Nas Sombras – Jeri Smith-Ready


“Nas Sombras” conta a história de Aura, uma garota que nasceu depois de um acontecimento há 16 anos, denominado “Passagem”, que deu, a todos os que nasceram depois da data, o dom de ver, ouvir e falar com fantasmas. Esse fenômeno acaba mudando a vida de diversas pessoas no mundo inteiro, que agora precisam aprender a lidar com isso, afinal, eles vivem se aproximando para relatar acontecimentos, mesmo que os jovens não queiram ouvir.
É aí que entram os Obsidianos, responsáveis por manter a ordem quando o assunto são os fantasmas. São eles que cuidam das caixas pretas (onde espíritos não podem frequentar), e de outros artefatos que “ajudam” os vivos nesse assunto. Além disso, eles os utilizam como testemunhas em tribunais para ajudar em diversos casos. Só que precisam de jovens os ajudando a lidar com isso, afinal, esses são os únicos contemplados com o dom.
Aura consegue viver uma vida normal dentro das possibilidades, frequenta o colégio, ajuda como “tradutora” de fantasmas em tribunais (coisa normal entre os de sua idade), e namora com Logan, o vocalista de uma banda que está começando a ter sucesso. Até que, por uma estupidez, ele morre. Agora, Aura precisa dar adeus a ele, para que Logan possa seguir em frente, mas ela simplesmente não consegue se desconectar de seu amor por ele e nem ele quer ir embora.
Para falar a verdade, nunca tinha ouvido falar nesse livro, e a capa não me empolgou. Mas a fofa da Rê, da Galera Record, fez um comentário de o quanto gostou da história e logo me empolguei para ler (isso só reafirma como opiniões de terceiros que já leram o livro contam muito na hora da gente escolher um título para ler). Logo o solicitei, e posso dizer que adorei!
Preciso confessar que nunca tinha lido uma história inteira com o tema fantasmas. Só li algumas em que eles existiam quando junto com outros seres sobrenaturais. Também nunca tinha lido nenhuma distopia (ou pelo menos não estou lembrando disso agora). E, para minha estreia em ambas as áreas, posso afirmar que me encantei pelo modo como “Nas Sombras” foi construído e desenvolvido.
Eu achei bem interessante o fato de muitas pessoas terem esse dom, e não apenas o protagonista ou um e outro personagem, o que é bem diferente do que existe por aí. Gostei bastante da personagem principal, suas características e ações diante das situações que enfrentou durante toda a trama.
 E adorei o Logan, e lá estou eu de novo torcendo para o casal errado. Quer dizer, nada comprovado, mas ele é um fantasma e ela, não. Então acho que essa história entre eles não pode ir mais para a frente. Até porque, existe um outro personagem masculino que faz as meninas suspirarem: Zachary, um aluno de intercâmbio vindo da Escócia, com um sotaque encantador, uma aparência de tirar o fôlego e um segredo bem guardado, que logo se encanta por nossa protagonista.
A única coisa que achei forçada foram os sentimentos de Zachary por Aura. Tudo bem, ele gostou dela e tal, mas a intensidade com que isso aconteceu no pouco tempo que havia passado desde que a tinha conhecido, não me agradou. Muito menos quando ele quis forçar uma escolha a ela, tendo tão pouco tempo que Logan havia morrido. E se ela ama Logan e conviveu com ele por vários anos e eles namorava há um tempinho, os sentimentos não vão morrer junto, de um dia para o outro. Querer forçar isso não é legal.
Esse livro despertou muitas emoções em mim. Logan é tão fofo e me fez suspirar (por um fantasma!) várias vezes. Todos esses sentimentos também acabaram resultando em lágrimas em algumas cenas bonitinhas, que me deixaram ainda mais frustrada porque ele é um fantasma e não pode ter contato físico com Aura.
O final foi surpreendente, não estava esperando pelo que aconteceu, o que rendeu muitos pontinhos positivos para a leitura. E estou mais do que ansiosa para ler os próximos volumes da série para saber o que está por vir.
Só não gostei muito da capa, como disse no começo do post. Apesar de fazer bastante sentido com a história, não é aquela capa que me dá vontade de procurar a sinopse ou ler. Esse livro tem tudo para fazer um grande sucesso devido a sua história e narrativa, então não o julguem pela capa!
Com personagens espirituosos, uma história diferente e fantástica e uma narrativa muito bem escrita, “Nas Sombras” é um ótimo livro para quem gosta de YA sobrenatural e distópico. Recomendo.
Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO




Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Ah não Tatha se vc gostou do fantasma la vai eu gostar tb, pq parece que nosso gosto de homens literários é mto similar, ainda mais que ele tinha banda e deve ter uma jeitinho rocker (eu não resisto, acado sendo maria-palheta, ou maria-cabeludo...tanto que meu namorado toca guita e é cabeludo rsrsrs)...

    Tô louca para ler esse livro pq é de fantasmas, e eu amo o tema, sou a garota dos fantasmas assisto Ghost Hunters, Estado Paranormal, Fantasmas e Famosos e etc, sentiu o drama né?

    Assim que eu puder ler te digo se tb me xonei por um fantasma rs...

    Miquilis:
    Bruna Costenaro (@BruFinland)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha É verdade, Bruna! Com certeza você vai gostar dele!
      É verdade, nosso gosto é bem parecido mesmo! ;} E se você gosta de homens de banda, vai gostar mais ainda dele. Só que o cabelo dele é meio doido, na verdade. Mas tá valendo também! hahaha

      Realmente você é doida por fantasmas. Eu não assisti e nem li muita coisa de fantasmas, mas gostei bastante desse, então já é um ótimo primeiro passo!

      Ahh, me diz o que achou sim! Gosto muito de saber sua opinião! *-*

      Beijão

      Excluir
  2. :p
    Bom, estou em duvido se iria ou não gostar da história, mas enfim, a capa é legal a resenha deixou um ótima impress~]ao do livro, então quem sabe né :p

    @Mayh_Fernandes
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu acho que você iria gostar sim! Bom, pelos seus comentários, acho que deu pra entender mais ou menos o seu gosto.
      É um livro leve e tem cenas bem fofas também. Se você for ler, me conta o que achou depois!

      Beijos

      Excluir
  3. A capa também não me chamou a atenção, e ainda bem que eu li a sinopse. Pois, pela sua resenha, estaria perdendo um ótimo livro. Tô louca para ler!

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn, obrigada querida! ;} Isso, leia sim! E depois me diz o que achou! Vou torcer para que goste tanto quanto eu!

      Beijos

      Excluir
  4. Realmente, a capa não chama muita atenção. Tem surgido muitas capas nesse estilo, acho que o problema inicia por aí.
    Não sei... continuei sem ter a certeza se é um livro que vou gostar. Mas pode ser a capa ainda influenciando né? rs

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Mas tem aquele ditado, não devemos julgar um livro pela capa (apesar de que, isso sempre acontece comigo! hahaha ;x)
      É verdade, pode ser a capa influenciando ainda, mas eu indico a leitura sim! Se você tiver a oportunidade, leia! E depois me conta o que achou!

      Beijão

      Excluir
  5. Confesso que eu ainda não li muitos livros distópicos, mas o pouco que li eu adorei.

    Eu adoro o tema fantasmas, acho ele muito pouco abordado nos livros por ai, então esse só aumentou ainda mais minha vontade de ler.

    Provavelmente eu também irei torcer para o casal errado, do fantasma com ela rsrsrsrs

    Quero muito ler essa história. Amei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não li muitas distopias, mas gostei muito dessa em especial.

      Fantasmas são ótimos, realmente. Tomara que você goste da leitura! ;} E depois de ler, me conta o que achou, hein?!

      Hahaha Tá que nem eu, torcendo pelo casal errado? É triste! ;~
      Mas realmente o Logan vale a torcida!

      Own, obrigada querida! Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro me lembra muito a série "a mediadora" da Meg Cabot, é bem parecida a história (a garota fala com os espiritos e coisa tal, e até se apaixona por um). Eu nunca gostei muito de livro de fantasmas mais esse da Meg tem um enredo bem legal, engraçado e apaixonante.
    Mas confesso que depois de ter lido sua resenha, fiquei com uma enorme vontade de voltar a ler histórias sobre fantasmas, e esse livro parece ser bem interessante :)

    ResponderExcluir