O Inverno das Fadas - Carolina Munhóz


Antes de pegar para ler, fiquei um pouco assustada pela disparidade dos comentários que vi sobre esse livro. O tema dele despertou minha imaginação assim como a sinopse e resolvi ler para tirar minhas próprias conclusões.
O livro conta a história de Sophia Coldheart, uma Leanan Sídhe, tipo de fada-amante que sempre se relaciona com artistas. Ela precisa da energia de seus amantes para viver e, depois de encantados pela fada, eles também precisam dela pra viver, no romance que vivem com ela os artistas fazem as melhores obras de suas vidas, ganhando reconhecimento e fama por seu talento. Mas, apesar de ela servir como musa inspiradora, seu romance com os artistas logo acaba levando à morte deles, por doenças, suicídio, etc.
Certo dia, Sophia começa a aparecer para William, um jovem escritor do norte da Inglaterra que tem grande potencial. William, como todos os outros, cai de amores pela fada sem saber o que ela realmente é e o fim que está previsto para esse romance. Mas uma reviravolta ocorre e Sophia se vê apaixonada pelo rapaz na mesma intensidade do amor que ele possui por ela.
Este amor, claro, é impossível, pois, de acordo com a sina de Sophia, mais cedo ou mais tarde William vai morrer. Tendo o rapaz se tornado a razão de sua existência, Sophia não sabe o que fazer. Ela o ama tanto que não consegue abandoná-lo, mas sabe que a sua presença na vida de William o fará caminhar mais rápido para a morte, que ela passa a temer como nunca antes.
O que me incomodou um pouco foi o desenrolar da trama, que é bem lento e com algumas repetições, a história poderia ter sido contada em um número bem menor de páginas e acaba dando um pouco de preguiça de continuar. A descrição dos personagens não é muito elaborada, e alguns detalhes ficam à gosto do leitor para usar a imaginação.
O foco da história é sempre o casal e os outros personagens são bem ofuscados, sou honestamente fã de personagens secundários marcantes, mas definitivamente não vi nenhum deles nesse livro.
Enfim... Ficou a desejar por alguns motivos, mas ainda acho que não é de todo ruim como algumas pessoas dizem, e o enredo da história é bem interessante, gostaria de ver mais livros sobre esse tipo de fada, é bem diferente do usual.
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 07 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Desculpe mas não entendi pq o livro deixou a desejar, vc não explicou os motivos =P Conta ai =]

    Tô louca para ler esse livro, tem uma temática que eu amo que são as fadas, e de um modo tb diferenciado que achei original =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de o Inverno das Fadas...Achei algumas coisas geniais, tipo a lista de músicas que tinham tudo a ver com os capítulos, a história diva, afinal, ninguém conhecia uma Leanhan...mas realmente ele é meio lento, especialmente no início..

    Mas apesar disso, gostei muito.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  3. Também já li algumas resenhas um pouco negativas sobre esse livro. Eu gostei bastante da ideia e do tema. Então o grande problema deve ser a narrativa mesmo. Mas queria ter a oportunidade de lê-lo, sim! Só assim, tiraria minhas próprias conclusões.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas a cada resenha que leio me decepciono mais, todo mundo tá dizendo a mesma coisa. A história parece ser bem criativa :D

    ResponderExcluir
  5. Olá Ingrid!
    Confesso que já li outro livro da autora e a narrativa deixou a desejar. A proposta do livro é boa, mas no entanto acaba perdendo-se em algum momento da narrativa, tornando o livro lento. :/
    Não sou muito fã de fadas. Entretanto pretendo dar uma chance para O Inverno das Fadas já que o enredo é bem interessante e então analisar se a autora evoluiu em relação ao outro, pois ela é muito fofa e atenciosa.
    Queria saber mais sobre a tua opinião! Fiquei curiosa. :B

    Beijos,
    Samy - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro está na minha lista de leitura e nem sei há quanto tempo ele está lá. kkkkk Nunca acho coragem pra ler, porque metade das pessoas dizem que amaram o livro e outra metade diz que não gostaram, então acabo não lendo pra não me decepcionar. Maaas, agora que eu li a resenha, meio que já sei o que esperar e o que não, aí vou ver se crio coragem para começar assim que puder. Já sei que eu vou ter que manter as minhas expectativas baixas, então vamos ver. Vou ler pra mim poder ter uma opinião sobre o livro, e ver em qual metade vou me encaixar!

    ResponderExcluir