As Aventuras de Tintim




Nessa resenha, vou falar um pouquinho sobre cada um dos 6 livros lançados pela Rai Editora aqui no Brasil, baseados no filme de mesmo nome.
Tintim é um menino que, junto com seu fiel companheiro Milu – um cachorro super fofo – vive diversas aventuras para desvendar alguns mistérios. Ele é tipo uma versão mais jovem de Sherlock Holmes, só que mais leve e divertida também.
Quatro dos seis livros contam uma parte de um caso que Tintim precisa desvendar, sendo que esses são complementares e mais infantis, outro é mais voltado para o público que lê mais, e o último é um livro de adesivos reutilizáveis, que também contém diversas atividades para o leitor fazer.
Alguns são sequenciais, se você comprar todos esses quatro volumes, pode ler na ordem: “O Mistério das Carteiras Desaparecidas”, “A Ousada Fuga de Tintim” e “Perigo no Mar”. “O Segredo do Licorne” une todas essas outras em um volume só, mas todas de uma forma mais superficial, não de um jeito ruim, só que mais voltado para crianças mesmo, ou para aqueles que adoram coisas infantis.
A Rai está de parabéns com o trabalho gráfico, todos os volumes são cheios de ilustrações originais do filme e as histórias são pequenas e rápidas de serem lidas. As páginas são em papel couchê, e parecem páginas de revista, só que mais grossas. Em todas as capas há verniz localizado no título e nas miniaturas dos outros volumes na capa de trás. Vou deixar fotos no final do post para vocês verem como são. A única coisa que incomoda um pouco é que não seguem o mesmo padrão de tamanho. Somente “O Mistério das Carteiras Desaparecidas” e “Perigo no Mar” que foram impressos de forma parecida.
 “As Aventuras de Tintim – O Romance” conta a história integral, e em forma de romance mesmo, sem desenhos nas páginas. Eu não vi o filme, mas sei que o livro foi inspirado na história dele. É basicamente a mesma história dos outros livros, só que mais completa e melhor desenvolvida.
Nessa aventura, Tintim compra uma miniatura de um barco chamado Licorne, e acaba descobrindo uma mensagem secreta dentro dele. Tintim fica intrigado e acaba descobrindo novas pistas sobre esse mistério. Depois de passar por algumas situações e muitas confusões, ele acaba conhecendo o Capitão Haddock, que vai ajudá-lo nessa aventura, já que está bem envolvido nela. Mas, quanto mais próximo da verdade, mais perigos eles enfrentam, com diversos inimigos aparecendo para atrapalhá-los e pegar as pistas e conseguir chegar à solução primeiro, e assim encontrar o grande tesouro.
A história toda é bem divertida e diversas cenas me fizeram rir bastante. Foi bem legal acompanhar os três personagens nessa aventura. Também devo citar dois investigadores super engraçados, Dupont e Dupond que são fisicamente iguais e com nomes semelhantes, e bastante atrapalhados.
Recomendo todos os livros dessa aventura incrível. Se você tiver crianças em casa, recomendo os livros menores, para que eles possam ler sozinhos e se divertirem tanto quanto você. Mas se você está procurando algo para você mesmo, recomendo que leia o romance, que trás a aventura completa e super vale a pena a leitura.






Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 05 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Já li As Aventuras de Tintim e curti bastante. Beijos!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Assistia mto TinTim qd era pequena, e até hj se pego passando dou uma espiada...Infelizmente não se faz mais desenhos assim, pelo menos não é o que nos chega aqui né...esse é belga por exemplo, e normalmente os desenhos europeus que passavam na Cultura são ótimos!

    Gostei do livro do romance, os demais achei mto infantis...

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro muito TimTim, sempre que podia eu assistia quando pequena.
    Além disse eu assisti ao filme no cinema com o meu namorado, fui super engraçado. ^-^

    ResponderExcluir
  4. Cara, faz um tempinho que quero ler a série, mas ainda nada...estou com falta de grana hahaha
    Infelizmente não tive a oportunidade de assistir o filme ;/

    ResponderExcluir
  5. Não consigo me lembrar se assitia o desenho quando pequena. Quanto ao filme, também não assisti ainda. Acho que foi pela computação gráfica. Não sei, me deixou meio intrigada, mas de um jeito ruim. = /
    Achei interessante o livro mais infantil (uma dica que com certeza vai ser anotada para ser usado com as crianças). É uma pena não terem feito todos os livro (pelo menos os infantis) do mesmo formato. = (

    Bjoos

    ResponderExcluir
  6. Gente, que lindos esses livros!!

    Eu não sabia que existia As Aventuras de Timtim no formato de romance!!!! #shutupandtakemymoneymoment

    E agora, só pra te deixar com inveja: tenho a coleção quase completa dos quadrinhos dele! UHASIUAHsiUAHSIushAIUSH

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Vou ver si esses livros farão meu irmão ler (é uma coisa bem dificil de fazer!)

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti ao filme,mas,se for bom como o romance,vai valer a pena.:D
    Realmente,os livros são lindos!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não me animei muito a ler. Apesar da qualidade de impressão e de serem lindos eu não sei se vou gostar da história.

    ResponderExcluir
  10. Quando eu era criança lembro de ir num sebo e ler os quadrinhos do TinTim durante horas...eu adorava, mas acho que já não faz o meu estilo hoje em dia. Hahahha. Ah, também assistia o desenho na Tv. De qualquer forma, assisti o filme recente e recomendo. É divertido e leve, como os quadrinhos e o desenho animado antigos ^^

    ResponderExcluir