Um Lugar para Ficar – Deb Caletti

 A história de “Um Lugar para Ficar” gira em torno de Clara, uma adolescente que acaba se envolvendo com um garoto forte e muito bonito chamado Christian depois de conhecer ele casualmente em um jogo de basquete. Depois de um tempo, o relacionamento dos dois acaba se tornando em namoro. Tudo estaria perfeito se Christian não fosse um cara ciumento e obcecado por Clara. No início era até um ciúme simples, mas depois de um tempo ele ficou de uma forma que não dava mais para aguentar, e Clara já não sabia mais o que fazer em relação a isso.

Quando Bob, o pai de Clara e um escritor famoso, percebe que o relacionamento de sua filha está além do que deveria estar, dá um ultimato nela, a mostrando que o melhor caminho é o término. Quando ela o faz, percebe um outro lado ainda mais obscuro de Christian.
Clara começa a sentir medo do seu então ex-namorado e vai com o pai para uma cidade praiana e tenta recomeçar a sua vida como se nada tivesse acontecido, tentando deixar o passado para trás. Nessa pequena cidade, nossa protagonista conhece um marinheiro chamado Finn, um rapaz gentil e de bom coração que está disposto a mostrar para a protagonista que o amor dentro dela não está perdido, e que ele não é como seu ex mostrava ser, ajudando-a a se reerguer.
Assim que li a sinopse desse livro fiquei bastante curiosa a respeito da história e a capa do livro é tão bonita também que logo me vi pegando para começar a ler. Confesso que até passei ele na frente de alguns livros da minha fila de leitura, só para saber mais a respeito de Clara e sua vida. Agora, depois de devorar cada linha desta obra, venho contar para vocês sobre o que achei deste título.
O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Clara e por isso temos uma relação maior com os seus sentimentos e com tudo que está acontecendo em sua vida. Compartilhamos com ela seu medo, emoção, tristeza, felicidade, entre outros sentimentos que estão presentes nessa leitura. Na narrativa temos o passado e presente sendo misturados e isso acabou confundindo um pouco tanto um quanto o outro, já que em cada capitulo tínhamos um tempo diferente. Mas, com a proximidade do final, conseguimos entender melhor a história e aproveitar mais a leitura.
Clara é uma protagonista forte que faz com que o leitor se encante com ela e entenda tudo que ela passou. A amizade entre Clara e seu pai é mostrada de forma fofa e cativante. Alguns segredos são adicionados à trama e esta fica cada vez melhor a cada página.
O livro trás um assunto bem real e é super interessante ler sobre ele. A autora conseguiu falar sobre isso de uma forma bem leve, até mesmo para atingir o público alvo do livro, que são os jovens.
Os personagens são cativantes e é muito bom acompanhar o crescimento pessoal da protagonista. Outro fato que achei interessante é que a autora escreveu notas de rodapé como se fosse escrita por Clara, explicando assuntos que ela achava serem importantes.
A leitura é rápida e fluida, além de bem gostosa. A capa se manteve igual a sua versão original, o que foi ótimo, pois a acho muito linda. A diagramação está ótima e as folhas são amarelinhas. Super recomendo esse título para todo mundo que quer ler uma boa história que tem um pano de fundo um assunto sério mas tratado de uma forma bem leve.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito




Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e devo dizer que fazia uma ideia diferente do conteúdo, mesmo tendo lido a sinopse antes. Eu achei que seria algo mais leve e não que a história seja densa, mas tem uns pontos mais marcantes como a fuga dela do ex-namorado. Infelizmente um fato que acontece mesmo na vida real. Gostei de saber que a protagonista é forte e determinada e o relacionamento com o pai deve ser bem bonito de se ler. Que pena que existe essa confusão entre passado e presente, mas como você disse que no decorrer da leitura os fatos se explicam, então creio que não deve afetar tanto a qualidade do texto. Mais uma excelente indicação.

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro bonitinho. Não o li ainda, mas nunca me pareceu ser este tipo de historia. Achei que era bem mais psicótico o livro. Mas gostei mto da sua resenha . Vou ler assim q puder =D

    Bjus

    Franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler esse livro, mas por falta de tempo tive que dar uma pausa na leitura, eu achei meio confuso no inicio e acho que isso que me desmotivou a ler... mas agora acho que vou continuar, pois parece que eh bom mesmo a historia

    bjos
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não me interesso muito por esse livro... Nem achei a capa bonita (mas também gostei de terem mantido a original, gosto quando eles mantém). Acho que é a temática que não me agrada mesmo, não faz muito o meu estilo. Agora o título eu achei muito bacana, muito fofinho *-*

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bacana de ler, já que aborda temas que,muitas vezes,fazem parte da vida das pessoas.O ciúme excessivo é tão agoniante.Pra mim, isso não é amor, porque não podemos sufocar a pessoa que amamos.Temos que amar e cuida da pessoa amada , e fico feliz que a protagonista tenha encontrado um rapaz encantador,já que seu ex era psicótico.
    Esse livro de ser bacana de ler em uma tarde tranquila e sossegada,onde não temos não para fazer e só ficar apreciando a leitura.Parabéns pela resenha.

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Um lugar para ficar parece ser daquele tipo de livro que lemos em uma vez só. Leve, porém tratando de assuntos complicados.
    Na minha avaliação (pela resenha), o livro não deve ser muito elaborado, inovador ou excelente. Mas para um momento de leituras descomplicadas, deve ser uma boa pedida.
    Já falei milhares de vezes e repito: adoro ver o crescimento e amadurecimento dos personagens. Mesmo em meio a tantos problemas, eles encontram seu caminho, redescobrem e valorizam as amizades (neste caso, também a família) e seguem suas vidas.
    Este é um livro que leria numa boa, mesmo não sendo uma obra prima! =)
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  7. Já li um pouco sobre esse livro e me deu vontade de comprá-lo (saudades dinheiro...); acho que eu fico esperando ler algum comentário do tipo 'você vai ficar presa no livro, é super interessante' etc, porque isso pra mim de certa forma me dá mais vontade do que nunca de ler o livro, por isso que eu adoro ler resenhas; achei super interessante a ideia das notas de rodapé, assim funciona mais como se nós fossemos confidentes da personagem. Adorei a sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não sei, hoje estou meio fresca em relação a livros, não sei se essa história seria uma escolha minha para ler..

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. O livro é bem diferente do que eu imaginava ao ver a capa. A história parece boa, pode ser que eu vá ler.
    leilaschmitz@yahoo.com.br
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre o livro gostei bastante mesmo não sabendo o assunto sério que ele trata!A capa é linda msm mas para mim realmente passa algo diferente do que parece ser!Gosto de livros que abordam assuntos sérios e interessantes de uma forma bem leve e envolvente!!Pretendo ler com certeza!!Bjus
    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Mais uma livro que explora a relação a dois. E quem não faria um livro de algum relacionamento? Seja para dizer qt bom é ou foi, ou quanto traumatizante. E como td mundo de alguma forma viveu isso, seja até com um ficante a identificação sempre rola não é?

    Sua resenha foi bem positiva, já vi resenhas que não acharam o livro lá mto interessante. Mas é sempre assim um mesmo livro, várias opiniões.

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha e me fez ter muita vontade de ler o livro. A capa é bem bonita mesmo mas eu não imaginava que se tratava dessa história. Pretendo ler sim esse livro.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Mais um que está na lista de espera para ler. rs

    Fiquei bem curiosa sobre o tema, algo que nunca li antes.
    Vou pegar para ler na primeira oportunidade.

    Gostei bastante da resenha. =)

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei a história desse livro e tenho muita vontade de ler. Adoro livros um pouco mais pesados e que envolvam um pouco de tensão psicológica. Outra coisa que acho que será interessante é ver o crescimento da Clara, durante a história.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Eu esperava mais desse livro. Quando li a sinopse imaginei que a história fosse mais forte. Não sei se pelo fato do público alvo ser os jovens acabei achando a história confusa. Para começar não considerei o Christian o psicopata que ficou subentendido na sinopse. Ele era ciumento e possessivo sim mas não o monstro que esperei encontrar para meter tanto medo na Clara. E ela é que ficou parecendo desequilibrada no final. Além de ter provocado tudo pois sabia que o Christian era ciumento e mentiu para ele o tempo todo. Também não foi explicado o que aconteceu com ela e o primeiro namorado. Fora que a Clara não pudia ver um carro no final um barco. Para uma garota que se diz traumatizada ela se curou muito rápido. Enfim acho que a autora deixou muitas pontas soltas na história. Pela sinopse poderia ter se tornado uma grande história.

    Um leve bater de asas para todos!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. essa é uma leitura da qual tenho muita vontade de ler e conhecer sobre a historia e seus persnagens
    @thailadesouza

    ResponderExcluir
  17. É mesmo uma capa bonita e um tema legal, mas eu não entendi porque 3 casinhas.

    annagfb@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não li, apesar de não ser o tipo de livro que curto, vou ler em breve, esta na minha lista :D
    Homem ciumento é bom, mas tem que ter limite

    ResponderExcluir
  19. Adoro a capa do livro!Mais não é uma historia que chame minha atenção...fugindo do namorado ciumento e tal...

    xoxo

    ResponderExcluir
  20. Não é muito o meu gênero mas, mesmo assim quero muito ler, por causa capa ela é muito linda e chamou minha atenção mesmo antes de eu saber sobre o que se tratava o livro.

    ResponderExcluir