Resenha Dupla: Em Chamas - Suzanne Collins

Resenha dupla do livro Jogos Vorazes aqui.
 Review duplo do filme Jogos Vorazes aqui.      
       
Verde - Salma
Azul - Fellipe
Preto - Nós dois (Fellipe e Salma)

CUIDADO: Essa resenha contém spoiler para quem não leu, ou assistiu, Jogos Vorazes.

Quando terminei Jogos Vorazes, ainda estava muito exaltado e precisava de algo que pudesse se comparar com o mesmo. Então, a primeira coisa que fiz foi ler o primeiro capitulo de Em Chamas, mas não consegui parar até virar a ultima páginas e mais uma vez Suzanne Collins não decepcionou.

Depois que terminei o primeiro volume da série, fiquei em um estado de choque. De repente tudo ficou sem graça e na minha vida só importava Jogos Vorazes. Passaram-se alguns dias até eu conseguir ler algum outro livro, inclusive a continuação, Em Chamas. E agora estou com emoções conflitantes: Tanto quanto estou louca para ter em mãos o terceiro e último da trilogia, A Esperança, estou com medo do fim, do que há por vir.


          Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Eles não apenas venceram, mas ridicularizaram o governo. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinal de que uma revolta é iminente. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do o que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes – transformados em verdadeiros heróis nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle...          
          A Narrativa de Em Chamas é eletrizante, inquietante e embora não seja tão forte quanto no primeiro livro, é quase ou tão bom quanto, que te prende de tal maneira que torna impossível largar até o terminar a última página. Collins se mostrou já familiarizada com o universo no qual criou, com isso, explora os cenários com maestria e cria um desfecho inesperado e bem colocado em uma história com grandes reviravoltas que deixa o leitor tenso e cada vez mais boquiaberto.
          No começo, Katniss se prepara para a turnê dos Jogos Vorazes, onde o vencedor (no caso, dois) passa por todos os distritos de seu País, e a missão dela é conter as agitações. Apesar disso, muitas partes do livro se encontram em sua casa, o Distrito 12, e sua rotina volta aparentemente ao normal, se tirar todo dinheiro que agora tem, as supostas revoltas de seus vizinhos e a paixão que tem que fingir – ou não - com Peeta, enquanto decide sobre o que sente sobre o Gale. Com toda a ação, não há muito espaço para romance, apesar de se mostrar mais forte do que no primeiro livro da série. Como disse acima, ocorrem várias reviravoltas. Não só no lar da nossa protagonista, que agora mais parece uma prisão, mas em toda a sua vida.
          ‘As fagulhas se acendem, as chamas se espalham, e a capital quer vingança’. Essa frase, que está na orelha, descreve perfeitamente Em Chamas. Os jovens representantes do paupérrimo Distrito 12, ao desafiar a Capital com as amoras, acordaram a população e a fizeram ver sua miséria e submissão não como um destino imutável, mas como algo inaceitável que poderia e seria mudado. Mas o Presidente Snow não desiste tão fácil e encontra uma maneira de acabar com uma possível revolução. O que será? O objetivo dele será alcançado? Os Jogos Vorazes continuam!
Quotes:
‘’Grudo o ouvido em seu peito, no ponto onde sempre descanso a cabeça, onde sei que ouvirei a batida forte e constante de seu coração.
      Ao contrário, só há silêncio.’’ - Página 295

"A única coisa em que consigo pensar é nos corpos flácidos de nossas crianças em nossa mesa de cozinha, enquanto minha mãe receita o que os pais não têm condições de dar a elas. Mais comida. Agora que somos ricos, ela manda um pouco para elas levarem para casa. Mas antigamente, com muita frequência, não havia nada a ser dado e a criança não tinha como ser salva. E aqui na Capital eles vomitam pelo prazer de encher seus corpos ininterruptamente. Não por causa de alguma enfermidade do corpo ou da mente, nem por causa de alguma comida estragada. É o que todo mundo faz numa festa. É o que é esperado. Faz parte da diversão."

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Puxa vida, dei uma espiada ma resenha, e pelo que vi muito boa, apesar,a tática das cores fez sentido, gostei.
    Quero muito ler a trilogia dos jogos vorazes *.*
    parece ser muito boa
    pena que tbm ainda não vi o filme :(

    @Mayh_Fernandes
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mayara! Você TEM que ler a trilogia e assistir o filme Jogos Vorazes (que eu recomendo ver depois de ler o primeiro livro).
      Beijão!

      Excluir
  2. Vi a resenha da Salma aqui no blog e me empolguei para começar a ler logo a série. Amei JV, mas peguei emprestado e ainda não li o Em chamas.
    Quero muito que o submarino faça uma promoção boa para comprar e ler logo. Amei essa nova resenha, os complementos do Fellipe deixaram o texto ainda melhor. Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EEEEEEE!! Quer dizer que você fez Jogos Vorazes furar a fila de livros por causa da resenha minha e da Lari aqui no HoC? Fico tão feliz em saber disso! *-*
      É sempre bom uma promoção, também fico esperando isso para comprar algum livro, hehehe. Se não me engano o Submarino deu um desconto em Em Chamas um tempinho atrás.
      Obrigada! Grande beijo. :)

      Excluir
  3. Infelizmente não li e não posso ler pq só li o Jogos Vorazes e não quero spoilers, na verdade eu depois que começo uma saga não leio mais sinopses pra não estragar rsrsrs...

    Miquilis: Bruna Costenaro (@BruFinland)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que pena... Então leia logo! hehehe.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. AINDA NÃO LI JOGOS VORAZES! Que droga! :p O filme gostei bastante mas tenho a impressão de que o livro vai empolgar bem mais.
    Dei uma lida nos primeiros parágrafos só (medo de spoiler) e já fiquei afim de ler esse livro :/

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Droga mesmo, Tami! hahaha. O filme é ótimo (até tem review dele, meu e o da outra colunista, a Lari, aqui no HoC) e fiel ao livro.
      Ah, mas para quem assistiu o filme não tem spoiler não, heh. É só por causa da sinopse que conta, querendo ou não, o final de Jogos Vorazes.
      Bjbj!

      Excluir
  5. To doida para ler esse livro!
    Todo mundo fala tão bem que acho que devo amar.

    Adorei a resenha de vocês, muito legal colocar uma resenha dupla deste livro.
    É sempre bom a gente ver mais de um ponto de vista.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço seu gosto literário, ou algo assim, rsrs, mas acredito que você vai AMAR!
      Obrigada, Larissa! O objetivo foi exatamente esse, vocês poderem ver mais pontos de vistas. Super beijo! =)

      Excluir