Antes de Dormir – S. J. Watson


O nome do livro é bem sugestivo e despertou minha curiosidade a respeito da leitura, ainda mais por saber que o assunto é memória ou, no caso, a perda dela, e esse é um tema que me interessa bastante. Juntando isso a uma capa extraordinária, só conseguiu aumentar ainda mais as minhas expectativas.
Em “Antes de Dormir” conhecemos Christine, que todas as manhãs acorda sem saber nada, já que sua memória apaga todas as noites quando ela dorme. Ela sempre acorda assustada e confusa e nunca sabe onde está, o que fez, e quem está a seu lado. Tudo isso é muito doloroso para ela.  Quem a faz se situar sobre o que acontece em sua vida é seu marido, Ben, que sempre parece um homem estranho para ela, porque ela nunca consegue lembrar-se dele.
Até que ela recebe uma ligação de seu médico, Dr. Nash, que a está ajudando com a sua perda de memória. Relutante em encontrar-se com ele para mais uma consulta, já que ela não se lembra dele, acaba se convencendo depois que acha um bilhete que escreveu para ela mesma, a respeito da consulta com um comentário que a deixa intrigada: “Não conte a Ben”. Além disso, a voz dele, diferente da de Ben, desperta uma certa familiaridade nela, então resolve ir em frente e se encontrar com o médico.
No encontro, ela acaba sabendo que mantém uma espécie de diário, onde escreve tudo o que acontece com ela todos os dias, e o guarda escondido de seu marido. Acha tudo muito estranho, mas precisa descobrir o que a leva a fazer isso. É a partir desse momento que podemos começar a acompanhar sua vida através de seu diário.
Se você espera uma coisa mais voltada para o romance, está enganado, esse livro é de suspense, e muito bem escrito. Dividido em três partes e narrado em primeira pessoa, é uma ótima forma de conhecer o que se passa na cabeça da protagonista e tentar entender, junto com ela, o que está vivendo.
O começo é meio cansativo, pois volta sempre como se não existisse o ontem, um passado. Deve ser muito triste ter essa sensação. No decorrer das páginas, procuramos fazer parte da vida de nossa protagonista, e acabei por imaginar como seria se tivesse essa doença. Christine é casada com Ben, um homem meio que escorregadio demais, ou melhor, muito evasivo, parece que está sempre escondendo alguma coisa dela ,o que faz com que quem o leitor tenha a sensação de que eles não tem uma conexão, tipo um relacionamento forçado, meio que superficial. Mas eu até entendo isso, pois era preciso demonstrar esse tipo de distanciamento entre os dois para começarmos a entender o desenrolar da história.
Quando surge seu médico, o Dr. Nash, que a incentiva a escrever tudo o que se passa com ela durante o dia, e a lembra de ler no dia posterior, também podemos perceber que ele possui acesso a muitas coisas sobre ela. Com certeza deve ser muito angustiante não saber em quem confiar, mas ela precisava fazer isso acreditando nas palavras do médico de que poderia conseguir a cura.
Christine não entende seu relacionamento com Ben porque nunca lembra dele, alguma lembrança de seu marido ocorre quando, acompanhada pelo médico, ela vai à antiga casa que havia morado com Ben. Lá, sente sensações prazerosas que a fazem acreditar que o amava. Christine tem uns tipos de visões que remetem o passado, muito reais dependendo do local em que está.
A vida dela é como se, além de não existir passado, não existisse futuro, só um presente cheio de medo sobre em quem confiar, dúvidas sobre quem fala a verdade, quem são as pessoas que a cada novo dia aparecem em sua vida e não saber como desvendar esse mistério. Foi graças a seu diário que tudo começou a tomar sentido. Ela foi, aos poucos, decifrando sua vida. O livro vai nos envolvendo e faz com que o leitor tente, junto com a protagonista, achar as respostas para tudo isso. A gente acaba vivenciando seus sonhos, sua angústia, sua necessidade de resolver tudo que se passa em torno dela.
A doença que Christine tem se chama amnésia (perda de memória total ou parcial que pode ou não ser temporária e causada por diversas razões), e foi conseguida depois de um acidente que ela sofreu. Só não posso falar que tipo de acidente foi esse, e como tudo aconteceu e como ela passou por isso, se não vai estragar uma parte das descobertas do livro. Espero que você não fique ansioso demais, pois é isso que ocorre com a gente, querendo tentar resolver o caso dela o mais rápido possível.
Esse é primeiro romance de S.J.Watson, e uma curiosidade é que ele o escreveu para um curso que fez, o “Como escrever um romance” da Faber Academy, e agora se tornou um sucesso internacional, vendido para mais de quarenta países e com os direitos de adaptação ao cinema comprados.
Um livro que apresenta personagens muito bem construídos, com uma narrativa envolvente e emocionante, que prende o leitor do começo até o fim, mesmo sendo um tema comum. E que final incrível! Super recomendo a leitura.
Avaliação



>> Esse post está participando do 
Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Feriado Premiado no House of Chick



Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Nossa! To super curioso por esse livro, já anoite o nome, preciso ler ele!!!
    O tema até é comum mas, dessa forma.. ai eu amo suspenses desse tipo, já que eu não gosto de livros policiais. A investigação dessa forma é perfeita. Acho que eu sempre quis ler um livro assim! Que demais, adorei a dica e resenha bem construída! É sucesso mesmo. E o filme vai ser incrível tbm. Com certeza vou ter que lê-lo ainda. E espero que possa ser em breve. O tempo é uma loucura. Eu também penso como seria se eu tivesse essa doença. Nossa que martírio. Por outro lado ia esquecer de certas coisas que eu quero e não consigo! Simplesmente perfeito, não tem palavras pra descrever isso. To boquiaberto com tudo. Nossa que fantástico^^ D +
    Meninas parabéns! Vocês merecem!

    Bjão
    Mauricio Dias
    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro mas a história me lembrou outro filme: "Como se fosse a primeira vez", com Adam Sandler e Drew Barrymore, onde acontecia mais ou menos isso: todos os dias ela acordava sem lembrar de nada e ele tinha que reconquistá-la dia após dia. No filme, a história é uma comédia romântica ou um "check list" como tem sido chamada agora. Pela sua resenha, notei que a história de "Antes de dormir" é mais séria e "angústia" acho que é a palavra chave do enredo. O suspense presente na trama deve dar um toque especial ao livro porque realmente acredito que deva dar uma ansiedade para tentar saber o porquê dessa amnésia e talvez como terminar com ela. Espero que o filme faça jus a tudo que você comentou sobre a história. Se for assim, será sucesso na certa.

    Vanilda Procópio
    @VanildaP
    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me lembrou o filme Como Se Fosse a Primeira Vez. A única diferença é que tem um suspense no meio.
    Achei esse título muito instigante e já me chamou a atenção.
    Adorei sua resenha. Me deixou mais interessada...

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quando comecei a ler a resenha, acreditei que seria outro livro, que a moça esquece as coisas e tenta se lembrar e tal, mas você deu detalhes que mostraram que é bem mais do que pensei, estou adicionando na minha lista do Skoob, só para ter certeza de que um dia o lerei *.*
    abraços


    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. No comecinho da resenha eu achei que a história fosse algo bem clichê, até mesmo uma adaptação do filme "Como Se Fosse a Primeira Vez", mas depois vi que era um suspense e pelo jeito deve ser realmente bom.
    Também me interesso bastante por esse tipo de assunto [perda de memória], não deve ser nada fácil pra alguém conviver com isso. Até mesmo quando a gente esquece pequenas coisas já nos sentimos um pouco mal, imagine esquecer um dia inteiro assim.
    Fiquei com vontade de ler!

    @nandascsoares
    nandastheff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa do livro e adorei mais ainda a resenha. Claro que o enredo em si me lembrou o filme Como se Fosse a primeira vez e um outro livro que infelizmente não lembro o nome que é mais ou menos a mesma coisa. Apesar de ser um assunto recorrente, é algo que eu gosto bastante e por isso já entrou para a minha lista de leitura. ^^
    Ótima resenha, parabéns!

    lorranyra@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Parece bom, mas naum sei se leria...faltou alguns ingredientes que eu considero fundamental em uma história, mas fiquei curiosa em saber o que ela e o médico vão fazer e como vão solucionar este problema, que é muito ruim, não consigo nem imaginar como seria se fosse comigo.
    Ele lembra realmente o filme "Como se fosse a primeira vez" mas sem aquela parte romantica o que torna mais dificil a vida da protagonista.

    Beijussss!

    glnemcl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tive a impressão que a estória me lembrou Deslembrança, mas pelo visto este é um livro mais antigo e melhor elaborado que o Y.A.
    Eu gosto muito desse tipo de suspense que mexe com a cabeça do protagonista, a capa é realmente bonita, embora eu não goste muito dessas partes humanas na capa.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    andressa.j.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma degustação desse livro + ainda não li, deveria pq sua resenha me despertou uma imensa curiosidade, mas grande mesmo! Quero mto saber como ela consegue ter um relacionamento sem lembrar do marido, como foi o acidente...E se assim por acaso ela não tem perda de memória por conta emocional, pq caso sim é minha área né =P Mtas pessoas sofrem de perda de memória como maneira de fugir do sofrimento, claro isso se dá de maneira inconsciennte.

    Ótima Resenha, agora quero ler o livro =P

    Miquilis: Bruna Costenaro- @BruFinland- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me lembrou Como Se Fosse a Primeira Vez, um filme que adoro! Já vi esse livro no submarino, mas nunca me interessei por causa da capa, que não me chamou a atenção. Agora, nem vou pensar duas vezes quando entrar no site :D
    @Jenifferhaddad

    ResponderExcluir
  11. Muito parecido com Deslembrança e Como se fosse a primeira vez...Acho que é o que todo mundo pensa no início.
    Mas aí, vendo essa capa e o clima de mistério muda de opinião. E eu vou dizer o que achei
    QUE MALDADE!!!!!!
    Muita maldade fazer uma resenha e deixar eu desesperada pelo livro...kkkk
    Correndo contar minhas moedas e o dinheiro da minha carteira...Eu preciso ler esse livro.
    Muita vontade de ler e saber se o marido é o mocinho ou o bandido...rsrs
    Ameiiii

    Thais Vianna- @dathais - dathais@hotmail.com

    Muito bem escrita a resenha. Vontade desesperadora de saber se o marido é "mocinho" ou "bandido"...rsrs
    Amei!!!

    ResponderExcluir
  12. Uau! Acho que vou entrar em um curso para escrever um romance. Vai que também dê certo? Rsrs.
    Também me interesso muito sobre o tema. Como seria perder a memória todos os dias? Alias, como seria se esquecer de algo de uma forma tão abrupta?! É algo que deve ser muito difícil de se passar. Fiquei muito curiosa para ler. Anda mais para saber sobre o acidente. Minha mente começa a criar várias suposições. Rs.

    Bjoos
    @erica_blackb

    ResponderExcluir