Resenha Dupla: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Verde - Salma
Roxo - Lari
Preto - Nós duas (Lari e Salma)

No meu Skoob está escrito que li 200 livros. Jogos Vorazes foi o ducentésimo. Não é uma quantidade pequena, mas mesmo assim nenhum dos outros 199 conseguiu chegar a ser parecido com essa obra de Suzanne Collins, seja no tema ou na forma como me fez sentir. Mais pro final, fui ‘passando as páginas’ devagarzinho, tentando alerdar o fim dessa  experiência tão maravilhosa. Quando o inevitável veio e eu acabei a leitura, fiquei louca procurando qualquer coisa sobre a série pela internet e demorei um tempo até me recuperar e conseguir pegar em outro livro de novo.
Jogos Vorazes é, definitivamente, o melhor livro que li nos últimos tempos. Melhor e mais peculiar livro. A história me embalou de jeito que só consegui largar o volume de capa preta quando terminei a leitura da última página. E, quando enfim acabei, parecia que The Hunger Games havia deixado cicatrizes em mim. Era como se estivesse o tempo todo na pele de Katniss e vivido aquela experiência intensa – e tensa – dos competidores. Tornei-me o tributo número 25 de imediato.
        Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada "Panem" surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas pelas quais ela demonstra seu poder sobre o resto da carente nação é com Jogos Vorazes: uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até sobrar apenas um dos vinte e quatro com vida.  
                                                          
        Não é segredo quem foi requisitado para representar o Distrito 12, o mais pobre de todos, na arena: o tributo feminino, Katniss Everdeen, nossa protagonista, se voluntariou para livrar sua irmãzinha, Primrose, da morte certa. E o masculino sorteado é Peeta Mellark. 

        Inicialmente, a vida de Kat e das pessoas ao seu redor é retratada. É tensão durante o livro todo, apesar da parte da preparação ter um ar até divertido, com banquetes e apresentações; o centro de treinamento dos adolescentes também está presente, um símbolo da crueldade que será vivenciada pelos participantes naquele ambiente hostil.

        Quando os Jogos começam, você se sente dentro da arena e esquece que não está participando, que não passa de um telespectador, como todo o resto de Panem. Lia-se que um ruído foi detectado, logo ficávamos alertas, olhando para todos os lados. Ou melhor, tentando descobrir pela narração de Katniss o que estava próximo: um oponente prestes a matá-la ou um bom esquilo que poderia ser a refeição do dia. O tiro do Canhão avisa a mortes e nos faz sentir alívio. Menos um. E também tristeza. Mais um morto por culpa desse show da Capital.

        Você pode ler uma história de vampiros, anjos ou até mesmo uma de mistério maravilhosa, mas mesmo assim é um tema muito fácil de se encontrar nas livrarias. Já Jogos Vorazes é único por ser tão perfeito e ainda ter um cenário muito diferente. E, por mais que esses tais distritos e jogos estejam fora do nosso cotidiano, o modo como a autora apresenta esse universo faz com que a realidade de Katniss seja extremamente verossímel aos nossos olhos. Além disso, as críticas sociais e políticas são muito bem colocadas, sugerindo uma leitura reflexiva; e o toque suave de romance ameniza o lado pesado. 

        Portanto, o livro tem os ingredientes necessários na medida certa, causando no leitor um turbilhão de sentimentos! E agora não estamos só ansiosas para ter a sequência (Em Chamas) em mãos, como para o dia 23 de março: estreia do filme inspirado em Jogos Vorazes! ‘O mundo todo estará assistindo’. ;)
Quotes:
"- Bem, aqui eu não tenho tantos competidores. – diz ele [Peeta].
(...) Engulo em seco e deixo as palavras saírem da minha boca.
- Você não tem competidores em lugar nenhum."


"- Ela [Prim] me pediu para lutar com afinco e tentar realmente vencer.
O público está paralisado, concentrado em cada palavra que digo.
E o que foi que você disse a ela? - interroga Caesar, com delicadeza. 
-Eu jurei que venceria. "



        Trailer de Jogos Vorazes- o Filme aqui




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO  



Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Parabéns pela resenha meninas! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sabe que demorei até "conhecer" o Jogos Vorazes. Nunca tinha dado muita atenção para a série até que vi o trailer do filme - e agora parece que todos os lugares respiram "Jogos Vorazes". Me sinto como a única que ainda não leu o livro!
    Só vejo resenhas elogiando demaaais o livro, não vejo a hora para conseguir ler.
    Gosto de resenhas que começam direto com a opinião, parabéns meninas :)

    ResponderExcluir
  3. eu quero muito ler este livro, todos falam bem dele e realmente parece ser muito bom
    as capas da trilogia são lindas :3

    Inovação em, resenha em dupla :p
    e bem, faz mais ou menos um tmepo que conheco os livros poq antes eu nao prestava muita atenção aos lançamentos
    agora fico de olho

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Todos elogiam essa série, já estou mega curiosa e só ainda não li a série porque pretendo comprar logo os três livros juntos.
    Adorei a resemha.

    beijos.
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. AHh
    que legal a resenha dupla!
    Sim JV entra na nossa pele e a gente fica com ele mesmo apos fechar o livro! Estamos todos ansiosos por dia 23!
    Sabe, apesar do que Hay falou, eu me emocionei com a entrevista da Kat!

    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  6. Adorei muito a resenha dupla que vocês fizeram. Também fiquei assim depois de terminar a leitura. JV é demais e não vejo a hora de poder assistir no cinema.

    ResponderExcluir
  7. Que resenha demais! Parabéns meninas.
    Ainda não li esse livro mas quero muito ler antes de ver no cinema. Então vai ser uma das minhas próximas leituras. Obrigada pela inspiração!
    Beijinhos,
    Luisa

    ResponderExcluir
  8. Que legal a resenha.
    Tenho muita vontade de ler "Jogos Vorazes", mas é muito caro, rs. E não tô podendo gastar...
    E o filme que já vai lançar. OMG!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, a paixão de vcs pela história me deixou até emocionada! como os livros mexem com a gente, não é? e como é bom encontrá-los.
    já faz um tempo que quero ler jogos vorazes e agora fiquei mais desesperada ainda!!
    queria ler antes de ver o filme. e queria ver o filme no cinema. e já eh dia 18!! =( acho que nao vai dar!! kkk
    bjs, linda resenha, parabéns, meninas!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha dupla que vocês fizeram! *-*
    Pelas palavras de vocês foi possível entender como vocês se sentiram quando estavam lendo "Jogos Vorazes" e como eu também já li esse livro, pude compreender totalmente os sentimentos de vocês durante a leitura.
    Também me senti dessa maneira, era como se eu também estivesse na arena e tivesse que ficar alerta todo o tempo. Tive medo do que poderia acontecer com a Katniss ou com o Peeta e me emocionei com a morte de alguns tributos.
    Pretendo terminar de ler a trilogia em breve e não vejo a hora de saber como essa história termina. Mas desde já sei que vou me emocionar ainda mais com os outros dois livros.
    Também estou ansiosa para assistir o filme! A sensação de ver na tela do cinema personagens e uma história que a gente ama é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, vergonha! Acho que nunca tinha lido porque não me interessava pela sinopse, mas agora que li a resenha estou com muita vontade de ler essa série.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  12. Não sei se, talvez, vendo o filme, acenda uma chama em mim pra me interessar pelo livro. O que me incomoda mesmo é ser série, que eu não gosto e vivo repetindo isso aqui. Fuuuuuuuujo do série.

    Não sei, mas acho que esse livro deve ter uma pegada juvenil que não me apetece.

    ResponderExcluir