Puros – Julianna Baggott


Quando comecei essa leitura, não sabia muito bem o que esperar de “Puros” já que havia escutado opiniões bem controvérsias a respeito do mesmo. Umas pessoas amaram outras nem tanto, mas definitivamente é um livro que despertou bastante a minha atenção, pois todos o acharam bem diferente. Assim que tive a oportunidade de ler, devorei cada palavra e agora venho trazer para você as minhas opiniões a respeito desta obra.
Em “Puros” conhecemos um mundo pós-apocalíptico que foi destruído com explosões nove anos antes, e tudo o que restou na população fora do Domos (local que protegeu um grupo seleto de pessoas da destruição do mundo) é esperança de que as coisas um dia possam melhorar. A vida das pessoas fora do Domo é horrível e elas carregam marcas nos corpos como queimaduras e membros mutilados, que mostram esse terror. A neve para eles é escura, o ar é poluído e cheio de cinzas e eles ainda enfrentam a escassez de recursos, além de várias doenças e da violência, diferente de quem vive dentro do Domo, que é considerado um Puro, já que eles levam vidas saudáveis e quase perfeitas.
Logo no início do livro, conhecemos a história de dois jovens que tiveram a vida totalmente diferente, já que Pressia é uma menina que tinha apenas oito anos e meio quando tudo aconteceu e vive no mundo destruído, e Partrigde um menino que, diferente de Pressia, estava protegido dentro do ambiente controlado que é o Domo já que é filho de Ellery Willux, um importante cientista. Mas ele sente que existe algo de errado na vida “perfeita” que ele leva e que sua mãe, dada como morta, pode estar viva, o que o faz sair do Domo para poder ter a chance de encontrá-la.
Conhecemos também outros personagens muito importantes na história, um deles é até fundido em outro com se fossem gêmeos siameses, um outro que foi considerado morto, e outros de dentro do Domo, e junto deles descobrimos tudo que há por trás desses acontecimentos, assim como a busca de cada um.
Puros é uma distopia onde a narrativa é feita pela visão de vários personagens, já que cada capítulo é narrado por um deles, o que foi muito bom para podermos entender melhor tudo que se passa nesse mundo surpreendente criado por Julianna. O livro não é nem um pouco parado, temos vários acontecimentos, ações que fazem a leitura ficar rápida e gostosa de um jeito nenhum pouco cansativo. A narrativa é bem envolvente de uma maneira intensa e obscura e a autora conseguiu colocar fatos de uma maneira tão inteligente e ao mesmo tempo tão assustadora que nos deixa intrigados para saber o que vai acontecer a seguir.
Os personagens são muito bem construídos e conseguimos identificar a dor que eles passam por suas perdas e experiências surreais além de perturbadoras. Conseguimos identificar neles várias características que nos despertam diversos tipos de sentimentos, muita vezes nos emocionando.
Uma coisa bem legal é que os direitos autorais deste livro foram comprados para virar filme pela Fox, então podemos esperar e torcer para que ele em breve ele chegue às telonas. A capa do livro é bem bonita e representa bem a história, assim como o nome, que tem um significado que já foi explicado acima.
Este não é um tipo de livro que eu esteja acostumada a ler, nem o meu gênero preferido (não sou muito fã de uma história onde a menina teve sua mão fundida com uma boneca), mas este livro realmente é diferente de tudo que já li e, por isso, acabou despertando o meu interesse. Acho que esta história em si vale muito a pena e ela consegue nos prender, então se você está pensando em dar uma chance a esse livro, eu recomendo.
 Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 07 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Eu estou mto 'atrasada'com tds estas distopias, eu só li Jogos Vorazes e olhe lá...não é bem minha praia, mas eu sou curiosa, e ultimamente tenho topado ler coisas fora do meu tipo por pura curiosidade, que vai ser o caso de Puros...

    Boa Resenha!!

    Bom Feriado Meninas!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Adorei a históra, é muito diferente. Me deu muita vontade de ler o livro.

    Já estou te seguindo, se puder me seguir ficarei muita grata.

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    Joyce

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei de Puros. Sou fã de distopias, então, nesse ponto, achei bem interessante.

    confesso que tive dificuldade em aceitar alguns conceitos sobre as fusões, tipo...porque uma mão pode ser fundida com uma boneca, mas ninguém se fundiu com a roupa? Coisas do gênero...

    Acho que em alguns pontos a imaginação da autora era muito mais brilhante que a minha..rsrs

    Mas no geral achei bem legal.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Nunca li uma distopia antes, mas estou muito afim de ler o livro. A capa é linda e a história parece ser muito boa, do tipo que me chama a atenção.
    Fico feliz que o livro se torne filme *-*

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sei se vou ler esse livro, mas como vai virar filme com certeza vou assistir.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Não havia lido nenhuma resenha sobre o livro e não sabia o que esperar dele, no entanto estou me questionando se eu gostaria ou não do livro. Gosto de distopias, porém "Puros" parece ser mais obscuro e até "chocante" por essa visão realmente surpreendente de um mundo pós-apocalíptico.
    A autora foi realmente criativa em seu enredo e ao mesclar tantas narrativas para tornar o livro mais dinâmico, assim convencendo o leitor dessa sociedade 'estranha'.
    Capa belíssima e chamativa, mas só ao sabermos do que realmente se trata nos damos conta o que representa. A simplicidade foi um grande ponto a favor!

    Beijos,
    Samy Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, porém não é uma história que me chame atenção... A capa é linda! Adorei a resenha... Quem sabe um dia tenho a oportunidade de ler o livro.

    Yara Werneck
    @My_Only_Reason
    yarinha101@live.com

    ResponderExcluir
  8. Sou muito fã de distopias, e essa me parece ser bem interessante. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas quando li essa resenha, me lembrei do desenho "Os Oblongs", que tem como personagens, algumas pessoas que sofreram anomalias depois de serem expostas à radiação. E pegando como exemplo real, a Bomba de Hiroshima também(acho que sou um pouquinho louco em fazer esses links. Rsrsrs). Resumindo, quero ler, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir