Uma Vida Interrompida (Memórias de um anjo assassinado) - Alice Sebold


Quando encontrei esse livro na biblioteca da minha cidade, eu não sabia realmente o que esperar dele. Sempre tive o costume de escolher livros pelas capas, e interessada pela desse, acabei pegando-o emprestado, sem saber a leitura que viria pela frente.  É um livro relativamente antigo, e eu já o li faz algum tempo, mas até hoje tenho as passagens muito vívidas na memória, por ser realmente uma história muito marcante.
O livro conta a história de Susie Salmon, brutalmente estuprada e assassinada na década de setenta, onde os recursos atuais, como o DNA, ainda não existiam.  É um livro de esperança e humor, embora tenha como pontapé um acontecimento triste, e, infelizmente, muito visto nos dias atuais.
A culpa do humor da história foi a escolha certeira de Alice Sebold de colocar a própria Susie como narradora. Desde as primeiras páginas, nós sabemos que ela está morta, e também nos é revelado o responsável por sua morte, embora ela não possa fazer nada sobre isso. Do céu, Susie narra para nós todos os acontecimentos após a sua morte—a luta de seu pai arrasado para conseguir justiça, o distanciamento da mãe da família, a luta da sua irmã na pressão de se tornar a substituta, e ser, ao mesmo tempo, a menina mais popular e rejeitada da escola e a confusão do irmãozinho de apenas 4 anos, que quer apenas que os pais parem de chorar e que sua irmã volte logo “de viagem”. Ao mesmo tempo, ela também narra os cuidados do assassino para não ser descoberto, as investigações infrutíferas da polícia local, a vida do garoto de quem ela gostava e também de uma garota distante, estranhamente envolvida na história.
Em meio à tudo isso, temos também os devaneios de Susie com seus sentimentos e suas lembranças, devaneios bem adequados para uma garota de apenas quatorze anos. Ela sabe da injustiça de tudo aquilo, e às vezes fala de seus sonhos para o futuro, num tom ao mesmo tempo infantil e maduro.
Foi isso que realmente me marcou. A história por si só não tem grandes reviravoltas, com alguns acontecimentos isolados distribuídos pelas páginas, mas foi pela protagonista que eu realmente me apaixonei. Enquanto assiste impotente do Céu tudo se desenrolar lá embaixo, ela nos passa lições importantes de coragem, esperança e fé, torcendo pela reconstrução de sua família e pela justiça que sabe que não virá. Uma situação triste, mas que pelas palavras da resignada Susie, acaba se tornando uma fábula para o leitor.
A escrita da autora é simplesmente adorável, ao mesmo tempo leve e densa, de modo que nos envolvemos na história desde a primeira página. A sequência de acontecimentos é dinâmica, não muito detalhada, mas ainda assim prende o leitor de uma forma inacreditável.  Terminamos o livro e ficamos com aquele gostinho de quero mais, apesar de não haver realmente uma continuação.
Minha única reclamação é sobre o final. Depois de uma história tão emocionante, ele se revela fraco e insatisfatório. Nada que realmente estrague a leitura, mas me decepcionou bastante. A diagramação da Ediouro, pelo que me lembro, foi satisfatória—simples, mas sem muitos erros. Nada notório. E a capa, que foi o que realmente me interessou à princípio, não faz jus à história, que é linda, marcante e maravilhosa.
Ao que me consta, há uma adaptação cinematográfica para este livro, que no Brasil foi traduzido como Um Olhar Do Paraíso, estrelado por Saiorse Ronan. Não tenho interesse no filme, porque, seguindo meu modesto conhecimento sobre adaptações cinematográficas, ele não vai conseguir passar nem metade da emoção do livro. Procurando sobre isso, porém, acabei encontrando banners de divulgação tão maravilhosamente lindos que mereciam ser a capa do livro—isso, é claro, é apenas uma opinião minha.
Parabéns para Alice Sebold e para sua ótima história, que, mesmo depois de tanto tempo, permanece vívida em minha memória, com suas lições de esperança e renovação. 
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 03 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. OMG *----------*
    Me apaixonei TOTAL, quero ele agora !

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já faz muito tempo que quero ler esse livro, mas não encontro para comprar ou está muito caro e ele acaba ficando para depois. No entanto, fiquei curiosa sobre a resenha e resolvi ler. Antes de chegar ao final, me identifiquei muito com o filme "Um Olhar do Paraíso" e logo depois minha suspeita se confirmou.
    Eu já assisti ao filme e fiquei muito revoltada com os acontecimentos. Mesmo que, no final, o culpado pague pelo o que fez, foi de cortar o coração acompanhar todo o sofrimento da família e da menina que, impotente, ficava a observar.
    Acho que você deveria assistir, mais a cargo de curiosidade mesmo, sem muitas expectativas. Para mim, foi bem marcante e às vezes me pego lembrando de cenas do filme. É um tanto revoltante e pensar que isso acontece na vida real...
    Ainda assim, estou ansiosa para ler esse livro e espero conseguir em breve! :D
    Adorei a resenha, transmitiu muito bem a essência do livro e só me lembrou que tenho que comprar o quanto antes! RSRS

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  3. Tbem assisti o filme e mesmo nçao lendo o livro (sabendo q as adaptções não fazem jus a eles) vale muitooooo a pena pq vc se emociona do começo ao fim!!

    ResponderExcluir
  4. Já li um outro livro da Alice Sebold e não me prendeu de modo algum, então tenho um pé atrás com ela e tal. Mas a sinopse desse livro, que a principio me parecia forte, me mostra que talvez seja uma oportunidade de ler uma obra boa da autora... Não sei, talvez. Até porque assisti o filme - e nem sabia da existência do livro. Se a adaptação foi fiel eu não sei, mas de fato o filme é maravilhoso.

    De qualquer modo, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. ah resenha ficou ótima,mas confesso que não gosto de livros assim :(!São histórias sofridas que não me prendem!Mas enfim,muitas pessoas gostam né ^^! Cada um tem uma opinião (:

    ResponderExcluir
  6. O tema é pesado, embora eu devesse estar hummm mais inclinada a ler pela minha profissão + não eu gosto é de fantasia =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  7. Só vi o filme que acabou se tornando um dos meus preferidos e sempre choro no final mesmo já sabendo o que ia acontecer. Quero muito ler esse livro.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que ando procurando por livros desse gênero. Mas a maioria nunca chamou o suficiente minha atenção. A sua descrição desse, no entanto, me fez querer ir agora na loja mais próxima comprar esse livro. É encantador o quanto consegui me envolver apenas com uma resenha, de certa forma já gosto da história. E você tem razão, o filme nunca faz jus ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Que livro bacana , não li ainda ,mas leria com certeza ,parece ser otimo , eu já tinha ouvido falar ,mas tinha acho meio brutal ,nem imaginava que tinha um toque de humor , tb nao sabia da existencia do filme vou pesquisar about this rs . Bjus

    ResponderExcluir
  10. nao sei... acho que nao quero ler este, talvez so com o livro em maos para mim decidir mesmo.
    nao gostei muito da capa nem do tema, entretanto a resenha esta otima

    rodrigobill10@hotmail.com

    ResponderExcluir