Cinema X Bookcase - As Vantagens de Ser Invisível





Título original: The Perks of Being a Wallflower
Diretor: Stephen Chbosky    Gênero: Drama
Duração: 103min    Ano: 2012                                 Roteiro: Stephen Chbosky    País: EUA
Elenco: E. Watson, Logan Lerman, Miller
Distribuidora: Paris Films   Classificação: 14 anos
Lançamento no Brasil: 19 de Outubro de 2012

Título original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora no Brasil: Rocco Jovens Leitores
Número de páginas: 223
Ano de lançamento: 1999 [EUA]
Ano de lançamento no Brasil: 2007
Veja aqui a nova capa do livro inspirada no filme.

As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie, um garoto perturbado e impopular que se vê tendo que encarar o Ensino Médio após tudo o que passou quando era mais novo. Durante a história conhecemos várias lembranças desse seu passado atordoante que nos faz perceber o que levou o protagonista ser o que é hoje: um "outsider". 
Daí vem o nome do livro, já que durante toda a narrativa Charlie nos proporciona uma visão "de fora" dos acontecimentos. Por mais que estivesse em uma reunião com os amigos, por exemplo, estava sempre um tanto à margem. Ele tem problemas em entender a si mesmo - e o mundo ao seu redor, e tenta ajudar a todos nisso, enquanto compreende quem ele é.

"- Ele é uma figura, não é?
- Ele é invisível
- Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.
A Charlie!
- Não pensei que alguém tivesse reparado em mim"
“I am both happy and sad and I'm still trying to figure out how that could be.”
         Durante a história ele amadurece e tentar "participar" da vida. Patrick e Sam, seus novos melhores amigos, o apresenta a territórios antes inexplorados; um mundo de festas, sexo e drogas, e a partir daí Charlie vive seus primeiros encontros amorosos e sua adolescência.
“Maybe it’s sad that these are now memories. And maybe it’s not sad.” 
          O livro de Stephen Chbosky é estranho e confuso. Assim é, creio eu, porque toda obra é reflexo de seu protagonista, que, nesse caso, não é o que chamamos de normal. Nele, conhecemos a vida de Charlie através das cartas que ele escreve para alguém cujo nome não é revelado. Não sabemos onde ele mora, nem ao menos se os nomes dados são os verdadeiros. Ele pode ser qualquer um. Nessas cartas nada de muito extraordinário é descrito. Não há lobisomens, vampiros, bruxos... O remetente apenas conta de seu cotidiano e todas as coisas que um adolescente dos anos 90 (data de publicação) faria. Pode soar um tanto entediante, o que não nego, mas o brilho da obra é exatamente conseguir mostrar que a vida pode ser espetacular apesar de toda a rotina. Além disso, a mente de Charlie é mais agitada do que qualquer guerra em Amanhecer.
“I just want you to know that you’re very special… and the only reason I’m telling you is that I don’t know if anyone else ever has.”
          No filme, no entanto, é acrescentado um toque mais "teen", junto com um elenco de peso, como Emma Watson, Logan Lerman e Nina Dobrev. Com tantos atores conhecidos, a maioria dos jovens espectadores entraram nas salas de cinema sem nem ler a sinopse. Não que precisassem! A versão cinematográfica é maravilhosa! A película misturou facilmente duas emoções totalmente opostas; te faz chorar desesperadamente com a barriga ainda doída da gargalhada com vontade que você deu a um minuto atrás.
"- Why do I, and everyone I love, pick people who treat us like we're nothing?
- We accept the love we think we deserve"
       Logan supergato fez uma ótima atuação sendo Charlie e conseguiu pegar toda a essência do personagem. Emma estava linda como Sam, e Ezra Miller, que eu não conhecida antes, me conquistou totalmente, assim como seu personagem Patrick.
          Existem alguns ocorridos descritos no livro que não aparecem no filme, assim como o contrário. Foram retirados, principalmente, os capítulos mais apáticos, que Charlie fala de sua família. Mas, felizmente, nada mais do que isso, até porque o autor e o roteirista são a mesma pessoa (amo quando isso acontece!). E para completar, o que foi acrescentado caiu perfeitamente com a história.
“I just need to know that someone out there listens and understands and don't try to sleep with people even they could have. I need to know that these people exist.”
Quando sei que está para lançar um filme baseado em um livro, corro para ler a obra original antes de assistir. Não foi o que ocorreu no caso, e não me arrependo.
         Mas sabe o que é melhor? A sensação que você tem ao terminar de ler/ver The Perks of Being Wallflower. Você se sente feliz. E pronto para aproveitar ao máximo a vida.
“I feel infinite.”

Fidelidade [livro - filme]: 
Avaliação:
Livro: 
Filme:

 Vencedor: Filme!

Oi, gente! Essa é a estreia da nova coluna do House of Chick: Cinema x Bookcase. Espero que vocês tenham gostado! Escrevam nos comentários o que acharam, sugestões, críticas, até dicas de livros que tiveram  adaptações cinematográficas e que gostariam que resenhássemos aqui. :)



No People’s Choice Awards, As Vantagens de Ser Invisível ganhou na categoria Filme Dramático Favorito e Emma Watson como Atriz Dramática Favorita!




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 10 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Muito legal a coluna, leitores tem um problema de sempre criticarem os filmes baseados em livros de forma ímpar.
    Eu estou para ler esse livro e depois assistir o filme =]
    Gostei bastante da forma como você distribuiu os comentários sobre o filme e o livro, a vantagem é que adaptações não faltam! Jogos vorazes, o novo Dezesseis luas, um que tenho vontade de ler mas falta tempo ($$) é Precisamos falar sobre Kevin.
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Adooreeeeei!
    Confesso que estou louca para ler e ver esse filme e simplesmente ADORO quando o filme se mostra fiel ao livro. ;)
    Temos uma coluna parecida no meu blog, o Livro x Filme, a gente já falou de PJ, A Fera, e mais uns 3... Adoro essas comparações, rs.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu tinha ouvido muito falar sobre o livro e posteriormente sobre o filme. Confesso que no começo não dava muito obra, mas fui enfim assistir a adaptação cinematográfica. Nossa, chorei muito no final do filme. E agora, adivinha qual livro está no topo da minha lista? rsrs
    Adorei a nova coluna. A equipe está de parabéns, como sempre.

    Beijos, Belle.

    ResponderExcluir
  4. Acho essa coluna nova um máximo!!Super legal falar o quanto livro esta fiel ao livro oq geralmente não é muito!!rsrs Ainda não vi o filme espero ler o livro primeiro que segundo a sua resenha parece bem gostoso de se ler, uma leitura que flui!Uma história que emociona!!Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!!Bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o filme quando vi, achei que os atores fizeram um ótimo trabalho, interpretaram muito bem! Estou louca para ler o livro pois achei o final do filme meio confuso.

    ResponderExcluir
  6. adorei o filme, ela mereceu demais!!

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez q vejo um blog dando voto maior pro filme do q pro livro..
    Isso é bom!!!!
    =D

    To morrendo d vontade d ler esse livro e ver o filme!!
    Vi o people choice awards e o fato d ter ganho, me deu mais vontade ainda...rs

    ResponderExcluir
  8. Estou muito ansiosa para ler o livro e o filme também =D
    O que vier primeiro está em conta pois muitos dizem que o livro é sempre melhor, mas pela tua classificação o filme ganhou hehe
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não vi este filme e nem li o livro. Mas só de saber que o filme foi fiel ao livro já fico feliz!!! Adorei o post e gostaria muito de saber sua opinião sobre o filme Um Dia. Eu amei o livro, mas não gostei muito do filme.

    Parabéns pelo post!!!
    bjo^^
    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Apesar de nao ter tido a oportunidade (ainda) de ter assistido o filme, tenho um Q pelo Charlie (♥) sempre qe leio algum review do filme fico com mais vontade de assistir1

    ResponderExcluir
  11. Gente, sério que o filme é melhor que o livro? estou pasma! normalmente é ao contrário. u.u Vou procurar ler e assistir a história :D

    ResponderExcluir
  12. ainda naum assisti o filme nem li o livro , mas me parece ser bom ,a doro a Emma !

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o filme... ainda não li o livro mas é o meu próximo passo... achei maravilhosa a história... e concordo quando vc diz "te faz chorar desesperadamente com a barriga ainda doída da gargalhada com vontade que você deu a um minuto atrás."

    É um doos melhores filmes baseado em livro até agora...Adorei a Sam da Emma , o Charlie do Logan e o doido do Patrick do Ezra

    Super indico!!

    ResponderExcluir