Estilhaça-me – Tahereh Mafi


Juliette Ferrars tem apenas dezessete anos, mas nunca teve um amigo com quem conversasse. Seus pais a culpavam por ter arruinado a vida deles. As outras crianças não se aproximavam dela na escola. Todos mantinham distância, mas alguns a maltratavam, verbalmente ou fisicamente – chutando-a e atirando pedras nela.  O motivo? Eles foram avisados para não se aproximarem da garota, por isso pensavam que ela era uma aberração, mesmo não sabendo o que a tornava perigosa. O que fazia dela uma ameaça era sua maldição seu poder: matar uma pessoa com um simples toque.
“Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com as personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricado por meio da ficção.” Pág. 65 - 66
Um acidente faz com que os dias de liberdade de Juliette terminem. Ninguém se preocupa em ouvir a versão dela sobre o acontecido e seus pais não hesitam ao entregá-la para as autoridades. São três anos de tentativas frustradas de descobrir o que ela tem de tão errado. Até que eles desistem e simplesmente a aprisionam em um espaço reservado para “doentes mentais”.           
A sociedade na qual se passa a história é um mundo em caos. Os pássaros não voam mais. Existem poucos animais e plantas – a maior parte delas envenenada.  Comida, água e eletricidade são luxos que poucos possuem. O abuso para com a natureza finalmente trouxe consequências. É um mundo sem esperanças, comandado pelo “Restabelecimento”, grupo que prometeu consertar as coisas para assumir o poder.
O Restabelecimento não tenta recuperar os indivíduos problemáticos, apenas se livra deles. Tudo o que atrapalha o “avanço” é descartado. A sociedade parece paralisada diante desse mundo sem perspectiva de futuro, mas nem todos estão assim, alguns pretendem lutar e se preparam para isso.
“Estilhaça-me” foi uma leitura que me surpreendeu. Não possuía altas expectativas para o livro, mas aos poucos a história e a linguagem me prenderam, de forma que se tornou muito difícil abandonar minha leitura para fazer outras coisas.
As características da linguagem da escritora Tahereh Mafi me causaram certo desconforto no início, mas aos poucos tornaram a história mais interessante. O livro é narrado em primeira pessoa por Juliette. A narrativa é repleta de metáforas, com repetição de palavras como “muito muito muito” sem o uso de vírgulas, a aparição constante de uma mesma frase – sinal de que aquela é uma ideia fixa – e o uso do efeito tachado em várias frases e palavras fizeram com que o fluxo de pensamento da protagonista, e as diversas dúvidas que fazem parte dele, fosse melhor compreendido. Em alguns momentos, me senti como se estivesse realmente dentro da cabeça atormentada de Juliette.
Suas mãos sobre meu corpo suas mãos sobre meu corpo suas mãos sobre meu corpoPág. 242
Os personagens são outro fator que me fez gostar do livro. Apesar de ter passado por diversas situações ruins, Juliette é uma protagonista forte. Mesmo tendo que lidar com seus estranhos poderes e com sua mente às vezes confusa, a garota não foge da luta, é leal, corajosa e, apesar de todo sofrimento que lhe foi imposto, se nega a machucar um inocente.
Adam Kent, o mocinho da história, também me conquistou. Fazia tempo que eu não gostava tanto assim de um personagem. Além de lindo, Adam é um ser humano admirável. O vilão também possui seus encantos, que não são apenas físicos. Warner é um paradoxo ambulante, capaz de uma gentileza surpreendente e de uma crueldade assustadora momentos depois.
“- Você é o único que sempre se importou – Meus olhos se enchem de lágrimas e eu pisco para contê-las e sinto o fogo na garganta e tudo tudo tudo dói.” Pág. 196
Outros bons personagens aparecem mais para o final da trama, que é uma boa junção de romance e ação. O final não me surpreendeu tanto, mas me agradou muito. Da mesma forma, me deixou louca pela continuação. Há um bom tempo não fico tão animada e ansiosa pelo segundo volume de uma série. Espero que a escritora não perca os rumos no próximo livro, pois “Estilhaça-me” tem muito potencial. Não vou adiantar mais detalhes, mas esse é o tipo de história que eu sempre quis ver nos livros.
Resumindo, recomendo muito muito muito esse livro e espero que vocês gostem tanto da história quanto eu.
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 10 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Danielle! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! De repente eu posso gostar do livro, parece legal, mas acho a capa tão exagerada! rs... Ah, e o resultado do top comentarista?

    beijos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Estou tão ansiosa pra ler esse livro! Tenho certeza que vou gostar.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  4. Sou doida pra ler esse livro desde de que foi lançado mas ainda não tive a oportunidade!!A historia de uma pessoas que esta presa em um hospital pra doentes mentais num mundo meio que acabando, meio bagunçado faz com que o livro fique ainda mais envolvente e emocionante!!O que me deixou mais feliz ainda foi de saber que tem uma pitada de romance oq deixa um pouco a historia um pouco mais leve!! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Desde que o livro saiu, tendo lido resenhas bem positivas, e sempre ficou na expectativa de ler qualquer dia, quem sabe esse ano =D. Foi ótima a resenha, espero gostar quando der também =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Meu Deeeeeeus, que resenha, hein?!
    Eu não tenho tanta expectativa para esse livro porque não curto muito distopia, mas amei a sua resenha e me impeliu a ir em frente com a leitura em breve...

    Um beijo,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha!
    Adoro uma distopia e sei que vou adorar este livro. Ele já está nos meus desejados a muito tempo!
    Amo está capa!

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis ler esse livro..

    Tanta gente fala tao bem q minha vontade só aumenta!!!

    Fiquei feliz pq troquei um livro que nao queria tanto por ele e espero ler logooo!!! acho q fiz uma ótima aquisiçao!!

    e eu adoro a capa!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro desde o dia em que foi divulgada a capa! hehe
    Ela é muito linnda e deixa qualquer um com vontade de ler não é?
    E a história também parece ser muito interessante!
    Quero muito ler <3 hehe
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. quero ler demais, ele parece ser curioso demais!

    ResponderExcluir
  11. Eu julgo um livro pela capa, bem, na verdade não é isso. Mas é um dos fatores que me levam a comprar um livro. Lembro que quando o vi na livraria pela primeira vez fiquei impressionada em como era um livro lindo, lembro de ter pego e lido a sinopse e logo a vontade de ler aumentou. Depois da resenha, com certeza continuarei com ele na lista. :D

    Beijos, Belle

    ResponderExcluir
  12. Danielle do céu!!!! kkkkkk Adorei sua resenha!!!! Eu ganhei este livro no natal, e estou doida para le-lo, estou terminando algumas séries e assim que eu fizer isso vou pega-lo para ler. Sem falar na capa... EU AMEI ESSA CAPA!!!! Ficou linda, perfeita!!!!

    ADOREI mesmo!!! Parabéns!!!

    Bjo^^
    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Resenha impecavél
    Tenho lido bastantes resenhas positivas sobre esse livro, mais confesso que ainda estava com o pé atraz por que?
    ah talvez por que nas outras resenhas que li, as pessoas misturavam tudo e enchiam a autora de elogios, e eu ficava sem entender nada.
    Mais a sua resenha Danielle me esclareceu muito!
    Nossa.adorei a forma como você escreve de uma maneira simples e de facil entendimento,fazendo assim o leitor entender e se afeiçoar a personagem, o uso de trechos do livro que você usou também foi uma tacada inteligente da sua parte, por que você soube usar esses trechos de uma forma que não houve spoiller.

    Em outras palavras você esta de parabéns e não me restou duvidas que será uma excelente jornalista! e todos desse Blog também estão de parabens pelas resenhas tudo de classe A adorei!

    ResponderExcluir
  14. Faz algum tempo em que eu vi esse livro tinha adorado a capa, porem a sinopse nao me chamou muita atenção por iso ignorei o livro, mas depois de um tempo o livro começou a ter otimas criticas positivas e fiquei curiosa em ler uma resenha mas sempre ficava com preguiça, enfim. Realmente quando penso em Juliette lembro da Vampira, realmente o livro me parece ser otimo, o mundo que a autora mostra é interessante me chamou bastante atenção. fique curiosa em ler esse livro, pois tanto a personagem como o local onde a historia se baseia fiquei mito curiosa pra saber um pouco mais.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro! A personagem principal me lembra a vampira de x-men! A capa é espectacular na foto, mas pessoalmente é mais linda ainda ( já vi na livraria hahha)

    ResponderExcluir
  16. quero ler demais, quando o vi pela primeira vez me impressionei a capa esta sensacional , muito forte do estilo que eu sempre amo, a tematic atbm é muito boa!

    ResponderExcluir
  17. Amei este livro ... sério mesmo é o melhor... me lembra muito X men mas estou louca pela continuação...

    O Adam é perfeito mas fiquei com um pouco de pena do Warner ...

    vc é de qual team?? Adam ou Warner??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dos dois, quero muito saber mais sobre o Warner. O Adam é um ótimo mocinho, mas como tenho tendência a gostar mais dos vilões, ainda não decidi de qual team eu sou. hahaha

      Excluir
  18. Ótima resenha, me deixou bastante curiosa sobre o livro. Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir