Review: Filme Meu Namorado é um Zumbi


Ontem tive o prazer de assistir a primeira sessão no Brasil do filme Meu Namorado é um Zumbi, adaptação do livro Sangue Quente, do autor Isaac Marion. Foi uma pré-estreia fechada com convidados da Paris Filmes junto a diversos blogs, regada a pipoca e coca cola rs.
Vamos ao que achei... É sempre complicado falar de uma adaptação de livro para os cinemas, não há como abarcar tudo que estão nas páginas em um filme, mas me baseando nas adaptações bem sucedidas diria que em termos de fidelidade a película foi bastante similar a obra, com uma ressalva que direi mais tarde.
Para quem não conhece a história, ela é uma distopia, o mundo no futuro está destruído e invadido por zumbis, poucos humanos sobreviveram. R. é um zumbi que mora em um aeroporto abandonado com outros zumbis, seus dias são iguais, sem grandes aventuras. Ele não se lembra de quem foi, seu nome ou qualquer coisa sobre sua vida. Até que em uma caçada ele conhece Julie, depois de impedir que seus colegas zumbis a matem.
R. leva Julie ao aeroporto e passa a protegê-la, ao mesmo tempo em que percebe que ele está diferente, algo está mudando, algo o impede de matá-la, por que? E para completar, depois de se alimentar do cérebro do namorado de Julie, passa a ter visões sobre a vida deste além do costume (é normal para os zumbis ter flashs da vida do dono do cérebro ao comer estes).
O diretor foi feliz ao escolher o ator de R., ele é um menino um tanto estranho que logo não precisou se esforçar tanto para parecer um zumbi confuso rs! A atriz que faz Julie também está legal no papel, mas ela me trouxe muitas lembranças da interpretação de Kristen para Bella, não quer dizer que ela não seja boa, apenas que me lembrou ela, mesmo porque a personagem Julie tem muita mais atitude do que a Bella um dia sonhou em ter.
Quanto a fotografia, estava adequada ao enredo apocalíptico, cenas com toque azulado, utilizadas muitas vezes em filmes de suspense/terror. Esse detalhe fica mais evidente quando as cenas do mundo normal surgem ao longo do filme, estas são fortes e vibrantes, explorando a vida que existia.
Os cenários ficaram bem interessantes, o aeroporto abandonado, as cidades depredadas e o que restou da cidade citiada pelos muros, mas devo dizer que pela descrição do livro imaginava a população morando dentro do estádio e em residências mais precárias. A casa de Julie é uma mansão dos sonhos!
A maquiagem não era exagerada, seguia os padrões zumbi, mas acentuava um detalhe, aqueles seres não eram exatamente os zumbis que aparecem em The Walking Dead ou Resident Evil (nem sequer os chamados esqueletos, que eram zumbis consumidos, que se tornavam seres cadavéricos).
Agora pensem comigo, segundo o dicionário michaelis estar morto significa: Que morreu; defunto, falecido; Que deixou de existir. Logo os zumbis são seres nesse estado, onde seu corpo físico está em apodrecimento. O que um dia estragou não pode voltar a ser saudável, e esse é um aspecto estranho do livro/filme e que tem uma resolução muito fantasiosa, que continua não me convencendo, mesmo eu sendo adepta da alta fantasia.

Mas porque estou falando disso? Porque o filme me permitiu crer que embora o nome zumbi seja atribuído aos seres que aparecem, não se tratam de zumbis, não os que nós conhecemos como zumbis. E minha crítica ao filme surge aqui: no livro fica claro que o estado deteriorado que os seres humanos chegaram se devia a um comportamento que estes tinham, tanto de pensamentos quanto de ações, e em outras palavras o autor critica o modo de vida da nossa sociedade capitalista. Então uma vez que isso muda dentro dos 'zumbis', eles começam a mudar fisicamente também. Mas essa crítica se perdeu no filme, não fica clara. A ênfase é dada no casal, como se apenas o amor que sentiam que despertasse isso neles. Logo, o filme perdeu uma densidade e uma profundidade que poderia ter.
Outro aspecto que não gostei foi o título do filme, que ficou muito forçado, Julie não namora com ele ao longo do filme, a viagem é outra. É R. descobrindo a humanidade novamente e ela acompanhando isso, e pensando em como mudar as regras do mundo em que vive. A relação deles existe, floresce, mas não podia ser o título. Sangue Quente é bem mais apropriado e fiel.
Com cenas muitas engraçadas, uma trilha sonora interessante e uma história de amor improvável Meu namorado é um Zumbi é um filme que vale o ingresso. Diverte, entretém e faz o que promete.

Avaliação






A Paris Filmes, através da simpaticíssima Renata, nos cedeu um pôster do filme e dois bottons  para fazermos um sorteio para vocês. Vejam a foto dos prêmios abaixo!

Prêmios
- Pôster do filme
- 2 Bottons do filme
Ganhadores
Serão dois ganhadores. O primeiro sorteado ganha um kit contendo o pôster + botton, e o segundo sorteado ganha um botton.
Regras
- O sorteio será realizado pelo Rafflecopter e as regras se encontram no mesmo. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail houseofchick@gmail.com

- Os sorteados deverão ter endereço de entrega no Brasil.

a Rafflecopter giveaway

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 10 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Nossa! Estou super curiosa para ler o livro, mas acho que não vou resistir e vou ver o filme primeiro. Você me deixou com muita inveja, já que quero muito ver este filme. Estou super curiosa. Torcendo para ganhar o botton do filme.

    ResponderExcluir
  2. Minha prima já tinha me falado desse livro e eu achei bem legal quando ela me falou sobre ele e agora realmente to lendo no seu post e que fez eu me interessar pela história ... eu adoro um romance kkk Já vi ate o post no cinema e assim que vi falei logo pro meu pai " vou assistir esse filme ! " ótimo post !

    ResponderExcluir
  3. Tô doida pra ver esse filme comprei o livro mais ainda não tive tempo de ler o jeito vai ser ver o filme antes de ler o livro ;/

    ResponderExcluir
  4. Estou com muita vontade de ver o filme.
    Apesar de a tradução do título não ter sido a melhor - aliás, ficou péssima - ainda estou muito curiosa.
    Não li o livro ainda e não sei quando será possível ler mas também quero muito.
    Achei ótimo você ter mencionado sobre o que não gostou, pois até pelo trailer dá para ver que dão foco total ao casal.

    Enfim, adorei sua review.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou mega curiosa para ver o filme. Eu não gostei nem um pouco do titulo do filme, podia mesmo ser Sangue Quente, seria bem melhor. Também acho que o ator que interpretou o R. é estranho por natureza.
    Adorei a sua Review, realmente ficou muito boa.
    Beijos,
    Joyce - Movidos por palavras
    http://movidosporpalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei o livro e confesso que estou com medo de assistir ao filme.

    Adorei seu comentario, me deixou mais segura para poder assisti-lo!!

    Bjo^^

    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que estou bem curiosa pra ver o filme mesmo sem nem ao menos ter lido o livro ainda!!!Dos trailers que eu já vi o filme parece mesmo bem humorado gosto disso mesmo que ele acabe meio que viajando na historia um pouco!!Não vejo a hora de assisti-lo!!Bjus

    ResponderExcluir
  8. Quero ver logo o filme, deve ser aterrorizante, mas eu adoro terror!

    ResponderExcluir
  9. Eu to com muitaaaa vontade d ver esse filme... vi o trailer e acho q vou curtir muito a estória...
    nao sabia q era baseado em um livro, sempre vi esse livro por ai, mas nunca tinha me interessado em ler... agora eu to com vontade!!! :D

    ResponderExcluir
  10. nunca tinha ouvido falar, adorei demais, quero ve demais, parece ser lindinho !

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho e li já "Sangue Quente" amo o personagem R agora fiquei com vontade de ver o filme...hauahuahua
    E realmente o nome do fime tinha que ser o mesmo do livro!

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente o nomeziho feio "Meu namorado e um zumbi" é muito seção da tarde! Enfim Quero assistir o filme e ler o livro,

    ResponderExcluir
  13. adorei o trailer do filme, quero assistir logoo!

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro ainda, fica apenas me perguntando o porque de mudarem o nome! ficou no minimo estranho! hmm.

    hey, selinho no blog para vcs!!
    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2013/01/selo-premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  15. O livro é maravilhoso, um dos poucos que mexeu comigo, to super ansiosa para ver o filme!!

    ResponderExcluir
  16. Eu li o livro e achei bem legal, agora quero assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  17. Aaaah louca para ver o filme!
    Participando xx

    ResponderExcluir
  18. Eu amei o livro e estou super ansiosa para assistir o filme *--*

    Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Li o livro no finalzinho do ano passado, e estou doida para ver o filme. Pena que os caras estragaram um pouco ele né u.u

    ResponderExcluir
  20. Bom, ainda náo li o livro, mas tö doida pra ler e assistir o filme! *-*

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li o livro
    Mais to doida pra ler e ver o filme =)

    ResponderExcluir
  22. Que chique ser convidada pra pré estreia hein, deve ter sido legal, eu ainda não li o livro mas quero fazer isso em breve

    bjos

    ResponderExcluir
  23. achei o Nicholas Hoult simplesmente PERFEITO para o papel!
    achei que tinha sido só eu a lembrar da Kristen HAHAHAHAHA
    foi bem surreal a Julie morando num "palácio" enquanto tinha gente sem teto por lá nessa parte o filme viajou! mas acho que eles quiseram dar um ar de Romeu e Julieta na cena da sacada
    odiei o nome do filme! tava mais pra o "zumbi que matou meu namorado" do que "meu namorado é um zumbi"
    o filme perdeu a essencia da historia! mts que só assistirão vão achar o filme uma palhaçada pq como assim a carne morta se torna viva novamente??
    achei o final mt "disney", felizes para sempre, prefiro o final do livro que é meio triste(para Julie) e feliz ao msm tempo
    mesmo tendo varios ponto negativos (como cortes de cenas que eu adorei) eu consegui gostar muito do filme! mas o livro continua sendo meu favorito <3

    Thamires Perrone (raffle)

    ResponderExcluir
  24. achei que deve ser divertido e surpreendente, quero muito assisti !

    ResponderExcluir