O Clube do Biscoito – Ann Pearlman

Desde que esse livro havia sido lançado, uma vontade imensa de lê-lo despertou em mim.  Primeiro porque a capa é maravilhosamente linda e logo que a gente olha já dá vontade de comer esses biscoitos. Segundo porque eu logo havia procurado umas resenhas sobre ele e vi que várias pessoas estavam fazendo comentários positivos. Então minha vontade só aumentou. Agora que eu li, posso compartilhar com vocês tudo que eu achei.
A história gira em torno de Marmie, uma mulher batalhadora que faz, junto com suas onze amigas mais íntimas, em toda primeira segunda-feira de dezembro uma festinha (reunião) chamada Clube do Biscoito.
No clube cada uma delas leva treze dúzias de biscoitos embrulhados para presentes e as respectivas receitas (uma dúzia para cada uma e uma dúzia para doar). Só que quando juntam-se muitas mulheres, vinho e uns biscoitinho o resultado acaba sendo muitas histórias.
Cada capítulo é destinado a uma biscoiteira e cada início de capítulo vem com a receita do biscoito felito por ela, para que a gente possa tentar fazer essas receitas em casa, como se participássemos do clube do biscoito. O charme desta história fica por conta dessas receitas. O livro também trás algumas explicações sobre os ingredientes e a magia da química para que a gente possa entender mais sobre como as coisas surgiram até os dias de hoje, como por exemplo, a origem da farinha, manteiga, etc.
Confesso que esperava outra coisa deste livro, achei que era um chick-lit divertido, com diversas tiradas cômicas, mas na verdade não é bem assim. Até fiquei um pouco triste com muitas das histórias, já que elas contam acontecimentos que ninguém gosta de passar, coisas tristes como morte, doença, etc.
Posso citar um acontecimento do começo do livro – que não vai ser spoiler para vocês já que está na sinopse – que me deixou com muita pena da filha da protagonista, a Sky, já que ela tem problemas para engravidar e teve inúmeras tentativas que não deram certo. Já que ela perdeu o bebê várias vezes. Agora ela está grávida de novo, e vamos torcer para que dessa vez o seu sonho seja realizado. Mas para vocês saberem o que acontece só mesmo lendo.
Muitas outras histórias como essa são contadas no livro. Às vezes a gente acaba se perdendo um pouco com tantas pessoas diferentes na trama, mas nada que atrapalhe a leitura.  A amizade entre elas é uma coisa muito bonita de se ver, pois em todo capítulo passa que amizade é o ponto forte, e o tema central eu diria.
Acho que o ponto alto do livro é o sentimento que ele nos desperta de querer integrar um clube como esse.  
Se você está buscando um livro leve e super engraçado, esse não vai ser o livro para você. Mas se você está procurando uma história que toque seu coração, eu super recomendo a leitura pois, apesar de muitas histórias serem tristes, elas passam uma lição sobre a importância do amor e da amizade na nossa vida. Além do mais o final é bem reconfortante.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Já havia lido outras resenhas desse livro, e juro que quando vi que havia mais uma aqui, cliquei correndo para ler! Quero muitoooo ler O Clube do Biscoito, o enredo me atrai bastante, e a capa, ahhh não tem como não amar essa capa! (Ainda mais porque sou fã confessa de guloseimas de todos os tipos!)

    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei a história bonitinha e a capa é bem chamativa mesmo. Mas não acho que seja uma leitura para mim. Estou para histórias felizes e engraçadas. Mas quem sabe algum dia eu leia só para matar a curiosidade...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias mais reflexivas, que toquem mesmo. Acho que vou gostar do livro então. Mas realmente, pela capa parece uma coisa bem mais leve!
    Bem natalina essa capa né?

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é tão linda! Também pensei que seria uma história mais engraçada, mas mesmo assim fiquei muito interessada em ler. Gostei muito da resenha.

    Beijinhos, Lu

    ResponderExcluir
  5. own adoro livrinhos como eese
    são lindos e eu leio e releio *.*
    e sim, que capa linda, eu que adoro natal, seria impossivel não ama-la

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é mesmo linda. Acho o proposta muito boa, mas prefiro os livros mais felizes, esses mais "adultos", sóbrios e um pouco tristes, não fazem meu estilo.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  7. Que bonita a capa! Mas não gostei da história do livro, muito triste.
    Mas sua resenha foi esclarecedora, nunca pensaria que um livro com essa capa teria esse assunto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha vontade de ler o livro, mas a resenha me despertou mais interesse.

    ;)

    ResponderExcluir
  9. Uma capa muito fofa em um estilo meio natalino. linda. depois da resenha fiquei muito animada em ler o livro do qual eu ainda não tinha ouvido falar.
    @sosobrelivros

    ResponderExcluir