Onze – Mark Watson


Em “Onze”, conhecemos a história de Xavier Ireland (que na verdade se chamava Chris Cotswold, mas modificou seu nome quando se mudou da Austrália para Londres por causa de seu passado), que trabalha em um programa noturno em uma rádio e, entre as músicas que são tocadas, dá conselhos aos seus ouvintes. Um dia, ele presencia uma cena, tenta fazer algo para ajudar, mas no último segundo desiste. E é esse acontecimento que vai afetar a vida de onze pessoas futuramente.
Esse livro é interessante. Mas não é nada que eu tenha pensado: Oh, que livro sensacional, maravilhoso, amei! Os personagens, infelizmente, não me cativaram e tinha a sensação de que queria terminar logo o livro. Foi uma leitura até meio arrastada, mas, preciso admitir, bem desenvolvida.
A narrativa é em terceira pessoa, e conhecemos a vida de Xavier, e junto com sua vida, a de vários outros personagens. Muitos deles só têm uma pequena participação, mas o narrador nos conta algum fato do futuro, como por exemplo, daqui a quantos anos que ele vai morrer, ou se vai descobrir a cura de alguma doença. Achei essa parte meio sem graça, já que mistura presente e futuro de uma forma bem corriqueira e no meio da narrativa. Poderia ter sido legal em outro contexto, mas não gostei.
O final também não foi lá essas coisas. Deixou o que iria acontecer no ar, para nós imaginarmos o que poderia vir após a última cena, mas não daquela forma legal e emocionante. Pelo menos não para mim, achei frustrante.
A capa é super fofa: um prédio com verniz localizado em cada janelinha onde podemos ver silhuetas de moradores. Condiz bem com a história, já que são pessoas que não estão na vida das outras diretamente, mas sim por meio de alguma situação indireta, transformando os dias do próximo de alguma forma.
 “Onze” foi escrito por Mark Watson, um importante e famoso comediante, apresentador de TV e radialista britânico, que com certeza conseguiu emaranhar todos os fios das tramas de diversos personagens com maestria.
Na capa há a descrição “Se você adorou Um Dia, de David Nichols, este livro é para você.”, mas não se enganem e nem esperem uma história minimamente parecida com “Um Dia”, porque não é.
Recomendo para quem se interessou pela premissa do livro, e que quer saber como essas vidas vão ficar ligadas de alguma maneira, e que goste de histórias intensas. Mas não leia esperando muito para não se decepcionar, como eu. 
Avaliação







>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO 



Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Mesmo com a crítica pendendo pro lado negativo, me interessei, fiquei curiosa mesmo pra descobrir como as vidas se entrelaçam.

    ResponderExcluir
  2. Ah mesmo sua nota para o livro tendo sido baixa eu quero ler, estou curiosa para saber cada detalhe!
    tenho um marcador do livro, desde que o tenho estou esperando a chance de ler
    e a capa é bem diferente

    ResponderExcluir
  3. muito lgl a resenha, o livro me lembrou do filme ''7 vidas'' com o will smith, fiquei bem curioso para ler, acho q vou gostar bastante!^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    O livro parece ter uma história bem interessante. Mas é uma pena mesmo quando esperamos algo do livro, e ele não corresponde. É, como você disse, frustrante.

    PROPAGANDA :) - Criei meu blog! Se puder, poderia dar uma passadinha nele e me dizer o que achou? Porém, ainda não está adaptado ao Internet Explorer! O endereço é toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Eu diria esta capa um tanto diferente e curiosa, mas exatamente por isso chamou a minha atenção, apesar da critica feita ao livro não perdi o animo de querer lê-lo, pois compreendo que são das decepções de livros que lemos que aprendemos a avalia-los.
    beijos.
    @sosobrelivros

    ResponderExcluir
  6. Esse definitivamente não é o tipo de livro que me agrada.
    A princípio achei que essa coisa de vidas ligadas até poderia ser interessante, me lembrou o filme "7 vidas" também, como o Cauel disse, mas nada mais.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha visto nem ouvido falar nesse livro e nem no autor. kkk
    Mas me interessei pela história, e caso eu vá ler, vou tomar cuidado para não me decepcionar também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Sabe que mesmo com a resenha negativa ainda fiquei curiosa para ler o livro? A não ser que também ache a leitura meio arrastada, parece uma história interessante. Acho a capa simples, mas é bonitinha.

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir
  9. Esse livro não me atrai, não tenho vontade de o ler o que é bom pelas resenhas que li sobre ele. Uma coisa horrível para qualquer bookaholic é quando queremos acabar o livro rápido, quando isso acontece alguma coisa está muito errada.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir