A Última Chance - Marcelo Cezar


“Esta história nos fala da saga de homossexuais em busca de sua identidade perdida” Luiz Gasparetto.
Porque começamos a narrar o que lemos através dessas palavras de Luiz Gasparetto? Você irá me perguntar isso. Eu vou tentar responder com o que li e senti nesse livro muito bonito, cheio de dúvidas, receios e descobertas...
Ele nos conta histórias em separado que serão interligadas no futuro. Muito bem escritas e desenvolvidas de forma suave, mas com sinceridade a respeito do que se passa na vida de homossexuais.
Sabemos que não é de hoje o preconceito que o ser humano tem perante as diversas coisas, e diversas pessoas. Muitas vezes não queremos acreditar que essas maneiras de ver a vida vêm de muito tempo atrás e até hoje ainda existam. Parece que vidas vão, vidas vêm, mas as parcelas dos seus preconceitos são eternas. Por isso temos a chance de retornarmos várias vezes, pois somos todos imperfeitos a procura da perfeição, mesmo não acreditando nisto existem laços de famílias, amigos que nunca são destruídos.
Vemos que um dos casos do livro gira em torno de um jovem rapaz de nome Roberto que, desde mais tenra idade, sofreu muito com o preconceito do pai Otavio. Quando nasceu foi um temporão, viera inesperadamente. Seu pai quis que sua mãe, Helena, o abortasse, mas como era muito religiosa não quis. Helena então encorajava Otavio, dizendo que poderia vir um menino que ele poderia levar ao futebol, etc.
Roberto (Beto) nasceu um bebê sadio, muito bonito. Logo Otávio se encantou pelo filho. Todos os cercavam de muito amor, até mesmo seus irmãos que o amavam muito. A vida seguia um curso normal.
Ao completar dois anos o menino começou a brincar com a boneca da irmã. O pai começou a achar esquisito, mesmo com todo amor que sentia, achou aquilo “o fim da picada”.
Daí em diante começa o sofrimento dessa criança. O amor pareceu se esgotar e o pai passa a maltratá-lo e a rejeitá-lo. Na adolescência, os colegas de escola batiam nele e o chamavam de viadinho. Está instalado o preconceito.A partir daí que vemos um do tantos preconceitos que a sociedade ainda enfrenta fortemente.
Uma outra história passa a se interlaçar à de Roberto, um outro jovem cuja a aparência de heterossexual, dava aula e não demonstrava sua homossexualidade na escola com medo de perder o seu emprego. Sergio (o nome dele) gostava de namorar firme outros rapazes, mas era difícil algo sério com quem só queria fazer sexo com ele e o abandonava depois. Viveu sempre se escondendo atrás da sua própria fachada. Ele tinha um grande amigo, Claudio, que também era homossexual, mas sua cabeça era bem centrada, realista, não gostava de ficar se relacionando à toa. Não estava à procura de um par perfeito.
Aos dezessete anos assumiu a sua sexualidade de forma triste e dolorosa. Ele foi criado em Maringá-Paraná e seus pais eram caseiros, gostavam de filmes. Certa vez, ao ver uma fita descobriu que apreciava homens, quando se sentia atraído pelos galãs dos filmes e não pelas atrizes.
O vizinho do sítio o olhava diferente, começou então a paquera e logo depois o sexo. Sérgio foi flagrado pelo pai, levou uma sura e foi expulso de casa. Sua mãe sempre desconfiou da tendência do filho, mas, penalizada, lhe deu dinheiro para o trem e a refeição e o endereço de uma prima. Vou parar por aqui nessa parte para você ler e dar continuidade à história.
Já estou contando o começo de duas vidas que também amam, sofrem. Vivem intensamente, passam por momentos muito difíceis como ocorre com a maioria dos homossexuais.
Principalmente naquele época, que muitos morreram devido à AIDS, a loucura que a vida impunha a eles.
É um livro muito forte, fiquei em muitos trechos chocada, mas pude entender com mais clareza que a vida sempre nos reserva o que é de melhor.
Preconceitos ainda existem em abundância, infelizmente, mas quantos sofrimentos o ser humano passa para chegar aonde quer, independente da escolha sexual, de ser gay ou não.
Sejamos confiantes, pois isso é chamado de vida. O legal desse livro é que alguns personagens, mesmo passando por muito sofrimento, conseguiram alguns alcançar seus objetivos. O livro é muito extenso e, como disse anteriormente, narra várias histórias que no final são unidas em um só destino.
Leiam, vale a pena. Recomendo bastante, e talvez vocês entendam, através dele, porque estamos aqui, por que viemos e por que vamos.
Avaliação


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Muito filosófica sua resenha. Ficou excelente.

    Bom, esse tema abordado pelo autor é bem delicado. Vemos a relutância da sociedade em aceitar que as pessoas podem e devem ser felizes da forma que quiser. Ter um livro publicado com esse tema hoje em dia é uma grande conquista!

    Pode não ser algo que eu concorde, mas desprezar, tratar diferente alguém que fez essa opção, isso eu jamais vou fazer. É tão feio isso. As pessoas esquecem do "amor ao próximo".

    É um estilo de leitura que não me atrai, por ser drama, mas nada contra. =)

    Beeijo =*

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma amiga fissurada pelos livros dele!
    eu nunca li nenhum,mais quero ja mudar esse status. Eu achei a sua resenha otima,e nem preciso dizer mais nada,apenas que a Sheylla tirou as palavras da minha boca,ou melhor dizendo,dos meus dedos! rsrsrsrs

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  3. Não é o tipo de livro que costumo ler,mas gostei muito da sua resenha.Parabéns

    ResponderExcluir
  4. uau, não conhecia o livro,mas é o tipo de trama que me agrada e muito.
    EU gosto muito de ler dramas, e este me interessou bastante, sua resenha ficou ótima.
    Bjos

    Jack
    www.mybookli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uma resenha linda como sempre *_*
    Até me comoveu o livro, eu gosto de um drama e gostei muito também do estilo da narrativa de histórias que no final são unidas em um só destino. Adorei a indicação vai para minha listinha =P Obrigada!!

    @anasofiachang

    ResponderExcluir
  6. A leitura da história contada nesse livro deve levar o leitor a muitas reflexões, adorei o modo como você falou sobre o livro.
    Não costumo ler muitos dramas, mas esse livro parece ser diferente, pelo jeito é um daqueles livros que faz com que você pense sobre a história durante algum tempo depois de terminar de ler. As situações pelas quais os personagens passam e o preconceito que eles sofrem devem ser fortes.
    Não sei se vou chegar a ler esse livro algum dia, mas se isso acontecer tenho certeza de que vou me lembrar da sua resenha durante minha leitura.

    ResponderExcluir
  7. Véy- Ótimo texto. Perfeito.
    Gostaria muito de ler esse livro alguma dia. O livro deve dar uma lição e tanto de vida...
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser muito bom. O mundo deveria ter menos preconceito.
    Com certeza todos viveríamos melhor.

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha! Você conseguiu passar exatamente o que sentiu, além de ter comentado algumas coisas bem legais.
    Eu ainda não conhecia o livro, mas me pareceu interessante, gosto quando histórias "aleatórias" acabam conectando-se, porque é um capricho do autor que, se bem-feito, faz a gente se apaixonar pelo livro. Foi pra wishlist!
    Bjs,
    Isa ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, com tanta informação à nossa volta, ainda há muito preconceito em nosso mundo. Eu sempre tive o privilégio de ter em minha vida amigos homossexuais. Inclusive, acompanhei a trajetória de um amigo que, quando o conheci, desconfiei de sua preferência sexual, mas como ele nunca assumiu nada, deixei que ele escolhesse se e quando se revelar. Foi algo bem legal, ele tinha medo da reação da turma, e no final isso só serviu pra nos unir mais. Acompanhei de longe quando ele se revelou pra família que, à principio, fez o maior escândalo e não reagiram bem, mas que hoje aprenderam a aceitar e levam isso de boa. Mas nem todos têm a mesma sorte que ele teve, infelizmente.

    Esse livro parece bem interessante, vou até recomendar para alguns amigos meus. Acho que eles vão gostar muito.

    Linda a sua resenha, parabéns.

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  11. Nossas vidas são cercadas de preconceito, isso aprendi desde de pequena, é irritante mas fazer o que né...
    Adorei a dica de livro, vou ler com certeza, um dia espero.
    Eu já conheci e conheço muitos garotos que são homossexuais e para alguns deles o que os outros pensam não importa, ja para outros...

    otima resenha
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo o livro não vejo a hora de saber o final,
    mais realmente é uma historia que o convida a ler
    vale a pena *)

    ResponderExcluir