Por Isso a Gente Acabou – Daniel Handler


Eu já estava com vontade de ler esse livro desde que soube de seu lançamento aqui no Brasil, e depois que ouvi tantos comentários positivos, minha curiosidade só aumentou. Assim que eu tive a oportunidade de lê-lo, ele passou na frente na minha lista de leitura e, depois de terminá-lo, tenho que compartilhar com vocês o quanto eu gostei dele.
Em “Por isso a gente acabou”, conhecemos a história de Min Green – uma garota “das artes”, que não pertence ao grupo dos populares de seu colégio, nem pensa como eles, ela é “diferente”, adora filmes antigos, estrangeiros e “fora do padrão” da maioria das pessoas de sua idade –, e seu relacionamento amoroso com Ed Slaterton, o melhor jogador do time de basquete do colégio, bonito e popular. Eles são totalmente diferentes e começam a se relacionar, o que acaba incomodando diversas pessoas, mas contra todas as expectativas, eles se gostam e ficam juntos. Até que isso acaba.
Min fica arrasada, e chega uma hora em que percebe que precisa devolver todas as coisas que tinham algum tipo de sentido em algum momento do relacionamento entre eles e resolve entregá-las em uma caixa, acompanhada de uma carta que explica o significado de cada um desses itens, o motivo de eles estarem sendo devolvidos e como eles estão relacionados com o namoro deles, contando sobre tudo o que viveram juntos durante o tempo que namoraram, desde o primeiro dia em que conversaram até terminarem.
Gostei muito de como a história dos dois foi narrada em primeira pessoa por Min através da carta, que leva o leitor a lê-la como se fosse o próprio Ed, sentindo na pele o que ela sentiu, tamanha emoção ela deu às palavras que colocava no papel. Na trama, ela vai contando ao Ed como aconteceram as coisas entre eles de acordo com suas lembranças, como o relacionamento nasceu e amadureceu, e como as pessoas reagiam a ele, tudo através de sua visão.
Sobre a arte gráfica do livro, só tenho elogios! Ele é dividido em capítulos que contam uma fase do relacionamento dos dois, e no início de cada um deles há um objeto, que podemos conhecer através de ilustrações magníficas feitas por Maira Kalman, que tem alguma relação com os dois de alguma forma, e ela explica que forma é essa, algumas coisas que ele nunca nem teve conhecimento antes. É através dessas ilustrações e das explicações posteriores que vamos entendendo como tudo aconteceu e o motivo de eles terem acabado. A capa é simples e linda ao mesmo tempo, já que cumpre perfeitamente seu papel e passa a ideia do que vamos encontrar na história.
A grande maioria de leitores com certeza vai se identificar com alguma das experiências vividas pelos personagens e se lembrar de como foi viver seu primeiro amor, os sentimentos inocentes, a alegria de ser correspondida, e a tristeza com o término.
Min é uma ótima protagonista, e conseguiu transmitir com realismo ao leitor todas as fases de seu namoro com o popular Ed, incluindo tiradas sarcásticas, e comparações de situações que vivem a filmes que ela gosta, tudo de uma maneira espetacular (apesar de eu não conhecer diversos deles! Hahaha).
A única coisa triste disso tudo é que o relacionamento deles é tão bonitinho mas, como já sabemos só pelo título, acaba. Então a gente nem pode torcer para que eles fiquem juntos, mas que deu vontade, ah deu!
Uma curiosidade para quem não sabe, é que o autor, Daniel Handler, é o mesmo que escreveu a série de sucesso “Desventuras em série”, só que sob o pseudônimo de Lemony Snicket.
Com vários diálogos inteligentes e uma narrativa muito bem construída e que flui rapidamente, “Por isso a gente acabou” é um livro incrível sobre um relacionamento intenso entre dois jovens que compartilham experiências nunca antes vividas, e que levam o leitor a despertar lembranças, ao mesmo tempo em que se divertem e ficam emocionados com essa história.
Recomendo para todos que gostam de uma gostosa história de amor entre dois jovens, tanto para aqueles que querem relembrar como é viver o primeiro amor, quanto para aqueles que apenas adoram se deliciar com uma trama adolescente muito bem escrita.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Ew Senhorita Tatha fazendo minha wishlist urgente ganhar um item, iaiai! Sua resenha esta fofa, transmite a emoção que o livro tem.

    Como psico vc sabe que gosto de histórias de vida, e esse livro é sobre isso neh, detalhadamente. agora quero saber o pq de cada um dos itens!

    Como sempre mto bem escrita viu mocinha!!

    Sou louca para ler Desventuras em série dele =D Quero aquela caixa lindinha que vende rsrsrs

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Já gostei da história, depois dessa resenha então sinto que preciso lê-lo *-*
    Beijos.
    endless-books.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não tinha me interessado tanto pelo livro, mas agora que li a resenha, gostei, leria com certeza :D
    A história deve ser mega triste cara T_T

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser lindo...
    Gostei muito da sua resenha. Parabéns!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahh, o livro parece ser bonitinho mesmo! E cheguei a ver algumas das ilustrações dele, adorei. Apesar do livro parecer leve e adolescente, você mencionou que a narrativa é bem construída e isso me atraiu bastante. Não há nada que me irrite mais do que quando a narrativa é pobre, superficial.

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu estou louca pra ler esse livro, mas o preço está meio salgado, rs.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaain, que fofura! *-*
    Adoro livros que são em forma de carta, e quando o autor consegue fazer com que a gente se sinta o destinatário é lindo demais! Esse livro com certeza entrou para a minha lista de leitura, e lá no topo. E curioso, jamais imaginaria que seria do mesmo autor de Desventuras em série. O.o
    Parabéns pela resenha! =)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é meu sonho de consumo. Eu amo ele. Acho ele fofo e perfeito, "na medida"...Só que toda vez que vou comprar acho caro e não compro... Sua resenha fez minhas pulguinhas leitoras me fazerem coçar mais ainda. Quero muito agora.
    Nossa, e quem podia imaginar que é do mesmo autor de Desventuras em Série...Bem interessante essa informação.
    Quero esse livro, e mesmo não sendo dos mais baratos, darei um jeito de comprar.
    Meus parabéns pela resenha, realmente passou a emoção da protagonista.

    Thais Vianna - @dathais- dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Estou com aquela sensação de que preciso ler esse livro para que minha vida seja completa. Rsrs. Parece ser tão perfeito! Só com a sinopse já me identifiquei um pouco com a Min. Saber que foi escrito em formato de carta me encanta mais ainda! E a capa é tão linda! Mais uma vez, simples, porém perfeita!

    Bjoos

    ResponderExcluir