O Circo da Noite – Erin Morgenstern


Assim que esse livro foi lançado pela editora Intrínseca, me chamou muita atenção. Acho que por sua capa tão linda, que nos deixa fascinado – isso inclui o verniz nela inteira, deixando só o desenho fosco, os detalhes em prata e uma lombada linda que fica maravilhosa na estante – e por todo trabalho gráfico que a editora também fez no miolo, portanto eu não consegui parar de pensar em lê-lo. Aí fui atrás da sinopse e me encantei. Quando, enfim, tive a oportunidade de ter o livro em mãos, passei logo na frente de alguns e comecei essa leitura fantástica.
Sei que, para muitas pessoas, esse foi um livro do tipo amo ou odeio, ou até mesmo do tipo “não sei qual sentimento tenho por ele”, já que é uma leitura diferente do que estamos acostumados a ler por aí. Ele conta com uma riqueza de detalhes que nos envolve em um clima de mistérios e nos faz ter diferentes tipos de sensações. A história não segue uma ordem cronológica, mas em cima de cada capítulo vem uma data para que possamos acompanhar os acontecimentos sem nos perdermos.
 Na trama, conhecemos o circo Le Cirque des Rêves. Um circo que chega à cidade todo nas cores preto, branco e tons de cinza; possui várias tendas, cada uma com um espetáculo. Além disso, seu horário de funcionamento é noturno. E mesmo sendo um circo diferente do que estamos habituados a conhecer, atrai muitos espectadores que ficam encantados com as atrações.
O livro gira em torno de uma disputa onde as regras não são bem explicadas. Nesse jogo, Hector coloca a sua filha, Celia, para disputar contra Marco, um menino adotado por Alexander para vencer essa disputa. Ambos foram criados com métodos muito diferentes. Ela teve um treinamento muito rigoroso, até mesmo cruel, eu diria, e visitou vários teatros em diferentes locais. Ele cresceu em uma casa em Londres e vivia sozinho com seus livros. Até mesmo suas refeições apareciam sozinhas e sumiam do mesmo jeito quando terminadas. Ele conseguia apenas algumas saídas para que pudesse treinar em determinados locais.
 Os dois foram treinados para vencer no final das contas. Por isso, eles deveriam ser inimigos, já que, para a vitória de um, é necessária a derrota do outro. Porém, eles acabam descobrindo um sentimento onde não deveria haver: o amor, transformando, assim, esse livro em uma maravilhosa história. Os personagens são complexos, assim como bem escritos, e desenvolvidos. O final é inesperado o que dá ainda mais pontos positivos para a leitura, que é em terceira pessoa.
Mas a história não gira em torno dos personagens principais como a gente pensa, e sim em torno do circo. Muitas vezes nenhum dos dois protagonistas sabia que estava competindo. Ambos guardavam certa admiração pelo outro, porém, como competidores, eles possuíam um medo mútuo.
A autora conseguiu passar um ar de mistério e descrever cenas de uma forma tão rica em detalhes que nos transportava para dentro livro, que contém uma narrativa cativante, que trás mais a descrição do que está acontecendo do que os diálogos propriamente ditos. Só que, até a metade do livro há muitas informações bem extensas e, consequentemente, a leitura sai um tanto arrastada, mas a segunda metade flui de uma forma incrível e mais instigante.
Os direitos autorais de “O Circo da Noite” foram vendidos para as telinhas, por isso vamos aguardar para que esse filme saia logo e torcer para que seja tão bom quanto o livro. Estavam falando que provavelmente sua estreia nos cinemas deve acontecer no ano de 2013. Tomara!
A versão que a Intrínseca fez, como citada acima, foi maravilhosa. A história é bem diferente do que estamos acostumados, mas eu, particularmente, gostei e recomendo a leitura para que você possa criar suas próprias conclusões.
Avaliação






>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Já comprei esse livro e já está aqui em casa, mas como é presente de aniversário, esconderam de mim e só vou ganhar daqui a 5 dias, hehehe. A capa é realmente linda e estou muita animada em ler algo diferente do habitual! Vai pros cinemas? Oba!!! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei feliz que vai virar filme! Vamos aguardar enquanto não chega nas telinhas!
      Tomara que você goste da leitura. Depois que ler me avise o que achou.

      Beijos

      Excluir
  2. Puxa para virar filme deve ser bom mesmo!
    estou ansiosa para ler ele,
    e que capa :p

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro. A capa é linda e a estória parece ser maravilhosa!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não é uma série? Se não for, vou ler com certeza.
    Não resisto a livros lindos assim. Ainda lembro que comprei Ecos da Morte só pela capa.
    Esse arranha/risca também? Ou o material é diferente?
    Gostei da resenha, apesar de ela estar muito mas muito misteriosa.
    Sabe o momento que se me perguntarem: sobre o que é o livro?
    Eu vou dizer: tem circo. Só o que eu sei.
    Tem sobrenatural ou a leitura fantástica que tu te refere é só que a leitura é muito boa?

    Beeeijos girls, tava com MUITA saudade de vir aqui visitar vocês <3
    Chego aqui e tá cheio de colunistas novas ^-^

    :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha! Realmente, o livro teve muita repercussão do tipo amei ou odiei.estou doisa pra ller!

    ResponderExcluir
  6. Já li tantas resenhas deste livro que estou muito curiosa para ler este livro. A capa eu acho belissima...bem diferente, original.

    ResponderExcluir
  7. O fato da trama não girar em torno de personagens mas em torno do circo despertou mais ainda minha curiosidade, eu gosto de obras que saem do convencional =]

    Agora é esperar uma promoção com ele pra correr ler hehehe =]

    Miquilis:
    Bruna Costenaro (bruheadbanger@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, apesar de que eu não sei bem se tenho vontade de ler esse livro.
    Antes eu não tinha vontade nenhuma, mas já que você falou que ele desperta diferentes tipos de sentimentos, pode ser que eu de uma chance para tirar minha conclusões.


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cooomo eu quero esse livro!!!!!!!!
    Amei a história...adoro circos, menos os palhaços rsrsrs...
    Ainda não comprei porque o preço não é tããão bom assim...
    mas a história me deixou muuuuito curiosa para ler o livro...e essa capa!!!! Oh my god!!! Li várias resenhas do livro, mas não adianta!!! preciso comprar esse livro!!!!
    @drielymeira
    driely.meira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. A capa é realmente linda. E ele também me chamou atenção desde que foi lançado, mas ainda não consegui um para ler.
    O livro parece ótimo, e esse ambiente do circo deve dar um clima bem especial à história.
    Legal que já venderam os direitos para o cinema, não sabia! Parece mais um bom filme.

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O livro é fascinante! Além disso quase palpável pelos tantos pontos sensitivos descritos pela autora. Também é interessante como a escritora nos faz sentir no seu próprio ambiente circense, como plateia, sendo penoso o último amanhecer no capítulo final, onde forçosamente não temos escolha a não ser nos despedir do circo. Uma verdadeira "transmutação".

    Já espero ansioso o lançamento do filme!

    ResponderExcluir