In our Living Room – Fernanda França




Nesse In Our Living Room vamos falar um pouquinho sobre a autora Fernanda França, uma pessoa muito fofa que já teve o seu livro “Malas, Memórias e Marshmallows” resenhado aqui no House of Chick.
Brasileira, que acabou de ser mamãe, Fernanda é uma paulistana, jornalista e escritora que mora com seu marido, três gatos, alguns peixes e, claro, com seu filhinho muito lindo cujo nome é Angelo, porém é mais conhecido como Quindim.
Ela também escreveu o livro Nove Minutos com Blanda que, apesar de eu ainda não ter lido, tenho certeza de que é fantástico. Fizemos uma entrevista bem legal com ela, e esperamos que vocês gostem assim como a gente!!
1 - Como surgiu a inspiração para o livro “Malas, Memórias e Marshmallows”?
Olá pessoal do blog House of Chick e leitores!
“Malas, Memórias e Marshmallows” é meu segundo livro e eu já pensava em escrever uma história sobre uma jovem que viaja por várias cidades. A história de Melissa é só dela, mas os locais por onde passou foram escolhidos pela experiência que eu tive, já que, assim como ela, sou jornalista e mochileira. Busquei arquivos antigos e fotos de quando morei fora e de algumas viagens. Reuni o material e inseri a história da Mel dentro desse cenário. Aí surgiu o livro! :o)

2 - Sempre que tenho a oportunidade, gosto de saber a opinião do autor sobre quais pessoas da vida real (atriz/ator/etc.) representariam bem os personagens dos seus livros? E por quê?
Nossa, que difícil! (risos). Eu não coloquei descrição física da Mel para que cada leitor pudesse imaginá-la de um jeito, mas eu mesma a imagino como uma moça muito alegre e simpática, extrovertida e muito amiga. Fisicamente, eu penso que ela tem cabelos castanhos e olhos castanhos ou verdes. Gostaria de saber dos leitores quem eles imaginam para a Mel. Agora fiquei curiosa!

3 - Você acha que capas afetam vendas? Você julga um livro pela capa?
Eu não julgo um livro pela capa porque sou escritora, aprendi que são dois trabalhos diferentes e muitas vezes um ótimo texto pode estar “escondido” atrás de uma capa que não combina com a história. Mas sei que os leitores acabam sendo atraídos pela capa, sim. Por isso tivemos o cuidado de criar uma linda capa para Malas, Memórias e Marshmallows, que traduz bem o espírito das aventuras de Mel.

4 - Seu novo livro acaba de ser lançado pela Rai Editora. Quais são as suas expectativas?
As melhores! Estou muito feliz com nosso trabalho. Cada vez que vejo o livro em destaque nas livrarias, percebo o carinho da equipe da Rai na distribuição e divulgação de MMM. E, para mim, o trabalho de um livro é uma parceria mesmo. O autor escreve, mas a editora leva essas letras para as pessoas. Agradeço muito a TODA a equipe da Rai, desde as primeiras pessoas que viram o livro e o aprovaram, até aquelas que trabalham com ele agora. Espero que possamos levar Malas, Memórias e Marshmallows para todo o Brasil e, quem sabe, para outros países, já que se trata de uma história universal, não é mesmo? ;o)

5 - Você já teve bloqueio criativo? Se sim, nos conte sobre como você lidou com a situação.
Eu acredito que em todos os trabalhos temos dias melhores e piores. Mais fáceis e mais difíceis. Mas quando nos tornamos escritores profissionais, é importante encarar a escrita como um trabalho que vai além da inspiração. Eu adoro escrever quando estou inspirada, amo! Mas isso nem sempre acontece (risos). Nesses dias, procuro anotar frases que possam me ajudar nos capítulos seguintes e escrever pelo menos um parágrafo.

6 - Em “Malas, Memórias e Marshmallows”, a protagonista Melissa decide viajar para vários lugares com apenas sua máquina fotográfica e seu notebook. Você já se aventurou desta forma? Ou, se surgisse a oportunidade, gostaria de embarcar nesta aventura?
Eu adoro fazer isso! Esse espírito aventureiro ela “herdou” de mim. Na história, Melissa viaja sozinha para o exterior pela primeira vez em busca de seus sonhos. E nessa aventura acaba descobrindo o amor, o valor da amizade verdadeira e a importância de seguirmos um caminho que nos leve à felicidade.

7 - Como escritora, quem são suas principais influências?
Eu comecei lendo por causa de Maurício de Sousa e Ziraldo. Na adolescência, era apaixonada pelo Machado de Assis. Depois, com o tempo, passei a ler todos os gêneros. Adoro Adriana Falcão, Mario Prata, José Saramago e muitos, muitos outros escritores. Acho que o segredo é estar aberto para todo o tipo de escrita, porque assim descobrimos pérolas.

8 - Nos conte cinco coisas ao acaso que nós nunca saberíamos sobre você.
Uau! Vamos ver...
1)      Quando escrevo minhas ideias e notinhas na agenda, só escrevo com grafite. Não sei o motivo, mas só gosto de escrever com lápis ou lapiseira.
2)     Tive meu primeiro gato aos 10 anos, era uma fêmea toda preta, linda, com as patinhas brancas (parecia que estava de meias) e ela se chamava Cherry. Sempre fui apaixonada por animais e até hoje tenho gatos (hoje tenho três) e falo sobre animais em tudo o que escrevo.
3)     Fiz curso de palhaço. Minha palhaça se chama Tiffany e sou completamente apaixonada pelo trabalho do clown, principalmente aquele realizado para alegrar as pessoas em hospitais.
4)      No Ensino Médio (colegial quando eu estudei), fiz curso de Telecomunicações. Tirei 0,5 (meio!) na minha primeira prova de Eletricidade. Mas depois eu fiz faculdade de Jornalismo e era uma aluna muito aplicada! (risos)
5)      Eu AMO brigadeiro!

9 - Você concilia seu trabalho de escritor com algum outro trabalho? Se sim, qual e como é isso?
Sou jornalista formada e pós-graduada e trabalhei por 12 anos como repórter, mas atualmente me dedico à literatura integralmente e estou muito feliz.

10 - Ping-Pong:
Descreva livro “Malas, Memórias e Marshmallows” em uma palavra: Aventura.
 Um(a) Autor(a): Pode ser o cartunista Maurício de Sousa? ;o)
Um sentimento: Respeito. Em qualquer relação, seja entre familiares, colegas de trabalho, conhecidos, amigos ou apaixonados. Se a base for o respeito, todo o resto fica mais fácil.
Um desejo: Publicar meus livros em outros países.
Um arrependimento: Eu me arrependo sempre depois de comer doce demais, mas nunca deixei de fazer por causa disso! :o)

Espero vocês nos meus cantinhos virtuais!
Alegrias!

Fernanda França
Twitter: @fernandafranca


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Feriado Premiado no House of Chick


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Minha nossa! Não conhecia essa autora que fofa!
    Eu de mais o trabalho dela! Adorei!
    Fico feliz por vcs estarem fazendo esse tipo de divulgação para autores nacionais que são pouco conhecidos! Eu adorei. Ela parece escrever tão bem, e pela forma como que respondeu suas perguntas, da pra ver sua sinceridade e leveza nas palavras. O trabalho dela com certeza vai ser logo reconhecido^^ Muito bem meninas!!!

    Parabéns^^
    Bjão
    Mauricio Dias
    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  2. A foto da autora está muito fofa *.*
    adoraria ter um marcador do livro e claro o livro
    desde que vocês postaram a resenha aqui no House, eu fiquei interessada no livro, a capa dele foi o primeiro fator e segundo a resenha.
    Bem, sobre a entrevista, a autora pareceu bem legal, e não valeu a quinta coisa que os fãs nunca saberiam dela, brigadeiro! muito fácil essa :o
    kk
    MINHA NOSSA você era apaixonada pelo Machado de Assis? as obras dele não são assim tão boas vishhhh

    :3

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a coluna, é ótima para podermos conhecer novos autores e autoras, pois eu não conheceriam a autora Fernanda França, achei ela muito fofa, e achei as respostas dela muito legais, ela me pareceu ser uma excelente pessoa, engraçada e que escreve super bem, achei muito legal saber que ela tem uma parte literalmente palhaça rs... deve ser hilária.

    Adorei a entrevista,muito bacana. Parabéns a Fernanda e desejo a ela muito sucesso.

    lucyi_cardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Não li “Malas, Memórias e Marshmallows”, mas até agora só li resenhas positivas a respeito dele. Não conhecia a autora, mas percebi que ela é a alegria em pessoa. Não é à toa que fez curso de palhaço ... ela é toda feliz! E só poderia ter sucesso como escritora, tendo Machado de Assis, Mauricio de Sousa e Ziraldo como fontes de inspiração. O mais interessante foi ela ter feito Telecomunicações ... ainda bem que ela foi para o Jornalismo e depois para a literatura. Adorei a entrevista, muito pertinente e espero que Fernanda França tenha ainda mais sucesso do que ela já alcançou até agora.

    Vanilda Procópio
    @VanildaP
    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia essa autora ainda e nem mesmo este livro, mas só de saber que é brasileira sei que devo dar um crédito extra à ela.
    Parabéns pela coluna, é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre os autores e não só sobre suas obras.
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    andressa.j.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. A Fernanda França parece ser uma fofa! *-*
    Gostei muito da entrevista, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre um escritor e sobre seus livros.
    Achei muito legal ela ter feito curso de Palhaço! Deve ser maravilhoso fazer um curso desse tipo e ter a oportunidade de trabalhar em hospitais.
    Me identifiquei com ela em vários aspectos, primeiramente por causa da formação dela, pois eu estou cursando Jornalismo. Também amo gatos e brigadeiro! rs
    Que bom que ela partiu para a Literatura! “Malas, Memórias e Marshmallows” parece ser um livro muito bom, fiquei com muita vontade de ler! Pelo jeito há uma grande semelhança entre a escritora e a protagonista do livro, né?
    Tomara que a Fernanda França faça muito sucesso e que eu possa ler um livro dela em breve! :)

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  7. Que fofa!
    Já tinha ouvido falar sobre MMM, mas nunca me interessei em ir atrás para ler, mas agora certeza que darei uma olhada com carinho. Adorei realmente esse espaço que vocês estão abrindo para escritores. Acho importante conhecer um pouquinho mais sobre eles. Pois muitas vezes ficamos tão focados nos livros em si que "esquecemos" que há um autor por trás de tudo isso. ^^
    Parabéns pela entrevista!

    lorranyra@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Fofa muito fofa ela, amei kkkkkkkk MMM me deu vontade comer kkkkkk

    Nunca houvi ou vi falar deste livro, mas fiquei curiosa, achei legal ela naum descrever a Mel e dar asas a imaginção do leitor, bem curioso!

    beijussss

    glnemcl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. A Fernanda parece ser mto simpática, e isso já faz com que queiramos ler seu livro. Pq cá entre nós já vi gente que acha que tem o rei na barriga pq lançou livro =P

    Adorei a pergunta diga cinco coisas sobre vc. É legal pq o autor pode falar sobre o que quiser, sobre o que quer que saibamos =] E no caso da Fernanda as respostas dela foram bem legais!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com- @BruFinland

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que ela resolveu ser escritora e não trabalhar com eletricidade...rsrs
    Adorei a entrevista. Ela me parece uma pessoa muito divertida e inteligente, o que obviamente, percebemos nos livros.
    Quanto a Melissa, eu também imagino ela de cabelos castanhos. Os olhos da minha Melissa são verdes. Na verdade a minha Melissa é a Sophia Bush.
    Amei a entrevista. As perguntas foram muito inteligentes e deram espaço pra conhecermos essa autora/pessoa maravilhosa. *-*
    Thais Vianna - @dathais - dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu quero muito ler o livro da Fernanda ( Malas, Memórias e Marshmallows), parece ser ótimo! Ela parece ser uma fofa! Adorei a entrevista! hahaha
    Também adoro brigadeiro e gatos hahah

    ResponderExcluir
  12. Desde que comecei a me aventurar pela blogosfera ouço falar da Fernanda França e isto sempre me deixou curiosa pelo trabalho dela, mas agora conhecendo-a um pouco mais vejo que eu realmente preciso conhecer-lo. Uma pessoa tão alegre e feliz só pode nos acrescentar esse bem estar através de sua escrita!
    Procurei saber um pouco mais sobre MMM e me encantei! É exatamente o livro do qual preciso. Simplesmente amo viajar, não importa o destino na minha opinião, mas sim o que iremos aprender até chagar lá. Irei fazer vestibular para Turismo, já que é uma área que me encantou pela minha paixão. Talvez a Mel tenha um 'pouquinho' de semelhanças comigo. hahaha
    ADOREI as perguntas inteligentíssimas e me identifiquei em vários pontos: paixão por gatos, negrinho e pelo Maurício de Sousa. Confesso que foi graças a ele que me apaixonei pela leitura e possuo inúmeros quadrinhos dele ainda! Nunca conseguirei me desfazer destes!
    Espero realmente que a Fernanda realize o sonho de publicar seus livros no exterior.

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir