O Amor nos Tempos do Blog – Vinicius Campos


Em “O amos nos tempos do blog” conhecemos o menino Ariza que, em uma ida à biblioteca de seu novo colégio para devolver um livro, viu uma menina por quem logo se apaixonou, ainda mais quando ela sorriu. Só que ele não conseguia encontrar coragem para se declarar a ela, então decidiu escrever um blog para contar sobre essa e outras experiências de sua vida.
Aliás, o título é uma brincadeira à referência de um livro que foi o fator mais importante para o desenvolvimento da história de amor entre os protagonistas, “O amor nos tempos do cólera”, e achei isso fascinante.
Eu conheci esse livro quando diversas pessoas na blogosfera estavam comentando sobre ele e logo me interessei. A sinopse é pequenina e dá para ter uma vaga ideia do que se trata a história, mas acabei gostando mais do que pensei que iria gostar.
O personagem principal é conhecido como Ariza, nome que ele escolheu para seu blog, baseado no protagonista do romance “O amor nos tempos do cólera”. Ele tem apenas treze anos e está passando por uma mudança em sua vida, já que acaba de mudar de colégio ao mesmo tempo em que precisa vivenciar o divórcio dos pais, o que pode ser confuso para ele. Ariza, então, transforma as situações que passa em sua vida em posts para seu blog, “Ariza em Silêncio”, que possui uma fã, a “Cinderela Virtual”.
A leitura é bem rápida, já que o livro tem apenas 88 páginas e os personagens são bem desenvolvidos e envolventes. Falei que o personagem principal é o Ariza pois a história contada no livro é, em grande parte, dele. Mas há outras duas narradoras, que escrevem em seus respectivos blogs, “Deusa cibernética” e “Cinderela Virtual”, e servem para nos mostrar os outros lados dessa história de amor.
Gostei muito de como as vidas dos três personagens foram interligadas e os detalhes sobre suas personalidades e dificuldades que foram surgindo conforme fui virando as páginas. Teve um certo mistério e isso foi bem legal.
O romance é a coisa mais fofa! Tudo bem que eles passaram a dizer “eu te amo” muito rápido, mas nesse caso eu entendo, já que eles são novinhos – ambos tem treze anos – e nessa idade tudo pode parecer mais intenso.
A única coisa que me incomodou foi que logo na primeira página do livro o menino fala que antes desse blog, ele já teve outros blogs e “depois apareceu o fotolog”. Mas o fotolog foi criado em 2002 e seu auge foi mais ou menos nessa época. Se o menino tem 13 anos hoje (já que o livro foi publicado agora e não há ano em sua história, penso que ele tem essa idade atualmente), ele tinha apenas três anos nesse período, e achei isso meio esquisito.
Sobre a parte gráfica, está linda! O livro foi todo feito como se fossem posts de blogs e cada blog recebeu uma cor, então as palavras do livro são coloridas e não as habituais pretas. A única coisa ruim nessa parte é que o livro não tem orelhas e eu prefiro que tenha.
Indico essa fofa história para quem gosta de ler sobre a inocência do primeiro amor, narrada pelos olhos de um menino de treze anos, e se encantar com o protagonista.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Parece que esse livro é bem fofinho. Achei-o interessante e leria sim, sem problemas. As histórias sobre os primeiros amores são bonitas. Eu adoro.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só 88 páginas? Nossa! Mas eu tenho vontade de ler esse livro, ele parece ser fofinho.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho bastante vontade de ler esse livro. Apesar de não ser a maior fã de romances acho que ele deve ser extremamente fofo e divertido.
    Deve ser muito rápido de ler, nossa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Olá Tatha!
    Fiquei com muita vontade de ler o livro, mas me surpreendi pelo tamanho dele... Apenas 88 páginas?! A história parece ser tão boa que merecia mais umas 100 páginas. hahahah Acho interessante o enredo criado pelo autor, pois eu cresci no meio da blogosfera e do fotolog, então é uma história que parece bem "real" pra mim. Além de falar sobre o primeiro amor, algo que é super fofo e intenso nessa idade. :')
    Estou muito ansiosa para ler e irei comprá-lo em breve, certamente.

    Beijos,
    Samy Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoreei! Parece uma história bem light e fofa.

    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tive oportunidade para comprar.
    É curtinho, então se a história for mesmo boa, leio em um dia. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia esse livro e também o vi quando muitas pessoas na blogosfera estavam comentando sobre ele. Ele parece ser uma fofura, a capa é linda demais e o fato de ser curtinho me agrada (ultimamente estou querendo ler mais livros assim).

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas achei um verdadeiro encanto *O* Não tem orelhas? que triste u.u tbm prefiro que tenha. Caso eu veja esse livro baratinho, compro :D

    ResponderExcluir
  8. Own que bonitinho! Adorei o livro...Ja entrou pra minha lista de desejados!

    xoxo

    ResponderExcluir
  9. Ah vey fiquei triste mo encontro deles, a menina beijou outro... agr q eu n me declaro pra menina da escola:^(

    ResponderExcluir