Nada é para sempre / Noite das Garotas – Ali Cronin


Antes de começar com a resenha de “Nada é para sempre”, preciso comentar, para caso alguém queira ler primeiro, que ao final desse post eu fiz um breve comentário do conto “Noite das Garotas”, que na verdade é o volume 0.5 dessa série.
Em “Nada é para sempre”, primeiro volume da série Garota <3 Garoto, conhecemos a protagonista Sarah e seu grupo de amigos que se conhecem desde a infância, e que agora estão no último ano do ensino médio quase entrando na faculdade.
Ela sempre foi considerada a boazinha, e até mesmo careta por ser a única do grupo ainda virgem. Até que, em uma viagem à Barcelona durante as férias, ela conhece um garoto mais velho que já está na faculdade, eles ficam juntos e ela finalmente perde sua virgindade. Ela logo passa a ter sentimentos mais fortes por ele, e quer manter o relacionamento à distância. Depois de várias mensagens e telefonemas que demoram bastante para serem respondidos e retornados, eles acabam se encontrando e, sempre que estão juntos, Sarah sente que eles têm algo especial, mesmo que todos os seus amigos não estejam muito certos de que isso seja verdade.
Sei que Sarah está vivendo seu primeiro amor, e que ilusões são muito comuns nesse caso, mas a forma como ela vivenciou isso, suas ideias e ações infelizmente me incomodaram demais. Não consigo gostar de protagonistas que não se dão valor, que deixam suas felicidades nas mãos do garoto/homem, até contra seus amigos de toda a vida. Cadê o amor próprio? E onde foi parar o girl power? Simplesmente não concordo com nenhuma das atitudes e dos pensamentos de Sarah e, consequentemente, sendo ela a narradora não gostei do livro. Ainda mais porque ele nunca tentou enganá-la fingindo que gostava dela ou que queria algo sério com ela, eu até o achei bem transparente nesse sentido, então ela não poderia nem culpá-lo, como se tivesse sendo enganada por ele, na verdade ela estava era enganando a si própria. Por outro lado, há uma visão positiva nos acontecimentos desse livro, já que pode fazer com que algumas meninas que estejam passando pela mesma situação, possam olhá-la com outros olhos.
Veja bem, não estou falando que a narrativa da autora seja ruim ou qualquer coisa do tipo, inclusive se o leitor gosta ou pelo menos tolera protagonistas assim, vai poder curtir mais a história do que eu. E, como cada volume dessa série é uma história individual, com um protagonista diferente, eu tenho vontade de ler os próximos livros sim, e se tiver a oportunidade, lerei. Inclusive porque a autora sabe conduzir muito bem a narrativa e os fatos encontrados durante a história, tudo de uma forma bem realista.
Tirando Sarah, que, aliás, eu estava gostando antes do tal garoto aparecer em sua vida, eu gostei dos outros personagens, seus melhores amigos, as meninas Ashley (minha preferida, já que o tipo de sua personalidade geralmente vive histórias com uma lição que eu gosto de ler), Cass, Donna, e os meninos, Jack, Rich e Ollie. E adorava quando todos se juntavam e a interação entre eles, que foram as melhores partes do livro. A autora soube introduzir as personalidades de cada um deles, e criou o início de suas histórias, para serem desenvolvidas nos volumes individuais de cada um, o que achei bem interessante porque dá para imaginar o que vem por aí e acaba despertando a curiosidade no leitor.
Se você está esperando por algo mais picante, cheio de cenas de sexo detalhadas, não é isso que você vai encontrar. Sim, tem cenas mais quentes, e algumas descrições, mas não é nada demais, só não é tão inibido como em alguns outros livros do estilo.
Sobre a parte gráfica, eu não gosto muito da capa, mas o trabalho de impressão está incrível, como é normal na Editora Seguinte. A capa é em soft touch (aquela aveludada), e eu gostei bastante do jogo de tons de rosas utilizado, e a lombada está super fofa. Em cada início de capítulo há um desenho de um coração, e a fonte está ótima para a leitura, com um ótimo espaçamento entre letras e frases.
A Editora Seguinte já anunciou os títulos e as previsões de lançamento dos próximos volumes da série, o conto 1.5 Fotos e Flashbacks e o segundo volume Dizem por aí tem previsão para março de 2013, o terceiro volume Três é Demais para julho de 2013, o quarto volume Lições de Amor para novembro de 2013, o quinto e o sexto, A Garota Certa e Eu e Você, respectivamente, para 2014.
Noite das Garotas – Garota <3 Garoto #0,5
Como comentei no começo da resenha, deixei para fazer um pequeno comentário sobre esse conto de 18 páginas, que é como uma breve introdução a serie, no final do post.
“Noite das Garotas” nada mais é do que uma introdução às personagens femininas da série. Ele é narrado pela protagonista do primeiro volume, Sarah, e a história é desenvolvida em, como o título sugere, uma noite em que as meninas passam juntas para conversar sobre suas vidas e claro, garotos, enquanto se preparam para assistir a filmes.
A versão impressa do conto está bem legal, é como se fosse aqueles livretos de primeiro capítulo que as editoras distribuem, e as páginas são amarelas e de alta qualidade. E ele é do tamanho do livro, então se quiser deixar junto na estante, fica legal.
Quem tiver interesse, pode fazer o download gratuito dele no site da Editora Seguinte, AQUI.
Recomendo a série se você procura algo menos morno, mas não muito picante, com protagonistas divertidos (tirando Sarah depois de cismar o garoto) e com um pano de fundo bem próximo à realidade e que poderia acontecer com qualquer um.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 10 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Hm... Esse livro é "meio hot"? Foi isso que entendi? rs. Bom, a capa não me passa essa imagem, nem o título da série e nem o título do livro.
    Confesso que me interessei... Gosto de livros assim, mas esse fato da protagonista pode me incomodar também.
    Gostei da resenha! :D

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exatamente, eu li e mostra hot sim, mas não é focado nisso.

      Excluir
  2. Achei a capa interessante...
    A estória parece boa, mas nao me despertou muita curiosidade...
    Ainda mais com uma protagonista que pode me fadigar!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Depois que recebi o livreto de Noite das garotas e o li, fiquei com mais vontade ainda de ler Nada é para sempre :D
    Pena que você não gostou tanto :/
    Eu me interessei bastante pela história!
    E a capa eu achei super linda *o*
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. achei a capa belissima, quero tanto ler eles!

    ResponderExcluir
  5. Amei a capa ta linda mesmo!!Tbm odeio protagonista que ficam se arrastando para os devidos garotos.. =S Poxa se toca e vai ser feliz *-* rsrs Confesso que desanimei um pouco pra ler em saber que ela é meio irritante!!Mas acho que lerei por curiosidade rsrs mas não esta no top da minha lista não!!rsrs Bjus

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Suzi quando ela disse: "odeio protagonista que ficam se arrastando para os devidos garotos.. =S Poxa se toca e vai ser feliz *-* " Isso me irrita demais, mas não me desanimou a ler o livro não, é um gênero que eu curto mais, e eu acabo dando mais chances. rsrs.

    Beijos, Belle.

    ResponderExcluir
  7. Tbm não gosto das protagonistas que sentem pena de si mesmas... acho que os autores, deveriam parar de escrever protagonistas assim, a mulher de hoje está muito mais forte e independente.

    Adorei sua resenha, dei umas boas risadas, mas não é um livro que eu leria. Adorei a capa (ainda mais depois que vc falou do veludo!!! rsrsrsrsrs).

    Bjo^^
    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom já pude perceber que este livro faz parte de uma serie e eu particularmente estou fugindo de series. A capa é muito bonita, mas não gostei da história.

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler esses livros, mas atualmente tento (só tento) fugir de series, gosto das capas desses livros.

    ResponderExcluir
  10. Li a resenha e não me agradou muito o livro não, to cansada de histórias assim u.u Não aguento mais KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. achei muito bonita a capa um disigne bonito bem curioso, a resenha ficou muito boa tenho vontade de ler essa serie !

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa bonita... mas não é o tipo de historia que eu gosto de ler... quando eu começo a antipatizar muito o personagem , que começa e mimimi eu largo...não tenho paciencia

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que li o livro da Sarah com toda preguiça do mundo, o da Cass também, o namorado dela era um ser insuportável e abusivo demais, adorei os livros da Ashley e o da Donna (meus preferidos, compensam o tanto de Girl Power que faltou nos primeiros kjkkkk)

    ResponderExcluir