O verão que mudou minha vida – Jenny Han




“O verão que mudou a minha vida” conta a história de Belly, uma menina que está naquela fase de amadurecimento, quando as garotas deixam de ser apenas menininhas inocentes e começam a se transformar em mulheres. É quando os garotos começam a notá-las, não apenas como uma amiga, mas sim com outros interesses.
Belly, desde pequena, passa todas as suas férias de verão com sua mãe, Laurel, e seu irmão, Steven, na casa de veraneio da melhor amiga de sua mãe, Susannah, com ela e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad, por quem sempre foi apaixonada.
Mas esse ano tudo parece diferente para Belly. Ambos começam a notá-la como algo mais do que apenas a irmãzinha de seu amigo. Além disso, ela conhece um outro garoto que acaba balançando seu coração também.
No meio de alguns acontecimentos, muita confusão e sentimentos à flor da pele, podemos vivenciar e relembrar alguns momentos da nossa própria vida, daquelas viagens de verão quando éramos mais novas e o mundo parecia algo bem diferente do que parece hoje.
É uma leitura leve, divertida e prazerosa, mas não foi marcante, além de ser bem monótona. Uma coisa chata nisso tudo é que eu realmente estava com altas expectativas sobre esse livro, e ele não alcançou nenhuma delas. Então, mesmo tendo gostado da leitura, não chegou a ser perfeita. Para mim ficou faltando um algo a mais na história, que não foi suprido em momento algum. Não estou dizendo que o livro é ruim nem nada do tipo, eu apreciei a leitura sim, mas ela não se tornou algo apaixonante.
Achei alguns personagens bem fúteis, principalmente a Belly, que agora que cresceu e ficou bonita, acha que pode conseguir qualquer coisa, e se não consegue fica chateada. E meus personagens preferidos foram o Jeremiah e a mãe dele, Susannah, super alto astrais, mesmo no meio de diversos problemas, amigos de verdade e amorosos.
Outro ponto que achei bem legal foi que a autora intercalou os capítulos com passagens do presente e do passado, durante os vários verões que passaram naquela casa, isso nos ajudou a entender mais algumas ações dos personagens.
Não gostei muito do triângulo amoroso da história, principalmente porque não gostei de quem foi o escolhido pela protagonista, já que o personagem não me agradou em nada. E também não gostei da cena em que o outro admite que gosta dela, achei meio forçado e muito inesperado de uma forma não muito agradável, acho que ficou meio sem sentido. E me fez lembrar de uma cena do filme “O noivo da minha melhor amiga”, muito parecida, e da qual também não gostei.
O final também não me agradou, achei fraco e o gancho para o próximo não foi algo que me prendeu, e é justamente isso que eu gosto em livros de série, então acabou sendo uma decepção.
A capa é super fofa! A Galera manteve a original e ela passa toda a essência do livro ao leitor. A diagramação é simples, mas em todo início de capítulo há uma conchinha, o que eu achei bem fofo.
Esse livro conseguiu despertar os mais diversos sentimentos em mim. Dei algumas risadas, curti vários momentos, senti raiva em outros, e como uma manteiga derretida que sou, também chorei durante a leitura. Recomendo, mas um conselho que dou é não criar altas expectativas, como eu fiz.
 Avaliação






>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Adorei a capa do livro, me lembra os romances do tempo que eu era adolescente, aqueles romances antigos que achava na biblioteca cobertos de poeira. Saudades demais.

    "agora que cresceu e ficou bonita, acha que pode conseguir qualquer coisa, e se não consegue fica chateada." Aiaiai isso estressa pra caramba! Odeio futilidade nos personagens :P

    É por isso que eu digo que a capa muitas vezes engana :( Mas o enredo em si parece legal.

    Adorei a resenha sincera.

    Beijinhus
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!
    Eu não me canso de dizer (sinceramente!!) eu amo ler as resenhas do HoC! Sério... adoro a sinceridade de vocês e a objetividade.

    Já li outras ótimas ressenhas, que me deixaram muuito curiosa em relação ao livro, mas dessa vez foi mais... esclarecedora. Eu queria lê-lo (ainda quero ;p) por que todas meio deixavam um segredo no ar, algo que "mudou a vida" da Belly ^^ ( e não digo isso por causa do título rs).

    O que mais achei interessante é o fato da narrativa não ser linear, sempre acho que para escrever assim tem que ser algo muito bem feito, para não deixar o leitor perdido ^^ e se nesse caso ajudou a entender a história, é um ponto mais do que positivo :)

    Espero ter a oportunidade de lê-lo ^.^

    :*
    @Leitora1
    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ain, esse livro é uma fofura e eu adorei. Sim, concordo com você quando disse que quando a Belly não conseguia algo ficava emburrada que nem criancinha mas se bem que ela nem é lá tão velhinha, então..
    Mas sim, é mimada ainda mais porque tem os dois garotos.
    Mas eu adorei. Gostei de todos os personagens principalmente o Jeremiah e o Conrad *0* own. To louca pra ler o próximo livro.

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estava com vontade de ler esse livro mas confesso que agora fiquei com um pé atrás.Mas adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Eu não queria (e acho que ainda não quero) ler esse livro antes, porque a capa me passava uma impressão mais... "madura". Mas pelo visto não é bem assim. Ela deve amadurecer no livro, mas a impressão que deu é que a protagonista continua muito infantil. E personagens assim me irritam tanto... =.=

    Sem falar que detesto triângulos amorosos, e, pelo visto, acho que as chances de eu não gostar do final do livro são grandes. =/

    Talvez um dia beeeeeeeeem distante, eu leia, mas por enquanto não me interessei. =P Mas adorei a resenha, foi bem esclarecedora e ajudou muito. =]

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  6. a resenha conta bem o contexto do livro. Outro que eu ainda vou ler. Algum dia desse, quando tiver tempo e a minha listinha estiver quase se esgotando. Esse eu quero ler!

    ResponderExcluir
  7. Não gostei da capa. Sei lá, só não gostei. Quanto ao livro... Confesso que essa foi a primeira resenha que li do livro. Ouvindo comentário aqui e ali, minhas expectativas com o livro ficaram bem grandes. Mas o meu erro foi não ter lido resenhas! Agora a expectativa baixou --' Mas então... quero é ler o livro pra poder tirar as minhas próprias conclusões xD
    De qualquer maneira, uma coisa que admiro muito aqui é a sinceridade em todas as opiniões!
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  8. essa capa é realmente linda, eu gostei.
    bom, achei que esse livro seria bem legal mesmo, por que todo mundo ta com as expectativas bem altas... mas sinto exatamente a mesma coisa que você quando um personagem que não é tão 'legal' é o protagonista. fala sério, tem que ter algo mais interessante nessa belly =~
    mais uma leitura "agradável"... queria tanto que a gente se surpreendesse mais. isso faz a diferença.
    beijos
    samuely
    blackbird lonely ^-^

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler esse livro, mas acho que criei altas expectativas em relação a ele. Vou seguir o seu conselho e diminuir minhas expectativas, assim talvez eu consiga gostar mais desse livro quando for lê-lo.
    Gosto dessa capa e tinha me interessado muito pela sinopse dele também, mas depois de ler sua resenha percebi que a protagonista não vai me agradar tanto, também não sei se vou gostar dos outros personagens, mas ainda quero ler esse livro, pois sei que pelo menos vou me divertir um pouco, já que gosto de livros com esse romances adolescentes (na maioria das vezes! rs).
    Uma coisa que achei interessante é que acontecimentos dos verões anteriores também sejam contados no livro, isso realmente deve ajudar a entender melhor os sentimentos dos personagens e suas ações.
    Preciso dizer mais uma vez que adoro as suas resenhas, você é muito sincera quando diz qual foi a sua opinião sobre o livro resenhado, por isso sempre levo sua opinião em consideração quando estou em dúvida se devo ou não ler determinado livro.

    ResponderExcluir
  10. Ahh, que chato criar expectativa e se decepcionar viu!
    Acabei de ler uma ótima resenha super indicando o livro!
    Agora fiquei meio balançada, por que tinha achado a história fraca...mas vou continuar querendo ler, mas preparada psicologicamente pra me decepcionar.rs

    É muito bom ler resenhas sinceras assim.

    @sheyllamorgan

    Beeijo

    ResponderExcluir
  11. Poxa, que triste que você não curtiu esse livro, parece ser tão legal!
    Ainda to curiosa para ler, mas odeio personagens fúteis e metidas só pq são bonitas, então tb acho q não vou gostar da Belly!
    Esses meninos são lindos hein, a capa arrasou!
    Tomara que os outros livros da série superem esse e preencham o vazio deixado!

    beijões,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
  12. Parece ser o tipo de livro que é bom para passar o tempo, mas só. O que é bom para esse tempo de férias.
    Também achei a capa super fofa. Muito clean. Acho que foi por ela que fiquei com vontade de ler o livro (pois é, julgo o livro pela capa as vezes). Estou curiosa para ler. = )

    Bjoos

    ResponderExcluir
  13. Cara, ninguém merece esses livros que a protagonista é perfeitinha e acha que pode conseguir tudo... Isso é irritante. Foi isso que eu não gostei também em Feios, como eu comentei na resenha do Scott. Acaba deixando a leitura sem graça e inverossímel, sei lá. Ou você não se identifica. Isso é muito chato.

    ResponderExcluir
  14. Não é meu tema favorito para leitura, e protagonista apaixonada e perfeita acho que já estamos saturados, mas talvez num futuro bem longe eu até dê uma chance a esse livro se encontrar em uma ótima promoção.

    ResponderExcluir
  15. Vi tanta resenha positiva por aí que é bom ler algo diferente. Gostei muito da sua sinceridade com essa resenha. Estou com vontade de ler, mas não vou esperar muito do livro não.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, espero não me decepcionar com o livro! Faz tempo que quero ler, adoro histórias que acontecem no verão heheh mas fiquei um pouco desanimada, as vezes canso desses triângulos amorosos :/

    ResponderExcluir
  17. Acho a capa desse livro realmente linda, e a história também me chamou atenção, mas acabei não lendo ._.

    Quando eu ler, tentarei não criar muitas expecativas T_T

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu tenho grandes expectativas em relação ao livro! :x Mas vou tomar um cuidadosinho depois de ler essa resenha. Acho que é por eu muito amar livros com temas de romances meio adolescentes.
    A capa é lindíssima!

    Beijos
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. História bem monótona e final fraco, ainda bem que li sua resenha antes de comprar esse livro!Ela foi esclarecedora e objetiva.Além de que,creio que ter um grau de empatia com a protagonista é necessário,o que não é o caso(raças a resenha).

    Fabianne

    ResponderExcluir
  20. Não gosto de triangulos amorosos e tambem nao gosto quando o personagem principal parece ser uma babaca! A capa do livro é linda mas sua resenha mostra que a beleza só esta na capa e eu nao vou arriscar a leitura deste livro por enquanto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Esse é um romance muito fofo no qual eu já avisa lido uma resenha antes e ficado louca para ler, adoro romances leves e fofos rsrsrs Conselho dada não vou esperar muito *-*

    ResponderExcluir