Footloose – Rudy Josephs


Footloose trás a história de Ren McCormack, um garoto de apenas 17 anos, que após sofrer um trauma – devido à doença de sua mãe – vai morar com seus tios e suas priminhas na cidade de Bomont. Ren ama a música e a dança. Sempre amou.
Mas, ao chegar à cidade, descobre que ambas são proibidas. Ouvir música em volume alto, ou se unir aos amigos para dançar, trazem graves consequências a quem praticou, já que são consideradas crime.
Tudo por causa de um acidente que ocorreu anos atrás, que vitimou alguns adolescentes. Entre eles o irmão mais velho de Ariel, a filha do reverendo Shaw, um dos grandes responsáveis pela elaboração e execução dessas leias, já que ele é, também, parte do Conselho Municipal de Bomont.
Ao chegar, Ren acaba infringindo uma das leis, pois não sabia da existência da mesma, e consequentemente é discriminado pela maioria da população da cidade, que o julga sem realmente o conhecerem.
Agora Ren precisa provar a todos quem ele realmente é, e o que realmente importa na vida. Precisa mostrar que a música e a dança não foram as responsáveis pela perda daqueles jovens, e que dançar deve nos passar uma sensação boa e prazerosa, algo desejável e não reprimido. E isso nos faz perceber como uma pessoa pode fazer o bem e acabar mudando a vida de uma cidade inteira para melhor.
Quando a capa de Footloose foi divulgada eu não conhecia o livro, nem sabia do que se tratava (só sabia que já havia escutado o nome, mas não conseguia ligar ao que), mas fui logo conferir a sinopse e achei bem interessante, até porque eu adoro dança! Aí busquei o trailer do filme e simplesmente adorei. Precisava lê-lo!
Footloose é ótimo e definitivamente é um livro cativante. Muito bem escrito e desenvolvido. Admiro a capacidade de uma pessoa de transformar um roteiro de um filme em um livro, e ainda trazer as emoções às paginas da leitura. E acho que Rudy foi muito feliz em seu trabalho, pois o livro passou uma ideia de real. Mas, para mim, faltou algo para se tornar perfeito. Infelizmente não sei dizer para vocês exatamente o que é, mas não tive aquela sensação de pensar, após a leitura, “OMG! Que livro perfeito!”
Se você acha, pela capa ou pela sinopse que é um livro bobo, não é. Há questões e problemas intensos rodeando a trama, que tem como pano de fundo a dança, ou melhor, a proibição dela e a vontade de fazer com que isso mude.
Eu gostei bastante de Ren, achei ele bem maduro e uma boa pessoa, mesmo depois de ter passado por tudo o que passou. Admirei o personagem. E adorei suas priminhas fofas! De Ariel (eu sou a única que sempre que ouço/leio esse nome lembro da Pequena Sereia? Hahaha), eu gostei, mas não adorei. Tudo bem que a gente entende que, com tudo o que ela passou, a forma como ela age é só um jeito de extravasar tudo, sendo rebelde. Mas passei a gostar mais dela quando passou a se envolver com o Ren, é nessas horas que vemos que uma pessoa pode influenciar outra de forma positiva.
Ainda não vi o filme, nem a versão nova e nem a velha (#shameonme), então não posso compará-lo aqui na resenha, mas como o livro que é baseado no roteiro do filme e não o contrário, acredito que deve ser mais fiel ao filme do que geralmente é.
Achei a capa linda! Foi uma ótima escolha de cena, a foto e a fonte combinam perfeitamente com a essência do livro, adorei! A diagramação é comum, não tem nada demais, mas as páginas são amarelas, o que é um ponto positivo.
Com personagens carismáticos, uma trama envolvente e uma narrativa fluida, Footloose é ótimo e super recomendo a todos.
 Avaliação



Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. A capa chama atenção, é bem bonita.
    Eu vi o filme antigo (Tudo bem que nem lembro direito...rs). A priori, qnd vi que esse livro ia ser lançado, estranhei bastante, porque foi baseado em um filme de dança, fiquei imaginando se não ia ficar faltando algo.

    O contexto é muito legal, pelo visto tem um pouquinho de lição de moral.

    Acho que pra ler esse livro é bom intercalar umas musiquinhas pra entrar no ritmo.rsrs

    Gostei muito da resenha. Quando for ler, não vou esperar algo sensacional!rs

    @sheyllamorgan

    Beeijo. =*

    ResponderExcluir
  2. Assisti várias vezes o filme original. Lembro que adorávamos brincar representando cenas do filme. hehehe
    Mesmo assim o livro não chamou atenção e não tenho vontade nem de ver a reprodução. Acho que prefiro manter o encanto da infância.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar
    http://mimosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que tudo!!! Esse livro parece ser bem legal!
    Também penso igual a você, deve ser bem difícil transformar um filme em um livro.

    Quero bastante ler!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu estou super ansiosa em ler esse livro, acho que tem tudo para ser O sucesso do ano de 2012 por conta do filme! Como sempre, amo as resenhas do House of Chick, parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que vc logo disse nao julgue o livro pela capa.

    A historia parece ser incrivel e o melhor bem contada, e ja estou curiosa com o personagem principal Ren, vc fala tao bem dele.

    A capa eu nao gostei, eu vi que vc gostou, mas nao sei porque toda vez que a capa sao fotos de pessoas mesmo eu acho sem graca.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. A capa é muito linda, mas a sinopse não me conquistou. Acho que vou só ver o filme mesmo!

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  7. ah esse filme fez parte da minha adolescencia,amava...a nova versão ainda não vi,nem li o livro. Ótima dica.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    seguidora: patryciaangra

    ResponderExcluir
  8. Quando a Galera divulgou a capa/sinopse, eu já me apaixonei. Também adoro livros que contenham dança ou música, porque eu curto muito essas coisas, é como juntar "fome com a vontade de comer".
    Eu sabia que tinha um filme da década de 80, mas sabe como é, eu não vi nenhum dos filmes dessa leva de "filmes musicais", seja porque são antigos, seja porque, na maioria das vezes, a história não me chamava atenção. Tá certo que é meio estranho imaginar que uma cidade iria proibir a dança/música por causa de um acidente, mas nesses momentos intensos, muitas coisas difíceis de acreditar podem acontecer...
    E simplesmente não acho que eu vou gostar da Ariel (sim, ela também me lembra a Pequena Sereia!), porque eu detesto quando os personagens têm aquele estilo "rebelde sem causa", porque mesmo que o irmão dela tenha morrido, ainda não consegui compreendê-la totalmente. Talvez ao ler o livro eu entenda.
    Bjs,
    Isa ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos poucos livros que acho que a capa com cartaz de filme ficou legal, mas também, se o livro é baseado no filme, e não o contrário, não teria como não o ser, eu acho.

    Acho essa capa linda, mas é a única coisa que me atrai no livro. Se a história vai ser mais fiel ao filme, prefiro ver no cinema então. Se fosse o contrário, iria preferir ler o livro primeiro, e depois ver o filme também, pra comparar as alterações (que eles sempre fazem).

    Eu também não vi a primeira versão do filme, ou talvez até tenha visto por cima e não me lembre direito. Mas acho que vou ver essa nova versão.

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler esse livro, pela sua resenha ele parece ser bem legal.
    Ainda to pensando se devo comprar ele ou não.
    Duvida hahaha

    Beijo,
    Cyntia

    http://pelerinedesmots.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa bonita!!!
    Acho que vou ler adorao livros/filmes que envolve dança e musica!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente essa capa chama muito atenção *_* é muito linda!! Fico imaginando como deve ser ela ao vivo ah... Mas lendo a resenha eu percebi que adoro muito mais esse livro 0.0 sou apaixonado por dança e nunca li um livro com esse tema. Footloose já estava na minha lista e agora vai subir umas casinhas *__* rsrsrsrs Linda resenha meninas =P
    Ahhh e eu não vi os filmes mas agora quero muito *_*

    @anasofiachang

    ResponderExcluir
  13. Realmente, a capa é muito perfeita! Adorei mesmo todas as resenhas que li sobre esse livro! É muita coisa positiva!
    Quero muito ler!
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro animado! Eu achei a capa tão linda *.* Também adoro dança, então acho que vou gostar. Não sabia que o livro era uma adaptação do roteiro, realmente o filme deve ser bem fiel. Agora fiquei curiosa *.*

    Bjos

    @tclauper

    ResponderExcluir
  15. Achei a capa muito linda, seduzente, e estou indo caçar o filme para assistir logo mais!
    Kissus
    shiroisatie@ymail.com

    ResponderExcluir
  16. Com uma resenha dessas, a vontade de ler aumenta, né? Parabéns pela resenha!
    A capa é demais e já estou louca para ler o livro, acho o tema super interessante! (:
    Beijos
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A capa desse livro é realmente bonita, gostei principalmente da forma como o título está escrito.
    Também não assisti nenhuma das versões do filme, mas estou ansiosa para assistir a nova versão.
    Acho que nunca li um livro que tenha sido baseado em um filme, por isso estou curiosa para saber com essa adaptação foi feita.
    O Ren parece ser um personagem bem carismático, mas sinto que não vou me identificar muito com a Ariel (e sim, eu também penso na Pequena Sereia sempre que vejo esse nome! rsrs), mas mesmo assim quero muito ver o filme e se possível ler esse livro também.

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  18. eu amoooooo Footloose, é um dos meus filmes favoritos, a versão original.

    Estou louca pra ler o livro e ver essa nova versão do filme! *-*

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  19. Esta capa sempre me chama atenção e é uma das minhas favoritas. Talvez por causa das cores escuras e o título.
    Ainda não assisti nem a versão antiga e nem a atual do filme, mas me interessei em comprar a versão antiga quando a vi.
    Não gosto muito de livros baseados em filmes, pois sempre parece que faltou algumas emoções e descrições. Porém, mesmo pensando assim, desejo este livro. A história é bem interessante!
    Se houvesse essa proibição de ouvir músicas altas aqui em Porto Alegre, eu seria a pessoa mais feliz do mundo porque no meio da semana, todo mundo cansado e querendo dormir, MENOS é claro o meu amado vizinho às 3 horas da madrugada! POR FAVOR, né. --' E as músicas vão entre "Ai se eu te pego", "Tche tche rere" e "quica no calcanhar" ou seja lá qual for o refrão desta coisa. :x
    Depois deste desabafo pessoal, só tenho a dizer que tua resenha está ótima Tatha! Parabéns guria. :D

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ah, adoro remakes! *apaixonada*
    Footlose tá na lista das comprinhas do ano HAHA


    @_patriciacamarg

    ResponderExcluir
  21. Que legal que transformaram em livro!
    ñ sei se vejo primeiro o filme ou leio o livro, hehe.

    Tbn achei a capa linda *-*

    @Desiree_Soares

    ResponderExcluir
  22. Eu estou muito, muito ansiosa por esse livro...
    Ainda não tive oportunidade de assistir ao primeiro filme, mas tenho certeza que vou gostar... Adoro filmes/livros que envolvam musicas e danças...

    E, que capa é essa, pelo amor de Deus!!! É muito linda...
    Bjs.
    yara.pradomig@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. ao olhar para a capa nem pensei que seria um bom livro, mas pela sua resenha parece melhor do que eu poderia imaginar :p

    espero que tenha uma capa diferente tambem caso eu compre :p

    adorei a resenha
    abraços

    ResponderExcluir