Ilusões – Fadas #03 - Aprilynne Pike


Primeiramente devo informar que essa resenha NÃO POSSUI SPOILERS, nem dos livros anteriores.
Em “Ilusões”, terceiro volume da série Fadas (“Asas” e “Encantos”, primeiro e segundo volume, respectivamente, têm resenha aqui no blog), continuamos acompanhando a vida de Laurel, que desde que descobriu que era uma fada, viu sua vida mudar bastante, pois precisa conciliar seu lado humano (já que foi criada por humanos desde muito nova) com o mundo cheio de magia das fadas, dividindo seu tempo entre aprender coisas úteis para cada um dos mundos, que acabam não sendo tão importantes assim para o outro lado.
Fora tudo isso, precisa tomar cuidado com os trolls que estão constantemente tentando invadir o portal que separa os dois mundos, para assim se apossarem de Avalon, enquanto tenta proteger seus familiares e amigos humanos e tenta viver uma vida normal. Ou o mais normal que pode conseguir.
Acredito que esse volume acabou sendo retrógrado em alguns momentos, já que além da história não ter evoluído em muitos aspectos, parece que muitos personagens acabaram deixando de crescer, o que acabou afetando a leitura. Também pude perceber muitas situações forçadas, e não gostei desse fato.
Também contribuiu para a lentidão da narrativa, o fato de continuar sem muitas ações durante boa parte da história. Só alguns acontecimentos ocorrem em eventos isolados, deixando a gente com mais dúvidas do que certezas na maior parte do livro, e já sendo o terceiro da série, acho que isso acabou sendo negativo.
Além disso, a primeira grande situação envolvendo ação em "Ilusões" ocorreu de maneira forçada. Vou explicar de uma forma a não deixar spoilers para vocês. Há toda uma preparação por parte dos personagens para o que poderia acontecer em certas ocasiões, e isso já vem sendo explorado desde o começo de tudo. O que acontece nesse primeiro momento é que parece que nada estava preparado, como vem sido martelado tantas vezes, e eles acabam sendo pegos parcialmente desprevenidos. Acho que isso ficou bastante forçado, já que parece que a autora queria agitar um pouco as coisas, e colocou uma situação de perigo, poderia ter sido mais bem desenvolvido se pensasse nos menores detalhes, que acabaram ficando esquecidos.
Uma característica bem positiva é que a autora introduziu uma personagem bem importante nesse volume, que acabou mudando muita coisa e fazendo novos acréscimos à história, fazendo-a sair da mesmice e deixando o leitor com dúvidas, junto dos protagonistas, sobre quem ela é na verdade, e o que pretende na trama. Essa pontada de mistério é sempre um ponto bom, para fazer com que a história acabe fluindo de uma nova forma.
Uma outra personagem que deixa o leitor curioso sobre quem é e o que pretende, é Klea, que apareceu pela primeira vez no segundo volume. Criei teorias em minha cabeça durante a leitura. Inclusive, consegui acertar alguns dos mistérios, e gostei bastante disso, outros ainda estão em aberto para desvendarmos no último volume da série.
Esse volume é basicamente sobre de quem Laurel gosta e com quem deveria ficar, já que ela quer os dois e tem ciúmes de qualquer outra pretendente que possa surgir para qualquer um deles. Fora que faz joguinhos com ambos, fazendo-os sofrer enquanto tenta decidir qual é o melhor para ela, sem deixá-los ir, e sem ficar oficialmente com nenhum deles.
Se vocês leram as minhas resenhas dos livros anteriores, “Asas” e “Encantos”, devem saber que sou Team David. Acho esse personagem milhões de vezes melhor do que o outro pretendente de Laurel, Tamani.
Tamani é um personagem chato e extremamente possessivo, ele se sente dono de Laurel, principalmente por tudo o que ele faz e já fez por ela. E soa como se ela precisasse retribuir tudo o que ele já passou por amá-la demais. Isso já deixou de ser bonito há muito tempo e agora já se tornou obsessão.
Apesar de eu ser romântica, e ter toda uma questão de história antiga entre Laurel e Tamani e que poderia ser fofa, acho insuportável. Todas as vezes em que ele ficava lá suspirando por ela me deixaram extremamente entediada. Sério, eu ficava suspirando (não de um jeito positivo) e querendo que essas partes acabassem logo.
Sobre a protagonista, acho a Laurel bem chatinha nesse livro, além de bem (desculpem a palavra) babaca. Não concordo e nem aprovo as atitudes que ela teve em diversas situações em “Ilusões”. Fora que a achei bem sem personalidade, já que ela ia muito na opinião dos outros personagens.
Quem não curte muito descrições não deve gostar tanto assim dessa série, porque uma das características da autora é descrever demais, tudo o que acontece, não apenas as coisas e os lugares em que os personagens frequentam, mas também as emoções, sentimentos e as situações que eles vivenciam, o que acaba sendo exaustivo para quem não curte muito isso.
Quanto ao trabalho gráfico da Bertrand, a editora está novamente de parabéns. Seus títulos sempre apresentam bastante qualidade e dessa vez não foi diferente. Seguindo a mesma linha dos outros volumes da série (o que é correto e infelizmente muitas editoras não seguem essa linha), em "Ilusões" o título é em alto relevo e a capa é soft touch, e apresenta uma flor, que é característico da trama. A única capa igual à americana é a primeira, mas gosto mais das versões nacionais, apesar dessa terceira não ser tão bonita quanto as duas anteriores. A contracapa, como aconteceu com os dois primeiros, é colorida, dessa vez em um tom de roxo, seguindo a cor do título da capa.
Outro detalhe que faço questão de mencionar é que a Bertrand está lançando os volumes com pouco tempo de diferença entre um e outro, e acho isso ótimo, já que nossa memória está mais fresca e também não precisamos ficar esperando eternidades para saber o que vai acontecer em seguida, como tem ocorrido com diversas séries aqui no Brasil.
Como eu disse na resenha do livro anterior, penso que a maior parte dos acontecimentos era dispensável para a série, e foi a mesma sensação que tive nesse volume. Acredito, inclusive que se a autora tivesse eliminado boa parte das cenas de ambos os livros, e unisse as realmente relevantes em apenas um volume ao invés de dois, teria sido um livro mais gratificante e com um ritmo melhor desenvolvido.
Apesar desse volume ter caído no meu conceito, ainda quero saber como essa série vai terminar, e claro que com o final de “Ilusões” esse desejo só ficou ainda maior. Já que as melhores cenas são justamente as últimas, que nos deixam com gostinho de quero mais!
O primeiro volume foi ótimo e espero que o último seja tão bom quanto. O segundo e o terceiro deixam a desejar, mas também não são de todo ruins. Bom, eu recomendo a série para quem não se importa com narrativas lentas e descritivas, e para quem gosta do mundo das fadas.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 07 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Só li o primeiro volume que gostei, mas pretendo conhecer toda a série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Ufa, ainda bem que não possui spoilers. Também não gosto de situações forçadas, deixa a leitura horrível. Estou super ansiosa para ler a série, mas se for comprar, comprarei tudo de uma vez só, não consigo ler aos poucos.

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li o primeiro livro, me lembro de ter gostado + não amado...E já comentei com vc que tb sou team David...O Tamani embora seja de uma raça que eu goste é uma mala que se acha =P Tenho a prova do segundo aqui + ainda não li, Vou esperar ter este e ler td na sequência pq se não vou esquecer =P

    Ótima Resenha Tathaaaaaa!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    P.s terminei de ler Despertar, leia que vc vai gostar sim!! Eu diria até que é sua cara rsrsrs...vamos ver se vc tb vai ser team Daniel hahahaha! Embora não seja um triângulo amoroso, é um cara de cada irmã.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de Asas e Encantos, fiquei com bastante vontade de ler Ilusões. Na verdade já tenho o meu "escolhido" e espero que a Laurel também o escolha...rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. Olá Tatha!
    Adorei o fato da resenha não conter nenhum spoiler. *-* Mas essa série jamais me chamou atenção, talvez por envolver fadas, talvez porque... Não, confesso! A culpa são das fadas mesmo.
    Mas a tua resenha me deixou com mais certeza de que essa série não é "pra mim", sabe?! Odeio quando a personagem fica dividida entre dois garotos e um deles é um babaca que nem deveria ser cogitado ou eventos 'forçados' ou narrativa extremamente descritiva ou tudo isso junto. hahahah
    A Bertrand sem-pre faz trabalhos ótimos com os livros, mesmo que alguns valores sejam bem salgadinhos, e esse é o ponto forte da editora no meu conceito. Os livros sempre saem impecáveis e eu só tenho elogios para eles! :D

    Beijos,
    Samy. - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei que a resenha não possui spoiler, pois ainda não li nenhum livro da série... Estou muito curiosa para ler, mas não tive a oportunidade de comprar os livros :/ A história me agrada em muitos aspectos... A capa é perfeita!

    Yara Werneck
    @My_Only_Reason
    yarinha101@live.com

    ResponderExcluir
  7. Eu até gosto de livros que tem fadas como personagens, mas essa série não me chamou a atenção. E tem também o problema de ter uma narrativa mais lenta e descritiva. Só leria se essa série aparecesse na minha mão por um passe de mágica. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir