Aqueles que nos salvaram – Jenna Blum


Uma história que ultrapassou todas as barreiras e preconceitos religiosos e ideológicos em nome do amor. “Aqueles que nos salvaram” conta a história de Anna, uma jovem de 18 anos com um futuro promissor aos olhos do pai, um simpatizante nazista: casar-se e ter filhos com um oficial alemão. Ao se apaixonar por um médico judeu, no entanto, sua vida muda completamente. Revelando uma história de paixão e amor condenado, um retrato sobre a vida durante a guerra e um impressionante drama da relação mãe e filha, o livro explora profundamente aquilo que escolhemos suportar ou resistir para sobreviver e o legado da culpa.
“Aqueles que nos salvaram” é, sem dúvida, uma leitura muito emocionante, daquele tipo de livro que você simplesmente quer ler mais, e quando acaba você queria que tivesse mais páginas, porque é simplesmente impossível não se apaixonar por alguns personagens como Anna, Trudi, Max...
   A autora escreve de uma maneira muito prazerosa uma história que é intercalada entre a história de Anna (uma jovem alemã) no período da Segunda Guerra Mundial, ela é considerada uma jovem de uma beleza que atrai vários homens, e é vista aos olhos do pai muitas vezes como um objeto que daria à família o passaporte para um casamento com alguém de alto posto do exército nazista, mas que após ter uma filha ainda solteira, teve de sair de casa, e viver muitas dificuldades para criá-la.
    A outra parte é intercalada nos anos 90, onde Trudi, filha de Anna, já está adulta e faz um trabalho a respeito da Segunda Guerra Mundial, e ela tem de procurar por fontes externas já que sua mãe não fala com ela por muitos anos (eu fiquei com raiva disso no começo do livro! Mas depois entendemos.), e, conforme suas pesquisas avançam, ela acaba por fazer descobertas que ela nunca imaginaria sobre suas reais raízes, e ela acaba entendendo que sua mãe fez certas coisas que fez para conseguir criar sua filha, época em que a maioria passava fome.
           Em relação aos personagens AMEI o Max (não falei muito sobre ele anteriormente para não soltar spoilers! Mas uma coisa é certa: TÔ APAIXONDA KKK’), ele é um judeu que acabou se envolvendo em um romance secreto com nossa protagonista, e sofreu um ‘’bocado” com o nazismo. Anna é uma mulher com um forte instinto de sobrevivência, que faz o que for necessário para garantir o “pão de cada dia” da sua filha, sua filha Trudi também é uma personagem muito boa, uma mulher que realmente gosta de ajudar e que, mesmo quando suas pesquisas não estavam indo tão bem, não desistiu e acabou descobrindo coisas de seu passado que ninguém nunca lhe contara, porém ela também sofre com inseguranças em relação a certas coisas, como por exemplo na beleza, já que sempre teve uma mãe cuja aparência causava o desejo de muitos homens e a inveja de algumas mulheres, e ela nunca se achou tão bela.
     Para fechar a resenha eu acho que esse livro DEVERIA SER LIDO POR TODOS, já que consegue nos fazer sentir um misto de emoções como raiva e choro (sim eu chorei muito EM UMA PARTE do livro), este foi o ultimo livro que eu li em 2012, e eu só não vou dar 5 casinhas, porque o final de UM PERSONAGEM me fez chorar litros!
 Dois trechinhos lindos dos livros *-*
“Ela deveria saber que isso aconteceria, mesmo com ele; deixaria de ser tola e não ia dizer a verdade. Ela jamais poderá contar-lhe o que começou a dizer: que passamos a amar aqueles que nos salvaram.”
“Trudi estende a foto na direção do Sr. Pfeffer.
– Essa é a mulher que você viu? – pergunta ela – Essa é o anjo aprendiz?
–Não posso ter certeza – admite ele – Foi há tantos anos... Mas há uma semelhança notável. Estou razoavelmente certo de ser ela.
 –A que certo ponto?
O Sr. Pfeffer aperta os lábios e solta o ar fazendo psssh
– Eu diria que uns oitenta por cento.
Ele entrega a fotografia a Trudi, mas ela não se move para pegá-la.
 –Meu Deus – diz ela – Meu Deus!”

Avaliação





Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 09 FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Amei a resenha *-* O livro parece ser encantador mesmo, adoro livros que são capazes de nos proporcionar muitas emoções, essa mistura de sentimentos. Sem deixar de mencionar a capa que é lindíssima. haha!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas, pela sua resenha, ele parece ser lindo.
    Desde A Menina que Roubava Livros, sou apaixonada por livros que se passam na Segunda Guerra Mundial.
    Com certeza, entrará na lista de leitura de 2013.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Ai como é bom conhecer livros que emocionam! Li a resenha e meu coração já foi conquistado... pq não se divulgam livros bons assim?! Angela obrigada por compartilhar e recomendar essa incrível história. Vou caçá-lo em livrarias e sebos
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Já li livros que tinham a guerra como pano de fundo, alias estou lendo um que se passa na época da segunda guerra (O Livro das Coisas Perdidas) + nenhum que tenha a guerra como protagonista...tenho que ler, afinal temos que conhecer a realidade que pessoas viveram, mas não sei se já é meu momento para isso.
    Gostei dos quotes!
    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Eu ameeei a resenha! nunca tinha visto nada a respeito desse livro, e agora to muuito curiosa. Simplismente amo livros que são retratados nessa época. Só uma dica de leitura: se vc não leu, leia o livro chamado "O Holocausto" de Gerald Green. Livro simplismente fantástico, q virou até série de tv, e lembra muito o livro q vc resenhou :DD

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei sua resenha!

    livros desse genero me ganham por completo!
    Adoro me emocionar quando estou lendo e se me fazem chorar entao, ja era, adoro!
    Nunca tinha visto esse livro, mas gostei da trama e fiquei com muita vontade d ler!

    Obrigada pelas ótimas dicas e ótimas resenhas!!!

    bjinhoos

    ResponderExcluir
  7. Podem puxar minhas duas orelhas...kkkk...eu sumi!!!

    Mas é que estava na correria de final de ano, mas agora, de férias, voltarei.

    Esse livro parece bem interessante, mas não sei se é exatamente o livro certo pro meu momento, então não pretendo ler em breve.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal!!Uma história que fala um pouco sobre nazismo que interessante!!Amo livros que causam emoções constantes a gente ri chora fica com raiva se APAIXONA ♥ É uma delícia né!!Mulheres guerreiras são oq mais tem por ai néah, parece que as mulheres tem o dom de serem fortes..Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e simplesmente AMEI!!Fiquei muito curiosa espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!A capa é LINDA!!!Bjus

    ResponderExcluir
  9. Parece emocionante, envolvente e encantador! O tema em si, no caso o nazismo, já me chama a atenção, mas fora isso a história parece ser muito interessante. Não conhecia o livro, mas agora fiquei com bastante vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Puxa, já fiquei emocionada com a resenha! Que será que aconteceu com o judeu? O mesmo que aconteceu com a maioria, será? :( Como a Anna deve ter sofrido! Claro que eu preferia um final feliz pra eles, mas me interessei pelo livro mesmo assim. as histórias que têm o nazismo como pano de fundo normalmente me tocam muito.

    ResponderExcluir
  11. Parece bom, e envolto em um momento histórico como esse, deixa a atmosfera do livro mais interessante.

    abraços,
    Luciana M.

    ResponderExcluir
  12. Todo livro onde a história tem alguma coisa da Segunda Guerra Mundial sempre acabam me levando as lágrimas, mas ainda assim eu adoro o assunto, e com certeza esse é um livro que entrou pra minha lista de leituras necessárias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ok ja gostei da historia por se passar na segunda guerra mundial (adoro livros que narram esse periodo) e realmente a historia deve ser bem emocionante mesmo, ja me apaixonei pelo livro!

    ResponderExcluir