O Atlas do Amor – Laurie Frankel


Em “O Atlas do Amor” acompanhamos as vidas de três mulheres, Janey, Katie e Jill, que, apesar de serem bem diferentes entre si, são muito amigas. Tudo começou quando Janey conheceu Jill na noite antes de começarem a pós-graduação e depois a amizade entre elas acabou surgindo. Mais para frente um pouco, meio sem querer, Katie acaba entrando na vida delas também e a amizade entre as três vai se fortalecendo cada vez mais. Tudo estava indo muito bem apesar do grande cansaço entre ter aulas e dar aulas e ter que finalizar muitas monografias.
Até que, um dia, Jill descobre que está grávida e seu namorado percebe que não está preparado para deixar sua liberdade de lado para ser pai. Eles acabam se separando e ela fica sem ele para ajudá-la com um bebê enquanto trabalha e estuda. É aí que Janey surge com um plano que pode dar certo: as três, que até então moravam sozinhas, se mudam juntas para uma casa para dividir as contas e os horários para, assim, poderem cuidar do bebê quando ele nascer e ainda continuar estudando e trabalhando normalmente.
Essa ideia poderia dar certo e por um tempo realmente dá, mas a vida é muito mais do que podemos esperar dela e muitos acontecimentos acabam complicando tudo, como acontece com todo mundo em algum momento.
Gostei bastante dessa leitura e a narrativa da autora é gostosa de ser acompanhada, mas ela mantém um ritmo bem lento. Se você não gosta desse tipo de narrativa, isso pode acabar incomodando. Mas, para as pessoas que não ligam ou que gostam, esse título é uma ótima indicação.
Das três protagonistas, Janey, que também é quem narra a história, é a minha preferida de longe. Gosto muito de sua visão sobre as coisas, e poder ver como ela realmente pensa, antes mesmo de agir, saber seus medos e angústias e também o que a faz bem, foi muito legal, principalmente por ela não ser uma pessoa que goste de confusões, então evita dizer muito do que está sentindo.
No começo Katie não era uma personagem que eu tivesse tanto carinho, talvez por ela ser tão diferente de mim e ter uma visão bem fechada sobre certos assuntos, principalmente por conta de sua religião, já que ela é mórmon. Depois de um tempo acabei curtindo bastante a personagem, mas ainda continuo não concordando com diversas de suas opiniões.
Para finalizar tem a Jill, que é a mãe do bebê, e de quem eu comecei gostando, mas depois de um tempo não consegui mais ter simpatia por ela. Não gostei de diversas de suas ações e o modo como ela se comportou quando os problemas ficaram grandes demais. Não estou julgando ninguém aqui, simplesmente não concordo com sua maneira de agir e passei a desgostar dela.
Durante a história também conhecemos outros personagens incríveis, que acabaram fazendo diferença na vida das protagonistas de uma maneira ou de outra. Como destaque temos o bebê Atlas, a avó de Janey e Ethan, um homem que entra na vida delas e faz diferença de uma forma positiva.
A leitura proporcionou uma mudança de sentimentos muito grande em mim, em alguns momentos estava com um sorriso estampado no rosto, em outras as lágrimas surgiam e não conseguia segurá-las. E, em meio a um grande turbilhão de emoções, a trama é desenvolvida de uma maneira que prende o leitor mesmo que não haja grandes acontecimentos com frequência.
Essa não é uma família tradicional, e a base dela é nada menos do que a amizade, mas nem por isso deixa de ter sua importância e ser recheada de amor, que é o sentimento mais bonito existente, em minha opinião. Tem um quote no livro que é o resumo dessa linda história:
“Esta jornada começa com amizade e termina com amizade.”
O trabalho gráfico está ótimo. A capa que a editora Paralela criou está incrível, muito linda e tem bastante a ver com a história, fiquei muito contente que eles tenham mudado a original, que não era assim tão bonita, para criar essa. O título está em baixo relevo e adorei! A lombada também segue o padrão da capa e fica fofa na estante. A diagramação é simples, a fonte tem um bom tamanho e o espaçamento entre frases deixou a minha leitura confortável.
Indico “O Atlas do Amor” para todos aqueles que buscam uma história emocionante que tem o poder de tocar o leitor de uma forma gostosa de se acompanhar e onde podemos ver o amor e a amizade caminhando lado a lado.
Para finalizar, deixo aqui uma passagem do livro que eu achei linda e verdadeira, e que gostaria de compartilhar com vocês.
“O amor vence no final, porque é assim que os finais têm que ser. É assim que sabemos que chegamos ao final, pelo menos por um momento – quando reencontramos o amor.
Você o recupera, ou ele – eles – recuperam você. É por isso que tantos livros
terminam com casamentos. Não porque um casamento seja um fim em si mesmo,
 mas porque é difícil continuar a história depois de tanto amor.”


Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 10 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Ha!!! Que lindo!!! Adorei a resenha!!! Quero ler este livro!!!

    Parabéns!!

    bjo^^

    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei o Quote do final!!Que delicia de história! *-* A amizade é um dos sentimentos mais raros hoje em dia amigos verdadeiros simplesmente estão em extinção..Fiquei com muita vontade de ler não conhecia o livro!!A resenha está demais passa exatamente oq se passa nas paginas e isso me empolgou bastante!!Parabéns!!Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha me lembrado da capa, mas lendo essa resenha acho que já ouvi falar sobre esse livro. Acho que vou ler esse livro sim, parece ser lindo gente. O quote final que vc escolheu é lindo demais *-*

    ResponderExcluir
  4. Que linda e fofa essa capaaaa!!!
    Eu adorei!!!

    Fiquei com muita vontade d ler esse livr, assim como acontece com varios q vcs postam aqui!!!

    Adoreiiiiiiiii o trecho!! *-----*

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. A estoria até parece legal mas no momento não estou com vontade de ler, essas amigas são legais né decidir ajudar a cuidar de um bebe é uma decisão entanto

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Acho que leria esse livro sem problema parece ter uma narrativa interessante!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha... a capa é muito fofa... quero muito ler a história parece ser muito bonita e emocionante... adorei a citação...muito linda

    ResponderExcluir
  8. lindinho, gostei muito da capa e da resenha, fiquei doida por ele, parabens pelo bom trabalho

    ResponderExcluir
  9. achei muito fofo esse livro , gostei muito ! a resenha ficou perfeita

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei a resenha, estou super curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir