O Motivo - Patrick Ness


Tudo que eu sabia sobre 'O Motivo' antes de iniciar sua leitura, era que ele havia ganhado um prêmio chamado ''Guardian Children's Fiction Prize". Sua síntese, apesar de curiosa, por seu grau altamente distinto, não me esclareceu muito. O que, devo dizer, foi maravilhoso.

Li querendo me surpreender. E foi o que realmente aconteceu. Como a leitora assídua que sou e apaixonada por tudo que é escrita, fico orgulhosa demais em poder afirmar que o charme do livro consiste, principalmente, na sua originalidade sem tamanho e em uma narrativa extremamente convidativa e inovadora.

Não me cansei em nenhum momento; em cada capítulo há pelo menos uma cena de ação, desde o princípio um suspense delicioso que nos atiça a avançar e, a cada linha o autor nos incita com uma abordagem arguta e primorosa - é uma obra e um escritor verdadeiramente dignos de prêmios.

Nosso protagonista é Todd Hewitt, de treze anos. Algo grandioso e terrivel aconteceu ao lugar de onde ele vem onde seus únicos habitantes são homens. Em seu mundo, os homens podem ouvir os pensamentos um dos outros, e não só deles, mas dos animais também. Em seu mundo, com treze anos se torna um homem. Todd logo descobre que coisas sinistras acontecem quando os habitantes desse lugar herdam o título de homens.
A cidade está escondendo segredos de Todd, e são segredos tão horríveis que ele é obrigado a correr. A partir daí, você embarca numa fuga eletrizante com Todd e seu fiel companheiro, Manchee, seu cachorro. Muitas surpresas o aguardam nessa evasão desenfreada

É um livro que fala sobre o que resulta da loucura e da violência dos homens. Fala sobre o fim da inocência e pureza - não no sentido sexual - deles. Fala sobre como um garoto é forçado a crescer de forma rápida demais dentro de um mundo completamente perdido e em puro desequilíbrio. O livro é dirigido aos leitores com mais de 13 anos e aos adultos por ter uma temática um pouco forte.

Soube que o livro será adaptado para as telonas! Vamos torcer!

Fiquei apaixonada pelo Manchee, o cachorrinho; sua atitude é emocionante e cômica ao mesmo tempo. Me encantei e me envolvi com os outros personagens também, é claro. Os protagonistas são fortes e compartilham uma união necessária e automática fadada a acontecer e que, mesmo tendo sido gerada com sutileza pelo escritor, cravam debaixo da pele.

Pelo trabalho impecável em originalidade (como fico delirante em digitar essa palavra agora: Originalidade! ORIGINALidade! ORIGINALIDADE!!!!!!!), criatividade, dominío da escrita e do enredo, sintonia dos personsagens e pelo Timing notável dos acontecimentos, confiro à obra de Patrick Ness, um escritor de mão cheia, sem mais delongas, as cinco casinhas.

Depois de tudo isso, só posso exprimir um 'Parabéns!' e um 'Muito obrigada!' pelo seu talento e, é claro - mais uma vez, por que não? - originalidade!

Galera, não percam tempo! Não deixem de conferir essa obra eminente publicada pela excelência da Editora Pandorga!

Para mim, o Book Trailer não valorizou a história ou expressou sua capacidade, mesmo assim, deem uma espiada:




Avaliação




Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. GENTE!!!!!!!!!!!! Esse livro ta na minha must-read há SÉCULOS!!!!!!!!!!! To com ele marcado no goodreads faz tanto tempo, você nem acredita!! Nem sabia que já tinha sido traduzido! A história é super intrigante, preciso muito ler! Você viu que tem um antes desse? Um "0,5". Af, só fiquei mais curiosa! Vou ver se consigo em inglês mesmo *_* Ainda bem que você resenhou, tinha quase esquecido desse livro!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro nem visto em nenhum lugar.mas depois dessa resenha tão animada acho que vou tentar ver essa originalidade com meus próprios olhos o mais rápido possível. A história me deixou muito intrigada pra descobrir esses mistérios, é bem o estilo que eu amo.. :)

    ResponderExcluir
  3. Uau já tinha lido alguns comentários sobre esse livro e a história sempre me pareceu confusa, mas sua resenha realmente me convenceu!
    Vou adicioná-lo a minha lista de leituras, parece ser uma história distópica que merece ser lida!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. "É um livro que fala sobre o que resulta da loucura e da violência dos homens. Fala sobre o fim da inocência e pureza - não no sentido sexual - deles. Fala sobre como um garoto é forçado a crescer de forma rápida demais dentro de um mundo completamente perdido e em puro desequilíbrio."

    Você me fez amar um livro que ainda nem li. Minha próxima sacola de compras terá ele dentro, pode ter certeza!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, resenha maravilhosa, me convenceu totalmente. A capa não é assim essas coisas, mas o livro parece realmente bom.
    Beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, quero ler já!!!

    ResponderExcluir
  7. Vasculhei minha mente mas não encontrei nenhuma informação sobre esse livro.
    A tua resenha despertou minha curiosidade, porém não sei se é um livro que eu leria em seguida. Ultimamente não ando lendo nada que não sejam romances leves e sem dramas que me atormentem depois.
    P.S: Ainda mais que depois que eu li Traída, me sinto realmente traída pela P.C.Cast, ela matou minha personagem mais do que favorita! OAKSOKAO Por isso imagina se leio um livro mais maduro, como ele me parece?

    Daqui mais um tempo, e assim que o skoob cooperar, eu adiciono ele na minha lista.

    Beijinhos, resenha perfeita, sem mais.

    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei a resenha!
    Fiquei super com vontade de ler e curiosa!
    Uma sociedade só de homens? Queria tá lá hein =xx
    Apesar de que fiquei com medinho hahaha

    Tadinho, ouvir a voz de td mundo nao deve ser fácil msm, haja concentração para não ter dor de cabeça :O

    O book trailler é bem macabro, fiquei arrepiada hehe! E o nome em inglês é beem diferente né!

    Adorei o enredo da história, quero ler tb!

    beijoos,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros que expressam algo, como aqui temos o fim da inocência e da pureza, que nós nem nos vemos perdendo e que hoje em dia isso se perde cada vez mais rápido.
    E também adorei que o melhor amigo dele é um cachorro e que eles podem ler o pensamento um do outro :') Só pela resenha não consigo imaginar muito o enredo para a história, mas como você citou 'originalidade' acho que isso explica bem. Fiquei com vontade de ler, sua resenha ficou ótima e convidativa! :')

    ResponderExcluir
  10. Olá querida!

    O Motivo me impressionou e conquistou e enfatizo o termo que você expressou e faz jus ao livro: ORIGINALIDADE!

    Beijos :)

    www.viajenaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela ótima resenha, repostagem aqui: http://bit.ly/mTbqsX

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha.
    As sociedades distópicas me fascinam. Com certeza vai ser uma das minhas próximas aquisições. rsrs

    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Nossa, parabéns pela resenha! *-* Do jeito que você se expressou sobre ele, o livro deve ser realmente incrível, fiquei curiosa para saber mais sobre a história e até ler.
    Beijos
    @SecretsOfBook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Noossa, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas eu coooom certeza vou ler ele, eu ja gostei pelo fato de ter ação e suspense, e depoois com tooda sua empolgação sobre ele, só feez aumentaar a minhaa :P

    A historia, mesmo antes de ter visto todos os seus 'originalidades' rs, realmente parece ser diferente, criativaa, ennfim, ameei a resenha e a dicaa *---*

    beijinhoos

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro antes, mas não tinha me interessado muito por ele, principalmente por que a capa não chamou minha atenção.

    Mas a história parece ser mesmo muito original, a união entre o protagonista e seu cachorro deve ser um fator que faz com que as personagens sejam ainda mais marcantes.
    Fiquei muito curiosa para ler esse livro, é muito bom ler uma história original, que ainda por cima é repleta de suspense, com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  16. ñ gostei da capa, mas gostei do livro pela resenha

    ResponderExcluir
  17. Gostei da capa, adorei o booktrailer e AMEI a resenha adoro livros que me surpreendem rsrsrsrs
    Concerteza eu vou ler ele *_* vou me acabar nas ferias. Obrigada meninas!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, livro parece realmente surpreendente, será que eu gostaria dele?
    espero que sim
    a capa é mais ou menos e pela forma como voce fala bem do livro tenho certeza que seria uma honra te-lo junto aos meus livros :3

    otima resenha
    abraços

    ResponderExcluir