Tão Ontem - Scott Westerfeld


A primeira vez que eu vi esse livro fiquei na dúvida se iria ler ou não, mas acabou indo para minha lista de desejados. Minhas duas amigas lindas me deram ele de presente, foi então que depois da fila de livros andar, que finalmente eu consegui tempo para ler, e já vou adiantando: o livro é muito bom. Foi o primeiro livro que eu li do Scott Westerfeld.

"Tão Ontem" conta a história de Hunter, um adolescente que tem 17 anos. Ele tem uma profissão bem diferente, que é ser "Caçador de Tendências", que tem como objetivo sair pelas ruas em busca de algo diferente que tenha tendência em virar moda. O público alvo dele é o Inovador, que nada mais é aquele que quer ser diferente da sociedade, que gosta de criar algo diferente, para ser único. Você pode achar que tipos assim, que o trabalho dele é fácil, é só andar pelas ruas e achar algo diferente, que em um pulo de mágica está em todas as prateleiras do mundo, mas não é tão fácil assim, tem que ser algo diferente com grande possibilidade de ser aceito pela sociedade.
Entre uma caminhada e outra, ele acaba encontrando Jen, uma Inovadora que inventou um novo jeito de amarrar o cadarço do tênis. Depois de conhecê-la, uma coisa se pode ter certeza: nada mais será igual, o seu mundo será transformado, e como!
Esse livro faz a gente pensar no mundo que há por detrás do consumo e do modismo, que no final não é tão simples assim como se pode pensar que é. Como Hunter diz, existe um pirâmide do consumo, que é dividido em: Inovadores, Criadoras da Moda, Primeiras Compradoras, Consumidores e Retardatárias. Percebe-se no livro que as vezes as moda surge sem realmente a pessoa querer, é feito por impulso com vontade de ser diferente, e nessa diferença é criado algo que é copiado por milhões de pessoa.
Vale muito a pena ler esse livro, é diferente pois o protagonista da história é homem. A leitura é bem fácil de ser feita, logo que de lê, já é possível imaginar o cenário que há por detrás dessa história maravilhosa, que vai prender a sua atenção do início ao fim.
Avaliação




Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. A capa é tão bonita, parece ser muito bom.

    -
    http://1livromecontou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que capa fofinha! Ainda não li nada do Scott apesar de ter Feios, Perfeitos e Especiais hehehe

    Genteee não me lembro de quanto tempo faz que não leio uma história protagonizada por homem hehehe pode ser uma boa pedida.

    Adorei a resenha suscinta e fofa.

    Beijinhus
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    Obs: O livro de certa forma me parece inovador, garoto e moda? Não lembro de já ter visto isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga parceira passando pra dar um #XERU como se diz aqui no pernambuco,e dizer que seu blog está cada vez mas lindo.

    Cássia Drobev

    LEITURAS APAIXONANTES

    ResponderExcluir
  4. Não sabia desse livro do Scott...
    Amei a capa! Muito fofa e linda! *-*
    Que diferente a estória dele. Inusitada. Quero ler. rs

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  5. Um livro de moda, em todo o caso. Gostei do tema. Um jovem que tem como emprego ir atras de "inovações" no ramo da moda. Nunca vi nada parecido, gostei!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do livro nossa um caçador de Tendências deve ser uma ótima profissão!!

    Adoro coisas inovadoras!

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Poxa, olha a resenha ficou ótima meninas, parabéns. Só não sei se leria o livro... parece interessante, mas não estou naquela "pegada" para ler livros assim.
    Mas valeu pela dica.
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bem legal mesmo hein!
    Protagonista homem e falando de moda ainda! O que acho q vai me agradar mto também são essas reflexões que o autor parece q faz né, sobre o mundo como você disse, adoro essas coisas!
    Quero ler tb!!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
  9. Caçador de Tendências?! Onde posso me candidatar para esse emprego? kkk.
    Quando vi a capa, já pensei: Deve ser um livro típico de meninas pré-adolescentes. Tanto que me surpreendi quando vi que o personagem principal é um garoto.
    Parece ser um ótimo livro. Lembro de que já ouvi falar desse autor, mas não me lembro de qual obra. Bom, vou dar uma pesquisada. Mas adorei a dica! *.*

    Bjoos

    ResponderExcluir
  10. a capa não me chamou muita atenção, mas a historia parece ser bem diferente! gostei bastante, vai para a listinha! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Também não conhecia o livro... achei ele super inovador rs ^^, realmente diferente dos enredos que vemos por aí.
    Acho que me encaixo entre as consumistas e retardatárias rsrs, já que sigo a moda, simplesmente tem o que eu acho bonito, e o que eu não acho, o que pode variar com tempo , é na verdade esse modo de ver deve ter algo a ver com moda, ms digamos que apenas não estamos sempre em sintonia, pois não deixo meu gosto de lado para segui-la.

    ... Já percebi que o assunto da o que falar e pensar... logo deve ser uma ótima leitura. Só não gostei muito da capa ... não, sei a primeiro momento não me agradou muito O.o... mas eu gostei do livro. gostei da resenha, primeira vez que vejo algo sobre esse livro, muito bom!

    Até mais!
    :*
    @Leitora1
    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro... Aliás, nem imaginava que ele fosse escrito por Scott Westerfeld até você mencionar o nome dele na resenha xD
    Parece ser deveras interessante... Não seria o tipo de livro que compraria, mas enfim...
    -Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  13. a capa é bem bonitinha mas não me chamou muito atenção a história!

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler livros que o protagonista é homem ou menino, a maioria dos livros são com mulher/meninas e quero sair um pouco disso.
    Nunca li nada do Scott, mas quero muito.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  15. A única coisa que eu li do Scott foi a série Feios, mas eu nem consegui chegar no final dela. Parei em Perfeitos. A série é muito insossa, personagens fracos, a idéia era ótima mas foi mal executada, você não consegue se importar com as personagens, principalmente a protagonista, chega uma hora que você nem sabe se quer que ela morra logo e acabe o livro, é horrível isso.
    O que acabou me dando um pouco de trauma do Scott.
    Mas tentei ler a resenha sem pensar no autor. E realmente, parece interessante. Você conseguiu se importar com as personagens? Fiquei com o pé atrás com o autor por causa disso.

    ResponderExcluir
  16. Sou fã dos Scott e tenho muita vontade de ler esse livro, mas é muito caro. Os livros dele sempre são assim, fazendo refletir,de uma maneira divertida! Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  17. Que SUPER essa resenha! Muito diva! Quero ler esse livro!

    meu blog: devoramoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu nem sabia que o Scott Westerfeld tinha escrito um livro tão diferente assim. Pensava que ele só escrevia sobre ficção, universo steampunk, etc. Comparado, esse é um livro "normal". Mas o normal dele é sempre algo bem diferente, original.

    Não sei o porquê, mas perdi a vontade de ler a série Feios, mas achei este livro bem interessante. Talvez eu dê uma chance a ele, apesar de estar um pouco "pé atrás" com o autor. Só espero que alguém que não seja tão ligado a moda como eu também aprecie a leitura. =P

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei admirada por saber que é do Scott Westerfeld. Não sabia que ele escrevia esse tipo de história, ainda mais por se tratar de moda.

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha visto esse livro, pelo menos não me lembro de tê-lo visto.
    Ainda não li nenhum livro do Scott Westerfeld, mas muita gente fala bem dos livros desse autor, por isso sempre tive vontade de ler algum livro dele.
    "Tão Ontem" parece ser um livro bem interessante, principalmente por ter um tema tão diferente. Não acho que o trabalho do Hunter seja muito fácil, sei que eu teria muita dificuldade em uma profissão desse tipo, pois não é tão fácil saber o que pode se tornar tendência. Tenho certeza de que esse livro me faria questionar muitas coisas sobre o consumismo e sobre o que a "sociedade" determina que é moda.
    É bem legal que o protagonista desse livro seja um homem, fico curiosa para ler uma história com o ponto de vista masculino.
    A capa do livro também é muito diferente, gostei dela. O livro parece ser muito bom, acho até que quero ler, mas vai demorar muito para que eu faça isso, já que minha lista de leitura está enorme.

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha ouvido falar desse livro,mas parece bem interessante.Também achei legal o fato do protagonista ser um homem e o tema do livro ser moda

    ResponderExcluir
  22. Esse é, provavelmente, o próximo livro da minha lista!

    Uma pena ter visto ele em poucos lugares, mas parece uma leitura inovadora e marcante, com certeza deve valer a pena :)

    ResponderExcluir
  23. Me lembro de ter colocado ele no meu skoob a algum tempo, pois acehi ele bem dferente do que costumo ler.Parece ser realmente uma otima leitura :p
    Adorei a resenha
    abraços

    ResponderExcluir
  24. Eu AMEI a resenha, pela capa você não da muito pelo livro mas me surpreendi com a resenha. Estou com muita vontade de ler o livro *-* e mais coisas desse autor. Adorei!!

    ResponderExcluir