Predestinados – Josephine Angelini


De uma mistura de Romeu e Julieta com mitologia grega, eis que surge a história de amor de Helen e Lucas (como é uma série, ainda não sei o final, só espero que não termine em tragédia também!), dois jovens que se conhecem no colégio quando a família dele se muda para Nantucket, pequena ilha em que ela vive com seu pai.
Logo quando coloca Helen os olhos em Lucas pela primeira vez, ela sente uma vontade incontrolável de... matá-lo! Helen fica confusa com esse sentimento que nasce nela, já que nunca sentiu nada parecido antes, muito menos por alguém que nem ao menos conhecia. E o pior é que todos da escola a viram atacá-lo e agora ela passa a ser o centro dos olhares de todos, tudo o que ela menos deseja na vida, já que é tímida e odeia se expor.
Com o passar das páginas, podemos entender, junto com Helen, o que está causando esse desejo de matar Lucas, ao mesmo tempo em que vamos aprendendo sobre sua origem, e consequentemente sobre uma maldição que aconteceu na Grécia antiga e que acaba afetando-a diretamente.
Gostei muito que a autora saiu do tradicional (vampiros, anjos, fadas, etc.), e abordou um tema menos utilizado em YA por aí. Não é que eu não goste do tradicional, pelo contrário, adoro, mas é sempre bom conhecer universos diferentes dentro da literatura. Quem gosta de mitologia grega, tenho certeza que vai se encantar com a história de “Predestinados”, que aliás é um título perfeito.
Gostei de todos os personagens. Achei bem interessante Helen ser tímida e ficar nervosa em público ou quando se torna o centro das atenções, já que muitos personagens que conhecemos, mesmo os que se dizem tímidos, acabam agindo bem diferente disso. E olha que, para Helen é mais difícil sair despercebida já que é dona de uma beleza incrível, característica dos Descendentes. A melhor amiga dela, Claire, é uma personagem ótima e uma boa companheira, e eu me divertia com ela sempre.
Também gostei bastante de Lucas e sua família, todos os personagens bem construídos e com personalidades próprias, mas especiais do mesmo jeito. A família Delos me lembrou muito a família Cullen, tanto em termos de união e possuir opiniões diferentes dos outros da mesma “espécie”, quanto em características pessoais dos personagens.
Achei bem legal a forma como a história foi conduzida, com as explicações sendo dadas nos momentos certos, a maneira com que Helen aprendeu a usar seus dons foi desenvolvida gradativamente (o que eu acho correto), e os sentimentos foram surgindo com o passar dos acontecimentos, além disso, o modo como ela começou a interagir com a família Delos e aprender sobre ser uma Descendente foi muito bem introduzido também.
O romance do livro ficou nessa coisa de proibido e tinha horas que me dava agonia, mas eu gostei como acabou se desenrolando com o passar das páginas e acho que as explicações que tem a ver com os dois juntos foram bem desenvolvidas e explicadas, e estou doida para saber o que vai acontecer nos próximos volumes.
O final me surpreendeu, já que eu não esperava que tudo que aconteceu iria mesmo terminar assim, e isso é sempre um ponto positivo. Além disso, deixa ganchos ótimos para a continuação e eu adoro esse recurso em livros de série.
Nossa, essa capa está incrível! Acredito que qualquer pessoa que goste de capas vai se apaixonar por essa, que é a mesma da original, e a Intrínseca fez um ótimo trabalho com a impressão, todo o fundo em volta de Helen é metalizado, dando um maior destaque para a personagem e o título é em alto relevo. Linda! E o melhor é que realmente tem algo a ver com a história!
Com uma narrativa explicativa, bem desenvolvida e que flui de maneira rápida e envolvente, “Predestinados” é um ótimo livro para quem gosta de YA e está em busca de um enredo original, com um pano de fundo incrível, muitas reviravoltas e personagens incríveis. E é claro que eu recomendo.
Avaliação



 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Esse livro parece ser daqueles que vc vai lendo e se apaixonando, e qd vai ver se tiver a continuação nas mãos já lê! é mto legal qd isso acontece...a minha última vez foi com Academia de Vampiros, aiai Dimitri S2! rs!

    Gostei de saber que a narrativa tem um fundo realista, pq por mais que a obra seja fantástica romper demais com aquilo que é aceitável, como fazer tds protagonistas que aceitam seu fardo e se tornam pop e melhores rapidamente rompe com a realidade humana não é?

    Resenha fofa como sempre Tatha =]

    Miquilissss: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Mitologia grega?! Então vou amar! Rs. Adoro histórias relacionadas com os deuses gregos. Acho sensacional a forma como eles modificam alguns traços, mas não de forma bruta. É como se estivesse mesmo incluído na história, mas ninguém nunca contou. Rsrs.
    Achei a capa linda! Realmente está dando um lindo destaque para a personagem. Não sei se olhando a capa também é assim, mas pelo pc parece que ela está sobressaindo. Ficou incrível!
    Fiquei curiosa para saber mais sobre essa família. Sem falar que é raro ver uma personagem tímida de verdade.
    Adorei a dica!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. O que mais me chama atenção num livro é a capa. E essa é simplesmente perfeita!
    A autora fugiu bem mesmo dos tradicionais sobrenaturais. Achei bem legal. Um pouco de diferença faz bem. Se esse sobrenatural é mitologia grega, já sou fã do livro sem nem ter lido. Sou louca desvairada por mitologia grega. Tio Riordan que o diga!
    Adorei sua resenha. Deu pra entender bem sobre a história sem contar as partes principais.
    Um ponto em comum com a Helen é esse babado de ser centro das atenções ou falar em público. Também tenho pânico!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uma das coisas que mais gosto é mitologia grega, e o livro já ganhou pontos comigo! E claro com a sua resenha, posso ter certeza que é uma estória bem envolvente e interessante =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Apaixonei na capa já, assim de cara. E lendo a resenha então, quero esse livro pra ontem! Adoro coisas que tem haver com mitologia/Grécia e afins, acho simplesmente envolvente. Adorei quando você disse que a personagem vai aprendendo e desenvolvendo aos poucos o seu dom, acho tão absurdo quando os personagens do NADA ficam super poderosos e blablabla... hahahah
    Bela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu adoro mitologia! Estou doida para ler esse livro faz um tempo! Eu chutei que fosse uma série, e parece que acertei hahah
    A capa é linda, e a sua descrição na resenha só me deixou mais curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Nossa a capa deste livro é incrivel !!!! quando eu vi na livraria nosssa queria trazer pra casa pena q o dim dim nao dava !!!

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente amo mitologia grega! A capa desse livro é incrível e ele parece realmente ótimo!! Parabéns pela resenha, me convenceu!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa desse livro e estou com muita vontade de ler.

    É uma releitura da Ilíada, mas a releitura, pelo que vi é muito atual e dinâmica...Amo livros que envolvem mitologia e tenho certeza que vou amar.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir