Bem mais Perto – Susane Colasanti


Em “Bem mais Perto” conhecemos as loucuras da protagonista, Brooke – a garota que é especialista em origami –, que decide mudar de cidade para ir atrás do amor de sua vida, Scott Adams. Ele ainda não sabe, mas ela está disposta a fazer de tudo para mostrar a ele que eles na verdade são almas gêmeas. O único problema é que, quando ela chega à Nova York, descobre que Scott já tem namorada. Claro que isso não muda nada em relação a eles serem destinados a ficar juntos, isso torna-se apenas um atraso, já que ela não sabe – ainda – como vai fazer para mostrar a ele que pertencem um ao outro.

A dupla capa + sinopse me fez acreditar que esse livro de Colasanti seria mais uma obra no estilo de “Anna e o Beijo Francês” da autora Stephanie Perkins, que também foi publicado pela Novo Conceito aqui no Brasil, e é um dos meus preferidos (se quiser ler minha resenha dele é só clicar no título). Então imaginem a minha empolgação quando recebi e pude começar a ler? Só que, diferente de “Anna e o Beijo Francês”, esse título me decepcionou.

Apesar de ter lido rapidamente e a leitura fluir de uma maneira ótima, achei a protagonista bem enjoadinha – e não vi melhora dessa característica durante todo o livro –, além de ser bastante presunçosa e imatura. Claro que ela fica mais madura com o passar das páginas, mas isso não foi o suficiente para adorá-la. Não concordei com diversas de suas atitudes (apesar de gostar mais de personagens que agem diferente de mim), mas acho admirável que ela tivesse uma meta – mostrar a Scott que eles são almas gêmeas –, e que tenha decidido não desistir dessa ideia de jeito nenhum, mesmo que para isso tivesse que mudar de cidade e ligar para seu pai, coisa que não faria em outras circunstâncias.

Seguir Scott onde quer que ele fosse, foi o pontapé inicial para Brooke se mudar para Nova York, mas, como ela repete diversas vezes durante todo o livro, ela sempre adorou a cidade e sempre teve vontade de ir para lá. E com certeza essa grande mudança foi um dos melhores acontecimentos de sua vida, pois ela passou a ver e agir diferente, com suas novas experiências, além de passar a dar importância a outras coisas que antes nem ligava, e pôde amadurecer o suficiente para enxergar que viver é muito mais do que gostar de um garoto, basta querer.

Apesar das loucuras da protagonista, há bastante realidade como pano de fundo na história, que envolvem problemas com os pais e com o colégio, dúvidas a respeito de faculdade e, consequentemente, sobre o futuro, a relação com amigos ótimos e companheiros, amadurecimento, e relacionamentos amorosos meigos, como grande parte dos adolescentes viveu ou vai viver um dia. E esses são pontos mais do que positivos no livro, que acabam fazendo o leitor se encantar.

A obra de Susane Colasanti também passa algumas mensagens bem bonitinhas sobre a felicidade, o amor e a amizade, e esse foi outro ponto super positivo. Mas eu não gostei do final. Acredito que a autora poderia ter desenvolvido ele melhor, com uma conclusão mais adequada, porque ao meu ver ficou faltando um fechamento legal, parece que acabou por acabar e ainda deixou diversas pontas soltas e não curto quando isso acontece.

Também achei meio esquisito um certo garoto ter admitido que gostava da protagonista durante a leitura, porque até o momento da grande revelação eu achava que ele era gay, e acredito que a autora deu a entender isso em uma passagem do livro. Então, como amigo gay, ele era a melhor opção, como garoto apaixonado não me convenceu.

Durante a leitura, pude conhecer o warm fuzzy, bilhetinho bonitinho (não pode ser escrito com caneta comum nem em um papel normal) que as pessoas escrevem para transmitir uma mensagem positiva, um incentivo, e assim alegrar o próximo, e eu achei a ideia tão fofa!

A capa é linda e a Novo Conceito acertou em optar por manter a original, que passa um ar jovial e fofo, exatamente o que esperamos da história, por isso ela combina tanto com o livro. A parte gráfica está simples, mas nem por isso deixa de ser ótima.
Se você curte histórias leves e carismáticas de adolescentes, então pode ser que “Bem mais perto” te agrade, mas, se não se encanta com esse tipo de narrativa, esse livro não foi feito para você.

Avaliação






>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito




Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Achei a capa muito bonita e achei a história normal mas interessante. Não atraiu muito minha atenção mas quem sabe eu não posso dar uma chance para o livro. Gostei da resenha.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que esperava mais da historia desse livro mas depois da sua resenha acho que vou me decepcionar um pouquinho!! =/ Só lendo mesmo pra ter a certeza né!!Me parece bem leve ..Talvez eu leia sim!!bjao

    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa maravilhosa e isso me atraiu a ler esse livro, mas entao passei a procurar sobre ele e só tive decepções, você nao é a primeira que eu leio que fala que não gostou do livro e isso me desmotivou totalmente...

    beijos
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente o livro passa essa coisa bem jovial. Porém diferente de muitos livros adolescentes que conseguem atingir várias faixas etárias, esse parece ser bem limitado. O tipo de filme da Disney que passa na Sessão da Tarde. =/
    Uma pena, já que Anna e o Beijo francês é tão bem falado. Gostei da resenha. Mostrou que o livro tem pontos bons. Algumas resenhas que li, não dava a minima vontade de ler o livro. Agora pelo menos aparenta ser bom para passar o tempo quando não tem totalmente NADA para se fazer.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  5. A capa é bem bonita e eu ganhei esse livro na cortesia do skoob.Não é um livro que pretendo ler agora, pois não gosto muito de protagonista enjoada, gosto de guerreiras.E também a questão de ela ficar correndo feito uma louca atrás desse menino, fica uma coisa meio desesperada.
    Eu já li Anna e O beijo francês e é maravilhoso.PERFEITO.
    E que pena que ele te decepcionou, por isso nem pretendo ler ele agora.
    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha está bem esclarecedora, mas tudo depende, na minha opinião, do momento em que lemos um livro. Digo isso por experiência: sugeri oara minha filha ler Orgulho e preconceito quando tinha 12 anos pois foi a idade em que li. Ela odiou. Passados 8 anos, ela descobriu Mr. Darcy no filme e quis ler novamente e amou. Diante das descrições, vou dar uma chance a jovenzinha - origami é sensacional e deve transmitir uma boa mensagem.
    mcdemello@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter o livro aqui comigo, eu ainda não li, mas tenho uma história pra contar sobre ele: tenho uma sobrinha de 14 anos, que não é nenhuma viciada em leitura (para meu desgosto, ela foge de livros). Mas ela veio aqui em casa e, mostrando a estante pra ela, ela pegou "Bem mais perto", leu a sinopse e perguntou se eu poderia emprestar. Imaginem a minha felicidade ... claro que eu emprestei. Dois dias depois ela me devolveu o livro e eu pensei que ela não havia passado da primeira página. Engano meu! Ela disse que nunca havia lido um livro tão rápido, que deixou de ficar na internet para ler e quase começou a reler assim que acabou. Ela ficou simplesmente apaixonada pela história! Eu quis contar isso pra mostrar como às vezes uma história tem a ver sim com faixa etária ou com um momento específico que estamos vivendo. Enfim, Bem mais perto sempre estará no meu coração porque foi a história que fez minha sobrinha abrir os olhos e o coração para as maravilhas da leitura!

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro ainda, e não sei, depois de sua resenha se vou ler. Já tinha ouvido que a protagonista é meio chatinha. Se um dia eu pegar emprestado, até posso ler.
    Gostei da resenha, parabéns pela sinceridade. Adorei.

    bjs
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  9. Não o li, assim como também não tenho vontade, mas claro, daria uma chance, até por que não se pode julgar um livro por suas aparências e tals, só lendo mesmo! Acredito, tenho leve impressão, que a personagem principal vai repensar sobre vária coisas, rsrs!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. A capa realmente é muito fofinha *-* Eu adoro quando eles mantêm a original, sempre é um motivo a mais para eu ler algum livro, mas esse não me encantou muito. Talvez seja a temática que não é das que eu gosto...

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não tenho muita vontade de ler este livro. Parece-me muito adolescente, sem propósito e com uma história bastante furada.
    Além disto, não me parece que a protagonista seja determinada, mas sim obsessiva. Quem precisa convencer a "alma gêmea" de que assim o é? Mas isto está um pouco explicado por ela ter problemas familiares (que teriam quer ser um pouco sérios para ela chegar a este ponto) e muitas dúvidas na mente.
    Posso estar prejulgando o livro sem ter lido, mas acho que não estou enganada.
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  12. A protagonista parece ser bem doida...pois ela sai da cidade que ela morava pra ir atras de um garoto que ela nem conhece pois se conhecesse ela saberia que ele tem uma namorada né...mais acho bem legal dela ter feito isso...não é o que dizem que é errando que se aprende..então mais achei a a capa super fofa ..Adoraria ler ele...
    xoxo

    ResponderExcluir
  13. esse é um livro que tenho vontade de conhecer, pois ja ouvi opiniões divergentes e queria ter minha propria opinião sobre ele e seus personagens!
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Você não foi a única a achar a Brooke enjoadinha. Muitas pessoas falaram isso mas ao ler o livro não considerei tão chata assim. Sei que algumas atitudes dela foram imaturas mas devemos levar em consideração que ela é uma garota de 17 anos aprendendo a viver. O que mais gostei nela foi a determinação. Ela não ficou deitada na cama chorando quando o Scott se mudou. Tomou as rédeas sa situação nas mãos e foi a luta. Mudou de cidade, foi morar com o pai e acabou descobrindo que amor e paixão são completamente diferentes. Concordo com você com relação ao final. A autora não conseguiu finalizar a história. Ficou fraco demais.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hmm. Eu realmente vou ler esse livro ainda pois achei a história boa, assim como o da Anna. (:

    ResponderExcluir
  16. Esse livro não está na minha lista de leituras... Não gosto muito desse tipo de livro. Também não gosto de protagonistas "enjoadinhas"... me irritam.
    leilaschmitz@yahoo.com.br
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  17. Ah td vez que leio resenha desse livro eu me pergunto: mas que raios é isso a menina do nada vai para NY atrás do menino e a família deixa e td bem? Só pode ser uma família maluca como ela né?!

    Não conheço o warm fuzzy...os americanos tem algumas coisas que não chegam por aqui, pelo menos não com esse nome.

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Tenho esse livro mas ainda não li.
    Acho que é porque já li várias resenhas negativas sobre ele.

    Também acho meio esquisito uma menina ir atrás de um cara em Nova Iorque.
    Acho um pouco forçado, mas não posso falar muito.

    Qualquer dia dou uma chance a ele. rs

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Não tenho vontade de ler esse livro. Acho a história tão irreal e a protagonista tão maluquinha que não me sobra vontade nenhuma de ler.
    Não sou muito capaz de ler livros em que eu não me envolva com os personagens e acho que isso não deve acontecer nesse.

    Fora isso, adorei a ideia do warm fuzzy, achei realmente ótima.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Ai, expectativa, pra que tu existe? Acabei não gostando tando do livro quanto esperava, exatamente por causa da capa. A amizade que surge é super interessante, no entanto vai me dizer que essa garota tem um QI mais elevado do que o normal?! Não, não tem como acreditar nisso, até porque as atitudes dela provam que ela não é tão inteligente assim... u_u Isso foi o pior pra mim.
    A história é bonitinha, é legal passear por NYC com ela, mas não me convenceu de sua história.

    Beijos,
    Samy Aquino.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não li. E a cada resenha que leio sobre esse livro bate um decepção, pois terei que ler para ele sair da minha lista de leitura u.u

    ResponderExcluir
  22. Gostei da historia apesar da protagonista ser meio cabeça de vento e parece ser bem chatinha!!!!!

    xoxo

    ResponderExcluir
  23. Não gostei da capa do livro, e a protagonista parece ser um saco! Mas mesmo assim quero muito ler este livro =]

    ResponderExcluir