Asas – Fadas #01 - Aprilynne Pike


Em “Asas”, conhecemos Laurel, uma menina de 15 anos que tem a pele perfeita, sem nenhuma espinha, um cabelo lindo e sedoso, o corpo magro e atlético, um rosto lindo e uma graciosidade admirável. Ela se muda para uma nova cidade, Crescent City, com seus pais adotivos e começa a frequentar um colégio – novidade para ela, que sempre havia estudado em casa.
Mas Laurel não consegue se adaptar tão bem assim à sua nova vida, já que os aposentos do colégio são fechados e ela começa a se sentir sufocada ali dentro. Além disso, é totalmente fã da natureza e uma vegetariana das mais radicais (qualquer outra coisa a fazem passar mal). Ela logo conhece David, de quem se torna amiga rapidamente.
Um belo dia, uma espinha surge em suas costas, que começam a crescer e se transforma em algo totalmente inusitado (não vou dizer o que é, para ficar na surpresa, como foi comigo), que Laurel não consegue entender. Então, com a ajuda de David, ela corre atrás de respostas e acaba descobrindo que é uma fada (bem diferente das que estamos acostumados a ver por aí, devo confessar).
Durante essa busca de identidade, Laurel conhece Tamani, um elfo que pertence ao seu mundo verdadeiro e quem vai ajudá-la em suas descobertas. Inclusive uma dúvida que logo surge em sua mente: de quem ela realmente gosta? David ou Tamani?
Gosto bastante de ler livros de fadas, apesar de não conhecer inteiramente a mitologia delas. Mas gostei muito da mitologia criada pela autora, porque é totalmente diferente de tudo o que já li, e gosto muito quando as histórias fogem do habitual. E achei interessante a abordagem utilizada por Pike, a qual, devo confessar, além de criativa foi surpreendente, já que eu não esperava por algo assim.
Nesse triângulo amoroso, Laurel fica inteiramente dividida entre seus dois pretendentes, David o amigo humano (para quem vai a minha torcida), carinhoso e que a entende melhor do que ninguém, além de aceitá-la exatamente do jeito que é, e Tamani, um elfo sentinela, com quem Lauren tem um passado do qual não se lembra totalmente, apesar de sentir algo forte por ele (achei Tamani bem possessivo, não curti isso). Gostei dos dois personagens masculinos, a construção deles, e como podem ser tão diferentes e mesmo assim bastante incríveis.
A leitura flui de uma maneira gostosa e as páginas acabam rapidamente. Esse volume – o primeiro de uma série de quatro – é mais uma introdução ao mundo das fadas criado por Aprilynne, já que começamos a conhecê-lo juntamente com a protagonista. Gostei disso, já que as dúvidas que Laurel apresentava, eram justamente as mesmas do leitor, então desvendá-las juntamente com ela foi uma ótima maneira de sermos introduzidos a seu mundo, de uma forma sutil e sem nos perdermos.
Algumas pessoas acabam se incomodando com isso, pois o começo do livro é um pouco lento, já que estamos começando a entender o que se passa com Laurel. Eu, particularmente gostei bastante do começo, mas o final realmente começa a ficar bem mais movimentado. Por isso, acredito que os próximos volumes da série possuam mais ação do que esse, que é mais introdutório.
A capa está incrível, e passa totalmente o sentido da história. O trabalho gráfico dela também está lindo, com textura soft touch (emborrachada), verniz localizado nas gotas de orvalho, e o título em alto relevo. A diagramação está simples, e a contra-capa é rosa.
Recomendo para quem gosta de histórias fofas, inusitadas e bem construídas, com o pano de fundo mágico que é o mundo das fadas (que deve começar a se desenvolver mais no próximo volume), e uma narrativa leve e contagiante. Principalmente para o público juvenil, e para os amantes do gênero.  
Avaliação

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 03 - FORMULÁRIO




Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Ao comprar um livro da editora do qual não me recordo, veio um livreto de Asas. Li e gostei bastante do trecho do livro. Acabei por esquecer do livro, mas depois que li essa resenha, lembrei o motivo de querer conhecer melhor essa trama de fadas. Vai para o início da fila de desejados!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem uma coisa que me incomodou: por que motivo todos os livros têm um triângulo amoroso? E aposto que vou gostar mais do elfo também!

      Excluir
  2. Desde que vi esse primeiro livro tenho curiosidade para ler, principalmente pelo modo diferente como as fadas são abordadas... Deve ser muito bom! Espero poder ler em breve!

    Beijos,
    Inara | "Ler, Dormir, Comer..."

    ResponderExcluir
  3. Tatha li esse livro no fim do ano passado, mais precisamente foi o último livro do ano, e embora como vc já sabe sou do time do feericos nesse livro fiquei do lado do David...

    O elfo me soou falso, parece que ele quer cumprir protocolo, ser o cara e enfim não confio nele rs...além de ser possessivo como vc disse...Eu ficava lendo e dizendo Laurel não cai na dele!!

    Tô bem curiosa para ler continuação, tenho ela aqui...então logo devo pegar =]

    Tô no finzinho de Entrevista com Vampiro...S2!!

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  4. Que capa maravilhosa essa hein?!
    Adorei a resenha! Acho que vou adicionar na minha lista de leitura 2012!

    *__*!

    http://leramorbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro de fadas ,mas esse é o que sempre me chamou mais a atenção (não se se pela capa maravilhosa ) , adorei a resenha ,fiquei com "bicha" de ler vou ver se acho baratinho no estante virtual rs .Bjus otima semana .

    ResponderExcluir
  6. Adoro mitologia ! Sou bastante fã de sereias e fadas e COM CERTEZA esse livro entrou na minha listinha (enorme kkk) de Eu quero.
    Imagine só ? Do nada uma espinha nas costas e descobre que é uma fada ?
    Quero ele *----------------*

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro fadas, com certeza vou ler. Mas até então não conhecia essa livro e confesso que achei super interessante.
    Além de a capa ser maravilhosa. Se eu já, alguma vez na vida, comprei um livro pela capa? Não, "magina", nunca faria uma coisa dessas!

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda dou este livro de presente pra minha namorada, ela vai adorar com toda certeza. Livros assim são muito bons, eu gosto ela adora
    XD

    rodrigobill10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. não sou mto fã de livros com fadas, mas desde que vi a capa desse ele me chamou a atenção, a história parece ser bem diferente =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  10. Adoreiii a resenha, muito bem escrita! Gosto de livros de temas mais diferentes assim, entrou pra wishlist com certeza.

    Beijos
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vim conferir sobre o primeiro livro dessa serie, já que quase li a resenha do segundo que você já disponibilizou, afinal é bom conhecer um pouco do que vem a ser a série, confesso que fiquei bem intrigada, já que gosto muito de magia e romances!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  12. Boom o Tamani e perfeito se importa com ela passou a vida toda esperando ela voltar ni segundo livro vcs verao quem e possessivo David deveria ficar com Chelsea Torço para o Tam ate o fim

    ResponderExcluir