}
      Beijos

      Excluir
  3. Ai eu adoro essa série *_* Li os dois primeiros volumes e amei..........
    o segundo volume deixou com um gostinho de quero mais. Ainda não comecei a ler o terceiro volume, mas em breve vou ler, hahaha, só to precisando achar um tempinho.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ain estou tão curiosa pra ler essa série!!Todas as resenhas são super positivas...Me parece bem envolvente!!Espero ler em breve apesar que pelos comentários que vejo por ai os livros são meio caros!!Mas vou me programar e comprar todos!!Ótima resenha!!Bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu já li a série há um tempão(grupos de traduções no tempo do orkut :p)! Fui loucamente apaixonada pelo Puck, e achei um absurdo como/com quem ele terminou no 4º livro. u.ú
    Poe foi um relacionamento de amor/ódio até que na metade do 2º livro eu já tava caindo por ele.
    Os apelidos realmente deixavam a minha mente perdidinha e teve momento que eu nem queria mais procurar quem era quem e saber logo o que deu com a Amy(Bugaboo?kkk não lembro u.u').
    Por meio desta, eu confesso: Sociedade Secreta sempre será uma das minhas séries favoritas!!! <3

    ResponderExcluir
  6. Sempre que vejo algum livro dessa série eu penso ah quero começar a lê-la + nunca que vi o primeiro em promo ou sequer aparece por ai...Deixa eu espiar o preço...É 47,00 reais e ainda só na livraria da Travessa ou seja ainda vai demorar para eu ler =/

    Boa Resenha Tatha, esse negócio de sociedade mesmo que apenas de irmandade de facul é bem legal!

    Bom Domingo!!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu nao li nenhum livro dessa série e confesso que nem lembro dos anteriores, nao foi um dos livros q marcaram pra eu sentir vontade d ler depois..
    No inicio da sua resenha, achei q fosse uma estória meio bobinha e tals, mas conforme fui lendo achei bastante interessante e me agradou, comecei a ver com outros olhos o livro..
    Acho q eu vou curtir e vou procurar os livros anteriores pra lembrar quais sao...
    Meus Deus, a minha lista nao para d crescer...rs

    bjinhooos

    ResponderExcluir
  8. Essa é mais uma das séries que eu ainda não conheço, mas o enredo me parece bem interessante. O problema é ir atrás dos primeiros livros para começar tudo ... vamos ver se consigo uma oportunidade para fazer isso, porque a história me chamou bastante a atenção.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, só tinha visto uma resenha do primeiro volume dessa série, e não me interessei. Continuo com a mesma opinião. Sei lá, não me atraiu.

    E eu concordo, é claro que uma pessoa de 14 anos tem plena consciência do que faz.

    Sobre os muitos personagens, não sei porque as pessoas fazem isso... hehe... só servem pra confundir a nossa cabeça mesmo. Fico muito mais feliz com uma história com menos personagens, mas que me permita conhecer todos profundamente.

    ResponderExcluir
  10. Há muito tempo eu li o primeiro livro da série, nem sabia que tinha continuação... não prendeu muito minha atenção, um livro apenas para uma leitura simples, sem releituras...

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro e série bem tranquilo, mais pra adolescente. Não me chamou muito a atenção.
    beijos,

    Luciana M.

    ResponderExcluir
  12. Adoro histórias que envolvem sociedade e conspiração, essa não é a primeira resenha que leio desse livro....e me conquistou completamente. Vou fazer uma busca pelos preços, e aguardar até conseguir uma boa promoção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda nao tive oportunidade de ler os livros desta serie, porem a cada resenha que lio fico encantada com ela. Acho as capas tao bonitinhas.

    ResponderExcluir