Calafrio – Os lobos de Mercy Falls #01 – Maggie Stiefvater


“Calafrio” conta a história de Grace Brisbane, uma garota de 17 anos que seis anos antes fora levada para o bosque perto de sua casa e atacada por lobos que vivem por lá. Mas a experiência que poderia ter a levado à morte, não passou disso: uma experiência. Grace não morreu, mas também nunca esqueceu os lindos olhos amarelos de um dos lobos em questão, e o mais importante, aquele a quem ela deve sua vida, afinal foi ele quem a salvou.
Todos os anos desde então ela espera por “seu lobo” (como costuma chamá-lo) no quintal de sua casa. Para observá-lo e conversar com ele de uma maneira silenciosa, mas reconfortante.
Até que nesse ano um garoto morre em seu colégio. A maior suspeita? Os lobos. Então vários homens da cidade resolvem que está na hora de eliminá-los e vão em busca deles com armas em punhos. Mesmo que Grace tente de tudo, não consegue fazer com que não atirem nos animais.
Foi quando ela volta para casa e se depara com um garoto nu e ferido em frente à porta que sai para o quintal. Quando ele abre os olhos, Grace não tem mais dúvidas: é seu lobo. E o mais importante, ele está em sua forma humana.
Não demora muito e eles acabam se apaixonando, mesmo sabendo dos perigos e de tudo que existe que pode prejudicá-los, como o fato dele ser um lobo em todo o inverno (e daqui a pouco para sempre) e ela uma humana. Sam e Grace não vão desistir de ficar juntos, e vão lutar até o fim para que isso ocorra.
Depois de ler alguns livros sobrenaturais cheguei à conclusão que meu “tipo” preferido são os lobos. Não sei o motivo exato, mas eles me encantam. Então comecei esse livro com uma expectativa elevada.
No começo, a leitura estava intrigante e eu estava empolgada, mas no meio do livro a história fica um tanto enrolada e monótona. Demorou para voltar a me empolgar, o que só ocorreu no final, portanto não é o meu livro preferido “sobre” lobos. Acho que a autora deixou a desejar em alguns momentos.
Adorei que a narração foi dividida entre dois protagonistas, já que os capítulos eram intercalados entre Sam e Grace contando os acontecimentos de acordo com seus pontos de vista, ambos em primeira pessoa. Assim dá pra entendermos melhor seus sentimentos, suas ações, seus medos e anseios.
Achei bem interessante o modo como Maggie modificou a transformação dos lobos para algo bem diferente do que estamos acostumados a ver ou ler. E também o fato de no início de cada capítulo informar quantos graus estava o clima, assim ficava sempre com expectativas – nem sempre boas – sobre o que poderia acontecer com a queda ou o aumento da temperatura.
Gostei também do romance entre Sam e Grace. Não foi algo que aconteceu do nada, daquele tipo que os personagens se esbarram e no dia seguinte já se amam e um não pode viver sem o outro. Não, os sentimentos deles surgiram desde novos e foram amadurecendo com o tempo, mesmo à distância eles foram de se envolvendo de uma forma incrível.
E Sam e Grace são pessoas bem diferentes, e até opostas em diversos momentos, enquanto ela é mais calculista, mais realista e centrada, ele é mais sonhador, gosta de arte e poesia, então eles se completam, achei isso tão fofo. Gostei muito mesmo do casal.
Não gostei nada dos pais de Grace. Chatos, não se preocupam com sua filha, aliás, é como se ela nem mesmo fosse uma filha, e sim uma empregada, já que ela quem cuida da casa e da comida e eles ficam sempre fora. E não gostam de Sam pelo simples fato de estar namorando a filha deles, nem ao menos tentem conhecê-lo.
A capa é bem legal, mas eu gosto mais da capa original da série, uma pena que a Agir, mesmo lançando o segundo (Espera) com a capa original, não relançou o primeiro na mesma linha, o que acaba ficando estranho na estante. Até porque o segundo volume é bem menor verticalmente se colocado ao lado do primeiro.
O final do livro é muito bom e me deixou bem ansiosa para ler a continuação. A única coisa que me incomodou mesmo foi essa parte meio arrastada do meio do livro. Gosto mais quando a história de desenvolve com ações rápidas, daquele jeito que é impossível largar porque você precisa ler o que vai acontecer em seguida. E nesse livro isso ocorre poucas vezes, infelizmente.
Recomendo para todos que adoram um romance sobrenatural adolescente, que goste de séries e aquele gancho especial para o próximo volume.
Avaliação







>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. As vezes eu acho que os romances sobrenaturais tem sempre a mesma "cara", apesar da maioria ser boa de ler HAUSHA (:
    Ótima resenha! Não deixe de nos avisar sobre as novidades da série.
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Tatha! Já li Calafrio e Espera e amei! Só não gostei da diagramação dos livros feitos pela editora. Tamanho, formato, capa,ficaram muito diferentes. Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha ouvido falar desse livro, mas desanimei quando soube por uma amiga essa palhaçada que a editora fez de lançar os livros em tamanhos diferentes. Se eu já surto um pouco quando a lombada dos livros em série não segue um padrão, ou quando um livro é alguns milímetros maior que o outro, imagina quando soube dessa grande diferença de formatos? ú.u Se a editora não relançar, só lerei esse livro em inglês.

    Eu nunca gostei muito de lobos; na verdade estou aprendendo a gostar deles agora. E achei esse livro interessante, por não ser o típico livro de lobisomens.

    Gostei bastante da resenha, gosto das suas resenhas e das resenhas da Nathi porque vocês analisam vários aspectos do livro, e deixam todas as suas impressões. =]

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  4. Oi Thata!

    Esses dias alguém disse que as pessoas deveriam parar de dizer que as resenhas são sinceras só porque fazem alguma crítica negativa ao livro, mas a verdade é que acho suas resenhas (e todas as que leio aqui no HoC) muito siceras porque você fala o que tem que ser dito, dá uma boa noção da obra, mesmo que seja por uma perspectiva pessoal...isso é resenhar ^^

    Já faz um tempo que tenho pensando nesse livro, até hoje a maioria, senão todas, as resenhas que li falavam o quanto ele é fofo e tudo mais... o que me fez criar muitas expectativas. E ao ler sua resenha pude ter uma visão mais clara, e acredito que o meio da história deva ser mesmo mais parado (confio no seu gosto literário ^^). De qualquer forma entendi que é um bom livro que vale a pena ler.

    Também não gostei dessa questão da capa, as editoras deveriam ter mais cuidado com isso, reconhecer a importacia dos leitores feis, que acompanham e colecionam oas séries… quem sabe quando eu for comprar o 1º livro eles relancem com a capa e o formato original *.*



    Até mais !!

    :*

    @Leitora1
    http://aoleitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. já disse que amo livros que envolvem sobrenatural? Esse me lembrou meio que crepúsculo..ok, nada a ver, mas eu fiquei imaginando o Jacob como Sam enquanto lia a resenha. Doideiras a parte, o livre é o meu estilo e eu gostei!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu ter chorado no final, - confesso - eu nao gostei tanto assim da história, me lembra demais Crepúsculo, e achei que poderia ser feita melhor

    xx carol

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler a resenha aqui e no meio dela chamei meu marido para ler junto; há algumas semelhanças nesse livro com o mangá/anime Wolf's Rain, e por isso eu o chamei, porque ele é viciado nisso - e sobre lobos. A nossa conclusão? O livro parece ser interessantíssimo e estamos os dois muito a fim de ler. Isso sim é um romance sobrenatural BEM diferente. :D
    Lobos realmente encantam, assim como essa resenha. ;)

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tema, de romance entre seres humanos e vampiros ou lobos. Tá que eu preferi o vampiro (no caso do Crepúsculo!!!!) mas essa história desse lobo deve ser muito legal e interessante!!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente o livro parece ser maravilhoso.
    sucessoparaseublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Achei bem legal sua resenha. Também gosto muito de sobrenatural, e ainda não li esse mas fiquei bem curiosa com a história.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Ah, agora estou com mais vontade ainda de ler esse livro. OMG!
    Parece ser bem legal. Gosto de lobos, e por tanto, vou gostar desse livro (ou não).

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo Lobos! *-* Tenho muita vontade de ler esse livro.

    Esperava algo mais 'eletrizante', com mais ação. Chato quanto as coisas esfriam...mas acho que dá pra encarar e pelo que vc falou, o ínicio e o fim não deixam a desejar.

    Amei o romance deles não acontecer abruptamente!! A facilidade do 'amor a primeira vista' nos livros, as vezes me irrita!! rs

    Chato isso da capa...gosto de tudo padronizado, combinando... =/
    É torcer pra quando eu for comprar ter eles certinhos. rs

    Muito boa sua resenha!

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  13. Post muito legal.
    http://livroserabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Quando vi a capa desse livro e o nome, pensei que poderia ser um suspense diferente, talvez um drama... mas ao ler a resenha, nem rola.

    Não gosto justamente romance sobrenatural adolescente e nem de séries [até porque às vezes demora a sair a continuação e eu não consigo lembrar muita coisa do livro anterior... prefiro não acompanhar, porque não gosto de ler um livro mais de uma vez também].

    ResponderExcluir
  15. Quando vi esse livro pelo primeira vez fiquei com muita vontade de lê-lo, demorei para comprá-lo por causa do preço, mas quando finalmente fiz isso tive problemas com a loja virtual pela qual comprei, meus livros demoraram para chegar e "Calafrio" veio manchado.
    Isso me desanimou muito, mas mesmo assim comecei a ler esse livro logo que o recebi, gostei bastante da história no começo, mas depois a história ficou meio parada demais, então dei um tempo no livro e comecei a ler outro.
    Até agora não terminei de ler "Calafrio", mas depois de ler sua resenha me animei a terminar minha leitura desse livro.
    Uma coisa da qual eu também gostei é que temos os pontos de vista dos dois protagonistas nesse livro. Também não gostei dos pais da Grace, simplesmente não consigo imaginar como possam existir pais que tratem os filhos com esse tipo de indiferença.
    Sam e Grace são personagens dos quais eu gostei bastante, apesar de serem muito diferentes, os dois se completam e ficam muito bem juntos.
    Gosto dessa capa, mas também preferia a capa original, acho muito ruim que o primeiro e o segundo livro da trilogia tenham capas tão diferentes, devem mesmo ficar feios na estante, pois nem parecem livros da mesma série.
    Enfim, gostei muito da sua resenha (que novidade! rs) e agora estou determinada a terminar de ler esse livro.
    P.S.: Ah, também adoro lobos! *-*

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  16. Calafrio me lembrou uma série de livros infantis que li quando era mais nova se chama Calafrios e Confusões ou vice-versa hehehe

    "nunca esqueceu os lindos olhos amarelos de um dos lobos em questão, e o mais importante, aquele a quem ela deve sua vida, afinal foi ele quem a salvou."

    Hummmm ai tem coisa hehehe acabou de me lembrar não sei porque de Sangue e Chocolate.

    "até o fim para que isso ocorra." Espero que isso ocorra mesmo porque senão eu vou ficar muitooo triste hehehe

    Confesso que também os lobos são os que mais me encantam ^^

    Adorei a resenha! Gostei muito também da capa do livro, mas, bora lá ver a original no skoob hehehe

    Beijinhus
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nunca gostei muito de lobos e depois de Crepúsculo eu passei a desgostar mesmo deles. rsrs

    Não gosto muito quando a narrativa é contada pelas duas pessoas e acaba ficando repetitivo,pois você precisa ler aquele acontecimento duas vezes.Isso me cansa muito num livro.

    Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito de histórias sobre lobisomens mas esse livro em particular não sei se me deixou muito curiosa.

    Masss... quem sabe um dia eu pego para ler.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  19. Olá! Primeira visita ao blog :D Não conhecia este livro mas o enredo parece ser interessante! Achei a capa muito bonita.

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  20. Também gosto de lobos e fiquei muito interessada em ler esse livro. Pena que o meio dele é meio lento, mas com certeza vai para minha lista de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Esse livro ficou um tempo na minha lista de leitura, até que fui deixando, deixando...

    Bom, acabei não lendo, acho que cheguei até a perder a vontade, com tanta série pra acompanhar =/

    Mass quem sabe, um dia xD

    Uma pena essa parte meio arrastada do livro, to lendo um assim, é triste xX

    ResponderExcluir
  22. Não sou muito fã de séries e admito que não fiquei muito empolgada com essa série,pois prefiro anjos a lobisomens.Também não tenho muita paciência para romances teens; ainda mais quando a narrativa é lenta e arrastada.Enfim, não me atraiu.

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha lido uma resenha tão.. Wow desse livro. Achei tão sinceramente fantástico que poderia ir agora comprá-lo \o/ Quer dizer, não exatamente agora, uma vez que é madrugada, mas enfim... Achei muito interessante... já tinha ouvido falar dele, mas pra ser sincero nunca havia lido uma resenha dele que eu me lembre...
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  24. acabei de adicionar o livro no meu skoob, é demais eu adorei e tambem outros livros da autora :p
    eu gostei muito da sua resenha, e adorei saber que tem um casal no emio,a doro livros que tem um casal onde o amor é verdadeiro e nao aquela coisa de sempre, como vc disse se esbarram hoje e amanha ja nao vivem sem o outro

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Amo lobos também *-* e adorei a resenha, muito fofa e cativante. Gostei muito da capa, mas como voce preferia a original, estou torcendo que sei la depois eles acabem lançando uma outra versão com a original e é fofa né *-* Só minha lista diminuir e pretendo pegar logo essa série para ler =P

    ResponderExcluir